O olhar da fotografia se torna ainda mais precioso quando existe a integração dos jovens nesse mundo. É através deles que a arte pode ser propagada e, porque não, melhorada para o futuro repasse dos conhecimentos adquiridos. Como, por exemplo, na ótima exposição fotográfica chamada de “Retratos da Terra” que estará em cartaz até o dia 21 de outubro na cidade de Petrolina, em Pernambuco, mais precisamente no River Shopping.
O trabalho, gerido através do trabalho de curadoria da fotógrafa Karina Bacci, envolveu quatro escolas municipais (Paulo Freire, Anete Rolim, Nossa Senhora Rainha dos Anjos e Jacob Ferreira) do município localizado a pouco mais de 700 Km da capital do estado, Recife. A faixa etária escolhida foi a do 9° ano do ensino fundamental e envolveu 18 alunos.
A meta da exposição fotográfica é fazer com que a interação do público jovem com a sua sociedade ocorra de maneira mais intensa usando a linguagem da fotografia como forma de expressão. Para isso, foram retratadas três cidades brasileiras através da produção agrícola e os métodos da agricultura moderna.
Nas palavras da curadora do projeto, foi necessário apenas passar o estilo de comunicação e expressão exercido pelas câmeras e desejado na exposição fotográfica que o convívio dos alunos com o mundo tecnológico se encarregou do restante:
“A proposta foi instruir sobre fotografia como uma maneira de expressão e comunicação. Como é uma linguagem muito usada hoje em dia, principalmente por essa geração, eles aprenderam como usar a imagem, como se comunicar através dela e como a gente pode observar a região que a gente vive de uma maneira mais próxima, com um olhar mais atento, mais curioso.”