Acompanhando esta série de posts ” A linguagem Narrativa do Cinema e da Fotografia ” vocês vão dar um salto qualitativo nas suas fotografias e nos seus vídeos. O post de hoje é sobre os planos de uma cena tanto na fotografia como no cinema. Vou explicar que é um plano, quais são os seus tamanhos e qual a carga narrativa que cada um possui. Então vamos lá!
O Plano
O plano determina o tamanho dos personagens e objetos apresentados em cada quadro, assim como qual parte deles veremos. A escolha do plano controla o que podemos saber de um tema numa certa cena e também pode exercer um efeito poderoso em nossa resposta emocional.
Podemos utilizar os seguintes termos e abreviaturas para os planos:
- Plano Geral (very long shot) P/G
- Plano Médio (long shot) P/M
- Plano Americano (mid shot) P/A
- Primeiro Plano (close-up) P/P
- Primeiríssimo Plano (big close-up) Pº/P
- Plano Detalhe (extra-big close-up) P/D
- Plano Inicial (Stock Shot)
- Plano Seqüência
Plano Geral:
É o plano panorâmico da cena. O Plano Geral também pode ser utilizado para dar sentido de isolamento colocando uma pequena figura humana numa vasta paisagem. O plano geral permite a utilização como elemento de contraste com planos médios e primeiros planos dos elementos nele incluídos, relaciona os personagens e quem os rodeia.If you are in the market for superclone Replica Rolex , Super Clone Rolex is the place to go! The largest collection of fake Rolex watches online!
Plano Médio:
Inclui todas as características importantes de uma cena. Estabelece relações entre o tema e o meio ambiente. São visíveis apenas gestos largos. Mostra a pessoa da cintura para cima, está entre o plano geral e o close.
Plano Americano:
Revela expressões mas não enfoca um tema. Estabelece inter-relação entre dois personagens, Mostra a pessoa do joelho para cima.
Primeiro Plano:
Concentra-se num rosto ou detalhe de uma cena. Revela o personagem e seus sentimentos. Desempenha função mais emocional. plano é cortado pouco abaixo das axilas. Permite por exemplo imagens de alguém a fumar,cortando totalmente o ambiente em redor. Este tipo de planos privilegia o que é transmitido pela expressão facial.
Primeiríssimo Plano:
Enquadra e enfoca uma parte do rosto do tema como os olhos, as mãos ou outro detalhe. Cria um efeito de choque. Essencial para se alcançar a máxima intensidade dramática, apresenta nitidamente a expressão do rosto e projeta as características do personagem e pode revelar pensamentos e o momento interior do personagem.
Plano Detalhe:
Enfoca um detalhe mínimo, muitas vezes de maneira que não se consegue reconhecer o objeto. Cria um sentido de mistério e surpresa quando o tema é revelado. Plano de impacto visual e emocional, mostrando uma parte essencial do assunto, as vezes criando uma imagem abstrata.
Plano Inicial / Plano de Passagem:
São planos que podem utilizar vários tipos de planos. Eles são usados para que o público possa se situar e compreender a onde se localiza a história ou a passagem do tempo na trama do filme. Exemplo:
- Um filme que está sendo gravado em São Paulo, mas que durante a trama existe uma cena que vai ser gravada em Nova Iorque, é aí que entra o plano de passagem, fazendo a ligação destes dois cenários. Neste caso, é de costume utilizar um plano geral da cidade, e aí sim cortar para uma determinada ação.
Um filme que usa e abusa dos planos inicial e o de passagem, é filme “Violino Vermelho” :
Plano Seqüência:
O plano seqüência é um plano sem cortes. Segue uma seqüência contínua, podendo ser executado com a câmera na mão ou utilizando vários tipos de estabilizadores de imagem. O mais conhecido e utilizado é o ” Steadicam “.
Exemplos:
Arca Russa, dirigido por Alexandr Sokurov.
Plano sequencia inicial do filme “Snake Eyes”, dirigida por Brian de Palma em 1998.
12 Best Long Takes in Film History
Para que seus vídeos tenham qualidade e resultados profissionais, além de conhecer os tipos de planos, é importante saber e entender sobre o enquadramento e a composição do quadro, que é a matéria anterior a essa. Confira!
Espero que vocês tenham gostado, até o próximo post!
Abs!
Fernando Rozzo