Em situação que dura desde o início do ano, a guerra entre Rússia e Ucrânia transformou a realidade dos ucranianos nos mais diferentes aspectos. Assim, evidentemente, a questão estudantil não está livre de tal impacto. Porém, isso não evitou que estudantes organizassem as suas fotos de formatura e o baile em si usando um ambiente tão alarmante quanto devastador.
A situação ocorreu na cidade de Kharviv, segunda maior da Ucrânia e distante 479 quilômetros da capital, Kiev. A ideia surgiu em virtude de Valerie, de 16 anos de idade, e um grupo de amigos terem o desejo de manifestar seu sentimento de revolta.
As fotos de formatura e a realização do que seria o baile, ao invés de momentos de celebração e comemoração, tiveram como cenário da filmagem a estrutura totalmente destruída da escola onde os alunos cumpriram o ano letivo. Com direito, aliás, a força do exército ucraniano escoltando a solenidade onde pais e familiares puderam acompanhar.
Planos arruinados
Nas redes sociais, a tia de Valerie, Anna Epicheva, compartilhou um relato da adolescente em tom de profundo desalento com a realidade sonhada por ela e suas amigas em relação as fotos de formatura antes da investida russa:
“Tenho 16 anos, estudo na escola 134 em Kharviv. Eu tinha muitos amigos na escola, éramos como uma grande família. Com as meninas, escolhíamos vestidos e estávamos felizes que todas ficariam lindas no dia da formatura. Mas o ‘mundo russo’ veio até nós e arruinou todos os nossos planos.”
Como não poderia deixar de ser, a iniciativa relacionada as fotos de formatura e ao baile ganharam a atenção não apenas da imprensa local como rapidamente teve imagens e vídeos compartilhados em redes sociais de todos os lugares do mundo. Inclusive, contando com pessoas famosas nesse círculo como o cineasta Quentin Tarantino.
E você, já tiha visto alguma ideia parecida? Deixe sua opinião e/ou sugestão nos comentários!