Um Guia Definitivo sobre Microfone para Câmera que você deveria ler !

0 1.096

Os tipos de microfone para câmera existentes atualmente podem ser definidos como uma evolução do aparelho inicialmente inventado pelo americano Emile Berliner e posteriormente aperfeiçoado e patenteado pelo escocês Alexander Grahan Bell em 1877, para ser utilizado em uma das maiores invenções tecnológicas de todos os tempos: o telefone.

Trata-se de uma espécie de capturador de ondas sonoras emitidas por um transmissor, que pode ser estruturado de duas maneiras:

  1. a) Dinâmico: Um diafragma maleável vibra ao captar as ondas sonoras produzidas à sua volta, afetando uma pequena quantidade de carvão (condutor elétrico) que fica atrás dele e ao lado de um imã; resultando numa interação entre o som que faz vibrar o diafragma que afeta o carvão, produzindo uma descarga elétrica em forma de som.

Esse sistema oferece um custo baixo, resistência e boa fidelidade aos registros captados sendo por isso, o principal tipo de microfone produzido; apesar de exigir uma forte emissão de ondas sonoras ao seu redor e estar o mais próximo possível da fonte de emissão.

  1. b) Condensador ou capacitivo: o registro sonoro é mais fiel ao captado pelo ambiente, pois funciona através da energia elétrica gerada pela bateria do microfone ou pelo fio que liga-o à câmera.

É um tipo de equipamento mais sensível às ondas sonoras do ambiente, pois não há necessidade do contato das ondas com um diafragma, já que essa transmissão se dá diretamente entre o cabo que liga a câmera ao microfone.

A importância do Microfone para Câmera

A importância de um microfone para câmera tem muito a ver com a sua funcionalidade e praticidade, pois permite que o som e a imagem sejam registrados simultaneamente no aparelho; resultando numa maior abrangência das possibilidades de uma Câmera Digital e de realizações artísticas no campo do audiovisual.

Favorece também a indústria como um todo: rádio, televisão, cinema; por ampliar as possibilidades da indústria fonográfica, de shows e de eventos, já que permite uma maior fidelidade sonora e maior praticidade e agilidade nos processos de edição, montagem, mixagem de som, etc.

Sem contar que favorece o surgimento de novos talentos nesse campo, com novas propostas e uma nova visão do processo de criação audiovisual.

Em um sistema conhecido como som direto, devido à simultaneidade dos registros de áudio e vídeo, há um favorecimento dos processos de captação da voz, tornando-a mais clara e fácil de ser percebida em suas nuances e variáveis, possibilitando um trabalho mais rápido de pós-produção e permitindo que seja o mais verossímil possível os registros de som obtidos no ambiente.

Importância do Microfone para Câmeras DSLR

As Câmeras DSLR (Câmeras Digitais de Reflexo através de uma lente fotográfica) configuram-se como o avanço das chamadas Câmeras SLR.

São aparelhos que recebem a luz ambiente e a envia para Lentes de LCD (cristal líquido). Uma revolução fotográfica tanto na questão da resolução (incomparável às tecnologias anteriores) quanto em relação à praticidade do seu uso.

Nas Câmeras DSLR, o microfone externo capta o áudio de toda movimentação frontal ao aparelho, de forma padronizada e totalmente digital, facilitando a multiplicação dos chamados fotógrafos entusiastas, que podem agora aproveitar todos os recursos das suas câmeras, inclusive, de forma semiprofissional no registro de eventos dos mais variados tipos.

Porém, algumas particularidades devem ser observadas quanto ao uso do microfone para câmera DSLR, e a principal é que eles precisam ser acoplados à câmera através de adaptadores, na entrada para microfone (no caso de microfones externos) do aparelho. Além de serem manipulados de acordo com as informações técnicas descritas nos manuais ou guias de instrução.

Mais do que oferecer um serviço a mais entre os recursos já existentes numa câmera digital, o advento dos microfones para câmeras tem facilitado a vida de profissionais e aprendizes de fotografia.

Microfone para Câmera nas mais variadas situações

Diferentemente da imagem, o áudio, por não poder ser aproximado, exige recursos adicionais para um melhor registro sonoro. Sem essas ferramentas torna-se praticamente impossível um registro livre de ruídos, imperfeições, desvios e demais interferências provenientes de fatores naturais, como as causadas pelo vento, chuva e demais intempéries.

Em um evento, por exemplo, a impossibilidade de aproximar-se do centro do acontecimento e obter um registro perfeito do que é dito gera muitas frustrações e desconfortos que praticamente são eliminados ou pelo menos minimizados com o uso do microfone para câmera, que pode ser tanto embutido (mics) como externo ao aparelho.

Os principais tipos de microfones para Câmera são: de Microfone Lapela, Microfone Shotgun, Microfone de Boom,  Microfone de Mão (quanto à sua forma) e Microfone Direcional (quanto ao seu padrão de captura sonora); que subdivide-se em “onidirecional” (que capta sons de todas as direções) e “unidirecional” (que capta sons restritos à sua frente). Alêm é claro dos Sistemas de Microfones Wireless para transmissões e os de Microfones de Estúdio.

Esses tipos de microfones para câmera não possuem fio. A captação sonora é feita por um transmissor e um receptor localizados em cada ponta. O receptor deve ser instalado na própria câmera e o transmissor fixado ao corpo da pessoa ou à uma base fixa qualquer.

Esses receptores geralmente funcionam por meio de baterias e as ondas sonoras registradas pelos transmissores são enviadas para os receptores e destes para a câmera por intermédio de um fio ou um cabo.

O resultado é a transformação dos registros sonoros captados pelos transmissores desses microfones em sons, que se juntam às imagens de forma simultânea durante a realização audiovisual; processo conhecido pelo nome de single system”, que é o registro de ambos os fenômenos ao mesmo tempo, e gravados no mesmo aparelho.

Tipos de Microfones para Câmera

Microfone de Mão

Um Guia Definitivo sobre Microfone para Câmera que você deveria ler !

Esse é considerado o tipo mais simples. São aqueles geralmente utilizados em reportagens onde se exige maior movimentação e liberdade. Seu mecanismo captador de sensibilidade é envolto por uma esfera de arame (com o objetivo de mantê-lo afastado da boca), tendo na outra ponta o Conector XLR.

Possui mecanismo de proteção interior contra eventuais choques, além de um corta vento feito de espuma, que serve não só como elemento protetor, como para evitar interferências provocadas pelo vento e demais atritos.

A espuma além de isolador elétrico e de ruídos pode funcionar como um elemento estético, acrescentando um visual mais agradável por manter seu mecanismo envolto e resguardado das intempéries.

O microfone para câmera de mão possui bateria e transmissor na sua própria estrutura (sendo, por esse motivo, maior que os outros); além de ter em sua base uma antena em pequena dimensão que serve para assegurar que o áudio captado seja, exclusivamente, da boca de quem fala e escutado destacadamente dos ruídos à sua volta.

Conhecidos como “sorvetões”, são facilmente encontrados até mesmo em lojas populares, bastante adquiridos para pequenas sonorizações, por cantores e nas demais situações cotidianas, como: festas, aniversários e os mais diversos eventos considerados simples e que necessitam de uma liberdade plena de movimentos.

Suas principais desvantagens são: o efeito proximidade (quanto mais próximo da boca de quem fala mais grave será o tom e quanto mais afastado menos grave), o fato de possuir uma baixa sensibilidade, sendo necessário aproximá-lo ao máximo da fonte emissora do som; além de em muitas situações ter que ser utilizado nas mãos, o que acaba sendo um desconforto quando muito pesados.

Microfone Shotgun para Câmera

Um Guia Definitivo sobre Microfone para Câmera que você deveria ler !

O Microfone  Shotgun é um tipo de microfone para câmera formado por um longo tubo geralmente preso a ela, e que deve ser suspenso no local onde se deseja captar o som. Sua estrutura é coberta por um envoltório de espuma (corta vento) para minimizar ruídos provocados pelo vento.

A área de sensibilidade da sua estrutura é considerada pequena, captando o som exclusivamente de onde o tubo é apontado exigindo, para uma melhor captação de som, que o microfone shotgun seja o mais longo possível para que o tubo faça o registro apenas do local desejado, enquanto o som proveniente do seu entorno é abafado.

Por ter um modo de captura direcional, a sua sensibilidade pode ser comparada à de um microfone de mão, porém com a vantagem de poder ser direcionada para um grupo ou uma pequena multidão captando o som dali proveniente, diferentemente do microfone para câmera de mão que é direcionado para uma ou duas pessoas, especificamente.

Além disso, por abafar, digamos assim, o som das pessoas que estão logo ao seu lado, permite uma melhor captura do som proveniente de um grupo sendo, por isso, ideal para capturar o áudio de eventos, sorteios, concursos, etc.

Microfone de Lapela

Um Guia Definitivo sobre Microfone para Câmera que você deveria ler !

Muito utilizado em entrevistas, o microfone de lapela é aquele que é fixado às vestes da pessoa que fala, sendo geralmente do tipo “microfone condensador”, pois o próprio transmissor pode conter uma pequena bateria para o fornecimento de energia.

Nesse tipo de microfone para câmera, o som é capturado e enviado por um fio ao receptor que fica na entrada de som do equipamento fotográfico. Ele tem como desvantagem o seu preço e o fato de não ser muito resistente; além de não permitir tanta mobilidade como o Microfone Shotgun e o Microfone para Câmera de Mão.

As vantagens desse tipo de microfone são: a facilidade do seu uso (por não precisarem ser manipulados, deixando o indivíduo com as suas mãos livres), sua sensibilidade, que é considerada muita boa em comparação com outros tipos; não havendo necessidade de tê-lo muito perto da boca de quem está falando, entre outras vantagens.

Microfone Direcional

Um Guia Definitivo sobre Microfone para Câmera que você deveria ler !

É subdivido em “onidirecional” (por captar sons vindos de qualquer direção) e “unidirecional” (por captar apenas o que provém da sua região frontal).

Em seu modo de captura de som unidirecional, a região sensível do microfone está à sua frente, captando somente o som proveniente dessa direção e rejeitando o som que vem de outras regiões do ambiente.

Esse tipo de microfone para câmera tem mais a ver com sua forma de capturar o som do que com o seu formato, podendo vários tipos de microfones (como o microfone shotgun ou microfone boom, por exemplo) serem considerados direcionais.

Já o tipo “onidirecional” capta todos os sons de onde quer que venham; sendo o mais indicado se pretende captar sons de qualquer direção ou não pretende abafar o som de determinada região. Sua área de sensibilidade tem o formato de um globo, o que garante a captação de sons provenientes de todas as regiões.

Microfone para Câmera Boom

Um Guia Definitivo sobre Microfone para Câmera que você deveria ler !

Quem nunca se perguntou como os atores fazem para deslocarem-se com tanta desenvoltura de um lugar para outro num estúdio de televisão ou de cinema, sem deixar à mostra os seus microfones ou danificá-los devido à movimentação? A resposta vem do uso dos tipos de microfones para câmera boom.

Esse é um dos tipos de microfones para câmera direcional, mais utilizado em estúdios cinematográficos ou de televisão para captar sons especificamente de um grupo isolado numa região abrangente onde não pode haver a aproximação de um microfone de mão e nem a fixação de um microfone de lapela (que limitaria os movimentos).

Funciona como uma longa haste (boom), onde é possível fixar um microfone que é suspenso há uma certa distância sobre determinada pessoa ou grupo.

Seu mecanismo é mais indicado para profissionais, pois geralmente exige a participação de mais de uma pessoa envolvida no processo de captação de som; além de um profissional conhecido como operador de boom.

Tem como vantagem o fato de estar suspenso e, por isso, ser mais discreto em relação aos demais, podendo ser usado numa câmera DSLR para concentrar bem o som somente em sua área de sensibilidade, rejeitando sons e ruídos externos.

Além disso, é bastante resistente e, por essa razão, indicado para trabalhos profissionais em estúdios, tanto internamente como externamente.

Confira também nossa Matéria: “ O Som no Cinema e Vídeo: O Microfone

E então, agora é com você! Diga-nos se esse artigo de alguma forma lhe foi útil deixando um comentário logo abaixo ou acesse nossa loja a fim de conhecer os diversos modelos de Microfone para Câmeras e Filmadoras na eMania – Foto e Vídeo e escolher o que mais se encaixa ao seu perfil.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.