5 considerações a se fazer antes de comprar lentes novas

0 403

Você está pensando em comprar lentes novas para a sua Câmera Fotográfica ? Então pare e leia este artigo antes.

Uma das coisas mais difíceis de se conseguir ao comprar lentes novas é esclarecimento. Por que você precisa de uma nova lente? Quanto você deve gastar? E como isso vai te ajudar na sua carreira como fotógrafo?

Uma vez que você esclarecer todas essas questões, vai ficar bem mais fácil decidir qual lente (ou lentes) comprar.

Para te ajudar nesse processo, vamos analisar alguns pontos que devem ser considerados antes de comprar novo equipamento fotográfico:

1. Orçamento: quanto você tem para gastar?

O orçamento de cada um é diferente. E a quantidade de dinheiro que você tem para gastar vai determinar quais equipamentos você pode levar em consideração na hora da compra.

Um bom conselho é: investir em poucas e boas lentes novas é melhor do que comprar todos os tipos existentes. Tenha em mente um plano a longo prazo. Como a sua próxima compra se encaixa nesse plano? É sempre bom ter uma ideia de quais lentes você vai precisar no seu futuro como profissional e, assim, planejar as suas compras de acordo com isso.

Esse tipo de pensamento pode transformar diretamente a maneira como você vai comprar as suas lentes.

Além disso, pensar na praticidade do equipamento que você vai adquirir também pode ser útil. Por exemplo, se você pretende levar a sua câmera e lentes novas para uma viagem e fazer fotografias de aventura, precisa comprar equipamentos mais leves. Se você comprar um mais pesado, só pela fama, ou porque ficou atraído pelo preço, você pode ser prejudicado pela falta de praticidade.

buying-lenses-2-600x434

2. APS-C ou Full-frame?

A maioria das marcas oferece câmeras APS-C e full-frame, mas isso só faz com que o seu processo de compra de lentes novas seja mais difícil.

Digamos que você tenha uma câmera APS-C. Mas, no fundo, você está pensando em comprar um corpo full-frame. E aí vem a pergunta: você compra lentes que funcionam apenas em corpos APS-C, ou uma que serve na full-frame também?

As lentes de APS-C são menores e mais leves que as lentes feitas para corpos full-frame – que também são mais caras.

Ficou difícil, né? Isso porque ainda nem entramos na questão da diferença que o sensor tem em relação ao ângulo de visão.

O certo é decidir qual corpo de câmera você quer comprar e depois manter o mesmo tamanho do sensor no futuro. Isso simplifica o processo de compra de lentes e acaba com qualquer confusão.

3. Não caia na armadilha da distância focal

A armadilha da distância focal é a crença de que você precisa de lentes novas com zoom que consigam cobrir qualquer distância focal possível.

Por exemplo, se você começar com um kit de lentes 18/55 mm e depois comprar uma teleobjetiva, você pode sentir a necessidade de usar uma que comece o zoom em 55 mm. Mas isso não pode ser uma regra.

Confira o próximo ponto para saber o porquê:

4. O que você vai fotografar

Continuando com o exemplo das lentes 18-55 mm, se você tiver uma, é provável que vai começar a considerar a comprar as próximas: uma lente de retrato 50 mm, ou uma lente macro para fazer imagens de insetos e flores. Ou até mesmo uma grande-angular para fotografia de passagens, ou uma super teleobjetiva para fotografia de esportes e vida selvagem.

buying-lenses-3

O segredo aqui é fazer a escolha da lente de acordo com o que você vai fotografar. O que você vai retratar sempre deve ser o critério principal na sua escolha. O segundo critério mais importante deve ser a distância focal.

Em outras palavras, não compre lentes novas porque você acha que precisa. Compre-as porque você, de fato, precisa delas.

5. Não esqueça do peso e do tamanho

Analise o peso e o tamanho das suas lentes fotográficas com cuidado. Afinal, é você que vai sair por aí carregando-as nas costas.

Há outro elemento que você precisa considerar quando o assunto é tamanho: os filtros. Você pode economizar muito dinheiro em filtros ao comprar lentes menores.

Os filtros polarizadores de lente têm preços diferentes quando são feitos para lentes 58 mm e 77 mm. Se você é do tipo de fotógrafo que faz muito uso deles (os fotógrafos de paisagens devem ficar atentos aqui), você pode economizar centenas de reais escolhendo uma lente menor.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.