Como Montar um Negócio de Fotografia Profissional?

0 60
Tempo de leitura: 4 minutos

Se você acha que a fotografia profissional se resume a sair pela rua e tirar belas fotos, não está totalmente errado, contudo vai precisar de muito mais que isso para criar um negócio legitimo e lucrativo. Na verdade há uma série de coisas para se preocupar, por exemplo, como fazer marketing para fotógrafos, questões legais para abertura de uma empresa, impostos, taxas e assim por diante.

Um negócio, em qualquer mercado, necessita ainda de comprometimento, dedicação e certo grau de paciência, pois nem sempre as coisas sairão como planejado. Entretanto, não precisa dispensar o seu sonho de negócio próprio e muito menos abandonar a sua carreira na fotografia profissional. Abaixo estão algumas dicas de como tornar este processo mais fácil, divertido e prático, então não desvie o olhar por nada!

Crie um site e uma presença na Web
Fotografia Profissional

A internet vem crescendo significativamente com o passar dos anos e pode ser uma excelente aliada para o seu negócio, principalmente, em seus primeiros. Desta forma, antes de fazer qualquer outra coisa, crie um site com imagens de alta qualidade mostrando quais os serviços que fornece e um portfólio com alguns de seus trabalhos, se houver.

Além disso, a web possibilita ao fotógrafo profissional alcançar o seu público alvo de forma certeira e mesmo assim atender a um número grande de clientes. Hoje em dia, existem diversas formas de você segmentar a audiência de seu negócio e com isso gerar muito lucro para sua empresa de fotografia profissional.

Também certifique-se de ter uma conta no Instagram, Facebook, Twitter e outras redes de mídia social. Elas são ótimas para gerar engajamento e novos clientes de maneira natural e a custo próximo a zero. Ah sim, e não esqueça de um blog, é muito importante levar conteúdo útil para seus potenciais clientes e compartilhar suas ideias é ainda melhor, não acha?

Registre uma empresa.
Fotografia Profissional abertura da empresa

Legalmente falando, o registro de uma empresa de acordo com as leis vigentes em seu estado, ou país, dá-lhe uma camada extra de proteção e benefícios que podem ser muito úteis no futuro.

Você pode se formalizar como Micro Empreendedor Individual, por exemplo, existem milhões de pessoas nesta categoria no Brasil atualmente, o cadastro é grátis e a única obrigação é o pagamento de uma pequena taxa mensalmente.

O melhor de tudo é que com seu CNPJ em mão pode abrir uma infinidade de portas, como desconto com fornecedores, empréstimos, benefícios diferenciados para empresa na abertura de conta bancária, financiamento pelo BNDES, direito a licença por doença ou maternidade, pensão por morte e por aí vai. Basta verificar no site Portal do Empreendedor se seu empreendimento de fotografia profissional se enquadra no regulamento e fazer a formalização online e em poucos minutos.

Abra uma conta bancária do negócio

 Fotografia Profissional banco

O objetivo de qualquer negócio é gerar uma renda, e quando você tem uma conta bancária dedicada a sua empresa, geralmente uma conta corrente é tudo que vai precisar, pode ter controles e ferramentas específicas feitas sob medida para as Pessoas Jurídicas.


Normalmente, você precisará apresentar um relatório de suas receitas ou um planejamento de faturamento para a abertura de conta, em contra partida, ficará mais fácil gerir as finanças e efetuar cobranças a partir de seu negócio.

Pague todos os impostos
Fotografia Profissional

Uma vez o grande empresário Silvio Santos afirmou: “Pague seus impostos em dia para que ninguém tome o que é seu”, eu não sei quanto a você, mas eu não irei contrariá-lo. As empresas podem ser tarifadas por diferentes taxas e impostos, de acordo com seu ramo de atuação, localidade, faturamento anual, etc. Talvez neste passo, o aconselhável seja a visita a um contador para uma explicação mais detalhada.

Todavia, não deixe de manter suas obrigações fiscais sempre em dia, guarde todos os comprovantes, siga a legislação a risca e mantenha um registro de seu faturamento. Ainda pode ser necessária a declaração de imposto, então fique atento e busque auxilio de seu contador de confiança.

Gerencie seu negócio
fotografia profissional gestão

Você pode ser o melhor fotógrafo dos próximos 30 quilômetros, porém se não gerencia a sua empresa de forma correta vai acabar desempregado, e quando falamos isso para um empresário, na maioria das vezes significa falido e cheio de promissórias a pagar.

Para evitar que o sonho da fotografia profissional torne-se um pesadelo terrível, mantenha o controle de seu empreendimento. Crie planilhas para controlar os seus gastos, faturamento, cartela de clientes, contas a pagar e receber, entre outros. Na internet pode encontrar diversos modelos destes relatórios prontos e muito fáceis de usar, pesquise e sobreviva no mercado.

Apareça e cresça
Fotografia Profissional

Eu sei, o ditado esta ao contrário, mas foi de propósito. Negócios não crescem se os clientes não tomarem conhecimento de sua existência, deste modo você precisa literalmente “aparecer”. Este é um dos passos mais importante, chamamos de networking, ou simplesmente, criar uma rede de contatos. Através desta rede você se torna conhecido, aumentar o negócio, colabora com outras pessoas, e, como resultado, estas mesmas pessoas podem se tornar seus clientes.

Mais do que qualquer outra coisa, isso é o que você terá que fazer para garantir renda. Para sobreviver o seu negócio precisa garantir não só o pagamento das despesas e lhe trazer lucro, como gerar uma comunidade em volta dele. Você vai precisar ser social, sair e falar com as pessoas, mais especificamente com as pessoas certas que podem lhe trazer uma renda. Inúmeros profissionais de fotografia tem feito isto e ganhando milhões, o social é a próxima fase do sucesso.

Tem mais alguma dica sobre a abertura de um negócio profissional de fotografia? Informe abaixo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade