Início » Lei de isenção a Equipamentos Fotográficos é vetada por Jair Bolsonaro
Equipamentos de Foto e Vídeo

Lei de isenção a Equipamentos Fotográficos é vetada por Jair Bolsonaro

Uma medida tomada nesta quinta-feira (5) pelo Governo Federal atinge de maneira direta o mercado fotográfico. Mais especificamente, a impostagem sobre Equipamentos Fotográficos. A medida em questão remete a Lei ...

Equipamentos de Foto e Vídeo

Lei de isenção a Equipamentos Fotográficos é vetada por Jair Bolsonaro

Uma medida tomada nesta quinta-feira (5) pelo Governo Federal atinge de maneira direta o mercado fotográfico. Mais especificamente, a impostagem sobre Equipamentos Fotográficos. A medida em questão remete a Lei ...

Como usar Tripés e Equipamentos Fotográficos?

Uma medida tomada nesta quinta-feira (5) pelo Governo Federal atinge de maneira direta o mercado fotográfico. Mais especificamente, a impostagem sobre Equipamentos Fotográficos. A medida em questão remete a Lei Orlando Brito, denominada tecnicamente como a PLC 141/2015.

Isso porque a decisão de Jair Bolsonaro foi de vetar a legislação que previa isentar esses equipamentos. Seja aqueles disponíveis unicamente no exterior bem como itens relacionados a área que tivessem valor calculado em até R$ 50 mil.

Motivo do veto

Segundo a argumentação apresentada por Bolsonaro, elementos como a ausência da apresentação de elementos mais concretos sobre o impacto dessa isenção (algo que afetaria diretamente impostos como II, IPI, PIS/Pasep – Importação e Cofins-Importação) bem como o risco de afetar o que foi classificado como “interesse público” foram determinantes para o veto do Projeto de Lei que levava o nome do premiado profissional brasileiro da fotografia que nos deixou em março deste ano.

“A medida contrariaria ao interesse público, uma vez que a isenção de imposto de importação de produto abrangido pela Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) que não esteja grafado como Bens de Informática e Telecomunicações (BIT) e Bens de Capital (BK) e que não esteja amparado por outro mecanismo de exceção à Tarifa Externa Comum (TEC) poderia constituir violação das regras do Mercosul, passível de contestação pelos Estados partes do bloco”, aponta um trecho de comunicado emitido pela Secretária-geral da Presidência da República.

Quais equipamentos fotográficos indicados para o verão?

“Uma vez que instituiria o benefício fiscal de caráter não geral, sem apresentar a estimativa trienal do impacto para o exercício do início da vigência dos benefícios, e para os dois seguintes, e sem apresentar as medidas compensatórias necessárias, as metas e os objetivos que designariam o órgão gestor responsável por seu acompanhamento”, diz outra parte do comunicado.

E você, o que acha da chance de Câmeras Fotográficas, Lentes para Câmeras e Filmadoras e outros Equipamentos Fotográficos serem isentos de impostos? Concorda ou discorda? Deixe nos comentários!


Alberto Barbosa

Formado em jornalismo no ano de 2012 pelo Centro Universitário FIAM, atuou em diversos segmentos da comunicação como editoras e sites de conteúdo esportivo. Foi editor e repórter do Universo dos Sports e hoje é, além de freelancer, Editor-Chefe do Futebol Latino e também do blog eMania.


Artigos relacionados