Microfone Shotgun: boas dicas antes de comprar o seu

0 403

A produção de filmagens que se propõem a ter um grau de qualidade relevante, necessariamente, precisam estar atentas a questão do áudio e suas particularidades. Afinal, a capacidade de compreensão e exploração de diversas técnicas neste tipo de trabalho dependem bastante de equipamentos como o Microfone Shotgun, por exemplo, é captar de captar os sons do cenário escolhido.

Por isso, antes de sair fazendo qualquer investimento, é importante ter a ciência de suas condições não apenas financeiras, mas também de necessidade. Assim, você conseguirá ser mais certeiro em sua escolha, optando por marcas e modelos mais próximas daquilo que você deseja para suas filmagens, transmissões ao vivo etc.

Diferença essencial entre Microfone Shotgun: Condensador e Dinâmico

Para pessoas leigas, esse tipo de nomenclatura pode parecer um código indecifrável, mas suas definições são bem mais simples do que pode parecer. Se você já consumiu algum tipo de conteúdo no mundo da fotografia e filmagem, aliás, eles não são termos tão estranhos assim.

microfone-shotgun-e-boas-dicas-antes-de-comprar-o-seu-blog-emania
Reprodução/Blog eMania

Em caráter bastante resumido, a diferença essencial entre o Microfone Shotgun para modelos como o Condensador e o dinâmico é o grau de sensibilidade que eles apresentam. Ou seja, qual a capacidade desses equipamentos em captar os sons ao seu redor e como isso afeta positiva ou negativamente na sua utilização para determinados fins.

No caso do shotgun, por seu formato cilíndrico e composição, ele é mais favorável quando a fonte de áudio desejada estando imediatamente a sua frente. Por sua vez, o dinâmico seria para casos como de cantores, por exemplo, onde a captação de áudio é feita bem próxima ao aparelho. Por fim, o condensador é aquele que possui o maior grau de sensibilidade, sendo indicado em gravações de podcast, por exemplo.

Review Sennheiser MKE 600: Melhor Microfone Shotgun Curto do Mercado

Vale ressaltar que estes não são os únicos tipos existentes de microfones. Todavia, por serem os mais utilizados em produções, é importante que você possua o correto direcionamento neste sentido.

Quando devo optar pelo Microfone Shotgun?

Por conta da forma como ele é constituído e também tendo opções mais compactas para transporte e utilização, o Microfone Shotgun é bastante indicado quando são feitas filmagens sem o devido isolamento acústico e em aparelhos mais simples como, por exemplo, Filmadoras, Câmeras Semi-Profissionais ou mesmo smartphones.

Logo, se você é um streamer em início de trajetória (não possuíndo ainda um estúdio com o isolamento adequado), saiba que esta não só pode como é uma oportunidade de investimento importante para a qualidade de seus trabalhos.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.