Nikon: 99 anos de comprometimento e qualidade

0 316

A Nikon, uma das principais marcas de câmeras e produtos fotográficos, completou 99 anos no último dia 25. É quase um século de muito trabalho e consagração, já que ela configura na lista de marcas preferidas de profissionais da luz e imagem.

O acervo de produtos da marca vai além das câmeras e lentes fotográficas. Ao longo da história, a Nikon fabricou microscópios, binóculos e instrumentos de medida. Devido à qualidade do material e da funcionalidade desses produtos, a marca atingiu um patamar tão alto que é difícil encontrar alguém que duvide da excelência de sua qualidade.

Filosofia, aspiração e comprometimento

Por todos esses anos, a Nikon manteve um firme compromisso com o estudo da luz com a filosofia da empresa: “Confiabilidade e Criatividade“. São palavras simples que nem sempre são colocadas em prática com facilidade. Mas essas palavras são e foram importantes durante toda essa trajetória de quase 100 anos, pois elas representam princípios imutáveis aos quais a marca sempre se dedicou.
Dessa forma, a Nikon apoiou suas aspirações a essa filosofia. E a grande aspiração da marca não é apenas atender às necessidades dos clientes, como também oferecer serviços e experiências que superem todas as expectativas.

Conheça outros objetivos que marcam a trajetória da marca:

– Oferecer serviços com um valor importante aos clientes, que superem suas expectativas.
– Manter o crescimento e romper com o passado.
– Mostrar um comprometimento apaixonante.
– Maximizar a compreensão sobre a luz que no guia em direção à transformação de um novo futuro.
– Manter uma integridade capaz de contribuir para a prosperidade social.

nikon 1

Já deu para perceber que em todos esses anos de história, a preocupação da Nikon vai além de oferecer equipamentos tecnológicos de qualidade; ela também vai atrás do conhecimento. Uma marca só consegue atingir o sucesso desse grande nome quando ela tem total compreensão sobre o que ela oferece. É por isso que a história da Nikon também é marcada pelos comprometimentos que ela tem com a sociedade:

– Pró-atividade: ter a mente aberta e bem informada para agir rapidamente e ter resultados.
– Comunicar-se bem: harmonizar habilidades variadas pensando fora da caixa e comunicando-se bem com os outros.
– Procurar novos conhecimentos: ser pioneira e autodidata em novos potenciais e manter uma curiosidade insaciável.
– Demonstrar integridade? Trabalho com diligência e sinceridade como um indivíduo responsável.

O início de tudo

A história da Nikon começou a ser traçada no dia 25 de julho de 1917, quando três grandes produtoras ópticas da capital japonesa se fundiram para construir a Corporação de Indústrias Ópticas Japonesas, chamada de Nippon Kogahu Kōgyō Kabushikigaisha. Ao contrário da fama que a marca tem hoje, a corporação foi formada para produzir vidros de precisão óptica.

A ideia da corporação era tão promissora que profissionais de todo o mundo juntaram-se à equipe japonesa, principalmente da Alemanha, que à época era o principal polo tecnológico da fotografia. A equipe, então, fabricou os primeiros binóculos da marca e intensificaram pesquisas sobre novos produtos.

Esse foi o foco da corporação até o início da Segunda Guerra Mundial. Durante o período de conflito, as atividades pararam, pois tanto a Europa quanto o Japão estavam fortemente envolvidos na guerra.

A produção de artigos fotográficos foi retomada após 1945, juntamente com microscópios, binóculos, lentes para olhos, equipamentos de vigilância e instrumentos de precisão.
Foi nessa época, mais precisamente em 1946, que o nome Nikon foi usado pela primeira vez em uma linha de Câmeras Nikon portáteis de 35 mm com lentes intercambiáveis.

NIKON F

Origem do nome

Nikon, esse nome que já está fixado no imaginário e no dia-a-dia das pessoas de todo o mundo, é a junção de “Nippon Kogahu” (primeiro nome da Companhia que deu origem à empresa e que significa “Óptica Japonesa”), com “Ikon”, famosas Lentes Fotográficas produzidas pela Zeiss.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.