Nikon ou Canon? Câmera Profissional, ou Semi Profissional?

1 735

A ideia desse artigo não é tão simplista assim, discutir qual a melhor marca é algo quase que filosófico pra mim, a intenção aqui é ajuda-lo a compreender os reviews das câmeras fotográficas (normalmente feito por especialistas) e aí sim você mesmo poder decidir qual o melhor modelo de equipamento para suas necessidades.

Eu definitivamente acho que os reviews são importantíssimos para poder decidir qual a melhor câmera fotográficalente fotográfica, tripé… para MIM! Isso mesmo, é preciso levar em consideração a sua necessidade, mas isso ele (o review) não sabe, e normalmente nem o funcionário da loja ou até mesmo o super amigo bem intencionado que vai te dizer o que é melhor baseado na experiência dele. Bom, o desafio então é habilitá-lo a ter um entendimento suficiente para depois pedir a opinião de outras pessoas, ou não, mas já vai ser meio caminho andado.

Nikon ou Canon? Câmera profissional, ou semi profissional?
Canon 60D X Nikon D7000

O que então você vai precisar? Ler e escrever, um entendimento básico de fotografia e uma boa vontade de “olhar” um site em inglês, porque o Google Tradutor (http://translate.google.com.br/) já dá pra quebrar altos galhos, então não precisa nem dominar a língua do Tio Sam :), basta selecionar todo o link do site (ou usar o atalho do teclado Ctrl +A), copiar tudo (Ctrl + C) e colar dentro da caixa de seleção do Google tradutor (Ctrl+V), selecionar os idiomas (Inglês> Português) e clicar em traduzir… e pronto. Não chegar ser uma Brastemp, mas ajuda pra quem não entende muito.

E o ingrediente mais importante é… Bom Senso! Aliás, pra tudo na vida, né? Mas quando se trata de tecnologia ou equipamento, costumamos ficar mais cegos ainda para esse item!

Tempos atrás meu micro-ondas queimou, calma, leia, vai fazer sentido, então eu tive a grande oportunidade de comprar um novo, e aí você esbarra nos dois maiores problemas de se comprar algo novo: Falta de informação e excesso dela! Usei o que realmente nos ajudar a tomar decisões tão importantes na vida: Quanto de dinheiro eu tinha pra gastar e baseado nessa informação fui à caça do mais sensacional micro-ondas que encontrei, ele possuía mais de 30 funções pré-estabelecidas a um clicar de botão (de pipoca a pato com laranjas!) e tinha uma coisa que foi determinante pra escolha do modelo, ele vinha com uma grelha que permitia dourar os alimentos!!! Isso mesmo era um mix de forno com micro-ondas? Agora, adivinhe qual foi a primeira coisa que fiz??? Retirar a maldita grelha que não permitia que minhas vasilhas coubessem no micro-ondas, feito isso o que mais eu poderia querer???

Simples, aprender a cozinhar (que até hoje não aprendi), e se eu tivesse tirado da prateleira o bom senso, jamais teria gastado tantos tostões para um aparelho que eu só (sub) utilizei até hoje apertando no máximo 4 vezes ao dia o botão “30segundos”.

Dito isso, tenho certeza que se houvessem reviews de micro-ondas como existem de equipamento fotográfico, eu teria atentado pra coisa mais importante na hora de qualquer investimento: CUSTO X BENEFÍCIO!

Como o Review pode te ajudar a comprar um equipamento fotográfico?

Um dos sites que mais gosto para fazer minhas escolhas é o DPREVIEW, que além de reviews de câmeras fotográficas, também tem de lentes (mas esse eu vou explicar melhor no meu ebook), impressoras e tantas outras coisas, por isso hoje vamos nos concentrar nas câmeras fotográficas e vou colocar aqui o link direto para essa página http://www.dpreview.com/camerareviews, mas se por acaso você lembrar só do primeiro nome, basta clicar no menu inicial que possui os links News, reviews, Buying Guide, etc e escolher Reviews.

Na prática existem algumas maneiras de você procurar esses reviews:

Nikon ou Canon? Câmera profissional, ou semi profissional?

1. Na primeira caixa de seleção você refina a sua consulta escolhendo uma das opções: Câmeras (Cameras), câmeras compactas (Compact Cameras), câmera que trocam lentes (Interchangeable Lens Cameras), lentes (Lenses), impressoras (printers) e programas de edição (Software).

2. Na segunda caixa você pode escolher entre reviews (avaliações) e previews (geralmente feitos antes dos lançamentos) ou os dois juntos.

3. Na terceira caixa você pode ordenar seu resultado por data (date), por classificação dos resultados (Order by rating) ou por marca (Order by brand).

4. E por último a caixa que você pode entrar com o modelo específico da câmera que está procurando.

Logo você percebe que a 3ª caixa que ordena por classificação dos resultados (Order by rating) já te dá uma visão geral dos equipamentos e suas pontuações e isso já seria um primeiro critério que poderia ser utilizado, já que essa classificação é justamente é uma média das principais características do equipamento e a tela é essa e o resultado e separado por:

Nikon ou Canon? Câmera profissional, ou semi profissional?

Prêmio de ouro (Gold Award)
Prêmio de prata (Silver Award)
Sem prêmio (No Award)
Altamente recomendado (Highly Recommended)
Recomendado (Recommended)
Acima da média (Above average)
Abaixo da média (Below Average)

O resultado é bem maior, eu fiz uma composição da imagem pra dar uma ideia.

Você pode perceber que eles possuem datas ao lado e isso é importante pra se ter uma ideia mais ou menos do lançamento dessas máquinas fotográficas (na maior parte das vezes os reviews são feitos logo após o lançamento do modelo).

Vou usar aqui 3 modelos de câmeras para exemplificar como o review pode lhe ajudar, e o  critério que usei foi a quantidade desses modelos utilizados pelos alunos do meu workshop, o que me permite uma opinião a mais, além do próprio preview.

São elas: Nikon D5000, Nikon D5100, Canon 60D, Canon EOS 700D (EOS Rebel T5i), Coolpix P510 e Panasonic Lumix FZ200.

NIKON D5000

Nikon ou Canon? Câmera profissional, ou semi profissional?

Utilizando a 4ª caixa para a busca do modelo eu tenho esses dois resultados: “Veja todos os produtos da Nikon” e a própria câmera fotográfica que é a que eu vou escolher.

Em seguida aparecem algumas opções como resultado:

Nikon ou Canon? Câmera profissional, ou semi profissional?

rodutos (product) 1 resultado

Avaliação e Novidades (Reviews e News) 365 resultados

Fórum (Foruns) 72.440 resultados

Membros (Menbers) 3 resultados

E aí nós podemos chegar ao review por vários caminhos, vou dizer os dois que mais eu me interesso:

1. Clicando na imagem da D5000 no resultado da busca, você é levado a uma página que já possui um resumo bem interessante do equipamento.

Nikon ou Canon? Câmera profissional, ou semi profissional?
Nikon D5000

Mas clicando no botão amarelo Review, você é levado para o review completo.

2. No resultado da busca, clicando em cima do botão de recomendação.

Nikon ou Canon? Câmera profissional, ou semi profissional?
Recomendação

Mas tenho certeza que existem vários outros que você pode descobrir 🙂

E chegaremos à tela do review de fato:

Nikon ou Canon? Câmera profissional, ou semi profissional?
Tela do Review

Você percebe rapidamente que existem muuuuitas opções sobre a câmera, e essa caixa suspensa pode mudar o conteúdo de acordo com a câmera pesquisada, na nossa câmera de modelo (Nikon D5000), nós temos:

1. Introdução (Introduction) – que já mostra uma visão panorâmica do equipamento trazendo as principais características (key features), as principais diferenças entre ela e a Nikon D60 (Key diferences), e ainda uma comparação entre ela, a Nikon D90 e a Nikon D60. Nesse comparativo vou explicar mais a frente porque é pra mim, a melhor função do dpreview.

2. Especificações (Specifications) – Definitivamente a parte mais importante,  aqui você descobre todas as características da câmera. Durante a comparação vou cobrir alguns aspectos daqui.

3. O que há de novo (What´s New) – Mostra as inovações tecnológicas.

4. 5. e 6. Corpo e Design (Body e design) – Abrange desde as dimensões até as conexões possíveis.

7. e 8. Operações e Controles (Operations and Controls) – Abrange as principais operações que a máquina é capaz de fazer, você encontra essas informações também no manual.

9. Operação – modo ao vivo (Operation – Live View) – Mostra o comportamento da câmera nesse modo e pode ser bem instrutivo!

10. Modo de visualização (Displays) – Demonstra as possibilidades do display em todos os seus modos (de gravação, ao vivo, vendo uma imagem, miniaturas, entre outros).

11. 12. e 13. Menus – Todos os menus da câmera e no caso da D5000, são inúmeros!!!

14. Desempenho (Performance) – Aqui você tem mais detalhado algumas opções que influenciam na performance da Nikon D5000, como:

a. Tempo de gravação da imagem (especificando tamanho do arquivo e cartão de memória utilizado) – Lembrando que esse tempo nada tem haver com a velocidade em que a foi foto foi feita.

b. Modo de disparo contínuo (Continuos Drive Mode) – quantas fotos a câmera é capaz de fazer continuamente, tanto em JPG e RAW.

c. Velocidade de transferência do USB – Acredite, dependendo do tamanho do cartão e da quantidade de fotos que você irá transferir para seu computador, você vai ficar muito feliz em ter um equipamento que processe isso rápido.

d. Velocidade e precisão do Autofoco (Autofocus speed / accuracy) – Parâmetro importantíssimo já que é determinante para auxílio do foco, esse é um aspecto que precisa ser levado em consideração, quanto mais pontos de focos, mais flexível e prático será para fotografar.

e. Vida da bateria (Battery life)

Aqui começa a parte que se você já fotografa, principalmente profissionalmente, irá te interessar bastante, já que mostra os testes e as fotos resultantes dele. Gostaria de fazer uma observação que acho importante, na minha experiência com meus alunos, percebo que quanto mais se pratica, mais “aguçado” é o seu olhar, o que hoje talvez você seja incapaz de perceber em uma foto, seja ruído, foco entre outras coisas, com treino, daqui um ano você ficará chocado como evolui sua capacidade de perceber e “ver” esses defeitos. Se por acaso você ainda não está nessa fase, procure por um equipamento em que possui bons resultados nesses próximos testes, mesmo que nesse momento você “ainda” não perceba.

15. Testes fotográficos (Photographic tests) – Raw

a. Software fornecido (Supplied software) – Geralmente a gente fica pensando em usar o Photoshop e o Lightroom (ou o Picasa 🙂 dependendo do quanto você já se dedica a fotografia, e se esquece de dar uma olhada nos programas que as câmeras já trazem.

b. Todos os outros resultados aqui são em relação ao RAW e considero todos importantes: Reprodução de cor (Color reproduction), Nitidez e detalhe (Sharpness and Detail) e Resolução (Resolution).

16. e 17.  Testes fotográficos (Photographic tests) – Níveis de sensibilidade e ruído do (famoso) ISO – Outro parâmetro importantíssimo em uma câmera fotográfica e aqui cabem algumas observações (minhas, evidente):

Primeiro é que não se pode generalizar, toda vez que escrevo sobre fotografia, tenho minha mente invadida por todas as situações em que vivi na minha carreira e todos os equipamentos, tantos meus e de meus alunos, para me lembrar do tempo todo que quem está lendo pode ter um equipamento ou situação diferente da “ideal” e isso torna tudo mais desafiador (e interessante também).

Atualmente temos no mercado cada vez mais equipamentos que trabalham melhores com ISOS altos, e isso é ótimo, já que geralmentequem inicia na fotografia sem muito conhecimento prévio, acaba com lentes consideradas “escuras”, então tudo que pode facilitar a captação de luz, melhor.

A minha dica é que se estiver em dúvida entre dois equipamentos parecidos, fique com o que tiver um ISO mais alto, já que provavelmente ele estará equipado com uma tecnologia que lhe trará melhores resultados.

Há softwares que ajudam na correção desse ruído, mas a ideia é sempre fazer a foto mais correta possível e levar em consideração se você irá fotografar á noite, e se imprimirá fotos acima de 10x15cm, que muitas vezes você não percebe o ruído, você já deve ter tido a experiência de uma foto “linda” no visor da máquina, e muito ruim na tela do seu computador. Não saque o que é ISO?

Passe o mouse sobre os valores de ISO no site do Dpreview para ver o resultado da comparação entre as Câmera Nikon D5000 e Câmera Canon 500D.

Nikon ou Canon? Câmera profissional, ou semi profissional?
Mouse Over

14. Latitude de exposição (Dynamic Range) – Fiquei tentada em fazer uma explicação aqui, mas depois não vi aplicação prática pra quem está tentando entender um review, por hora deixo aqui a definição: “É a relação entre o maior e o menor valor possível de algo que se esteja contabilizando. Normalmente é usada para medir a variação de som (em decibéis) ou de luz (em bits ou f-stops)”

15. Raw Headroom – Quando se fotografa em JPEG cada tom já é colocado em uma zona tonal, a Headroom é fazer a captura onde ela é descartada pelo JPEG. Isso pode varia de fabricante para fabricante, aumentando ou diminuindo as possibilidades de produzir altas, ou baixas luzes, melhores e mais ricas. O review mostra a compensação da exposição e os seus resultados para conversão.

16. Testes fotográficos (Photographic tests): UFA! E aqui mais alguns conhecidos parâmetros:

a. Reprodução de cores (Color reproduction) – Demonstra o resultado das cores de acordo com o preset escolhido (Standar, Neutral, Vivid, Mono, Portrait, Landscape e Adobe RGB). Passe o mouse em cima da imagem no review no site da Dpreview e veja o resultado.

Nikon ou Canon? Câmera profissional, ou semi profissional?
Reprodução de Cores

b. Balanço de branco luz artificial (Artficial Light White Balance) – Mostra o resultado da configuração do balanço de branco em alguns presets, da câmera como por exemplo: Incandescente, fluorescente e auto wb.

c. Flash da Câmera

d. Active D-Lighting – Aqui o review explica como a função funciona e mostra alguns exemplos na prática.

e. Qualidade geral da imagem/ Específica (Overall Image Quality / Specifics) – Aqui você tem a conclusão sobre a qualidade geral da imagem e alguns pontos específicos importantes.

Comparando equipamentos, na prática como isso pode te ajudar a escolher a melhor opção

Essa é de longe a função que mais uso no DPreview, até porque sempre peço aos meus alunos que quando quer comprar um equipamento, me passar duas opções, porque a essa altura eles já fizeram meu workshop e por isso já possuem noção dos principais parâmetros pra essa compra, e dar essas opções, acredite, facilita e muito.

Então munido da principal informação que vai guiar você na compra do seu equipamento que é o quanto você pode ou quer gastar e o tipo de equipamento você está buscando.

Esse fluxograma pode ajuda-lo:

Definido o dinheiro e o tipo de máquina, vamos a algumas comparações práticas e os parâmetros que podem fazer diferença.

A primeira comparação será entre os dois equipamentos da Nikon que mais apareceram entre meus alunos:

Nikon 3100 x Nikon D5100

Lá no menu do DPreview tem a opção Side-by-side câmera comparison (Comparação de câmeras – Lado a lado).

Nikon ou Canon? Câmera profissional, ou semi profissional?
Câmera Ccomparison

Na caixa da esquerda eu busco pelos equipamentos que quero comparar e vou adicionando eles, depois é só clicar em comparar “compare”.

Nikon ou Canon? Câmera profissional, ou semi profissional?
Compare

No resultado apresentado você percebe rapidamente o resultado em destaque da avaliação final (72% pra Nikon D3100 e 76% pra Nikon D5100), esse resultado é em cima de várias características de cada equipamento, ou seja ele é individual.

Nikon ou Canon? Câmera profissional, ou semi profissional?
Avaliação Final

O curioso aqui é que mesmo que você não tenha grandes conhecimentos técnicos, você percebe claramente as diferenças entre os dois equipamentos (e que nesse caso nem são tantos assim). Você percebe que a D5100 é mais nova, foi lançada 6 meses depois da D3100.

Diferenças básicas:

1. D5100 tem um sensor (sensor size) pouquíssima coisa maior – Sempre é bom ter um sensor maior! Mas a diferença aqui é mínima, mas tá valendo. Ah, o que leva ela a ter 2 megapixels a mais.

2. D5100 possui 5 opções de balanço de branco personalizado, contra 1 da Nikon D3100 – Não acredito que isso seja um fator fundamental, na prática, o que vejo é o uso muito comum do balanço de branco no automático, ou bater o branco, as outras opções eu gosto de usar pra fazer foto criativa 🙂

Nikon ou Canon? Câmera profissional, ou semi profissional?

3. O LCD da Nikon D5100 é articulado! Isso pode ser interessante para alguns fotógrafos, lembrando que as câmeras profissionais não possuem essa opção, mas se você quer e acha importante ter, use! Faça composições de ângulos diferentes!
4. A D5100 possui uma resolução de tela superior 4 vezes mais que a D3100 (Screen dots) o que resulta em um LCD mais nítido, não em uma foto melhor 🙂

CONCLUSÃO: Minha opinião é que se você já tem a Nikon D3100 e queira trocar, talvez seja mais proveitoso comparar com outro modelo que traga resultados mais significativos, mas se você vai comprar a primeira câmera e está entre as duas, talvez seja mais interessante começar com Nikon D5100, mas com certeza você pode também poderá decidir isso sozinho!

COOLPIX P510 x PANASONIC LUMIX FZ200

Comparando equipamentos diferentes (marca e características)

Se você chegou até aqui, com certeza já é capaz de formar uma opinião sobre o seu futuro equipamento, mas vou fazer mais uma comparação pra demonstrar uma característica do Dpreview que eu gosto muito e para exemplificar, vou usar o caso do meu irmão que sempre troca uma superzoom por outra, e quem me conhece sabe da resistência que tenho de indicar esses equipamentos já que normalmente não são câmeras voltadas para a fotografia manual, mas como passou pelo meu curso uma Câmera Nikon Coolpix P510 e Coolpix P520 com resultados (pra mim) surpreendentes e na mesma semana ele me ligou querendo comprar a Lumiz FZ200 (que eu não conheço pessoalmente), fiz essa comparação.

1. Procurei a Câmera Panasonic Lumix FZ200 no campo de busca (aquele lá de cima, a 4ª caixa).

2. Na página que se abre, cliquei em cima do resultado das avaliações (botão amarelo Gold Award) de surpreendentes 80%, se você fizer o mesmo caminho com a Coolpix P510, verá que a avaliação total dela é de 75%.

3. Na caixa suspensa eu escolhi a opção 13 (Conclusion):

Nikon ou Canon? Câmera profissional, ou semi profissional?
COOLPIX P510 x PANASONIC LUMIX FZ200

4. Descendo a tela você vai encontrar esse modo de comparação aqui:

Nikon ou Canon? Câmera profissional, ou semi profissional?
Mode de Comparação

Esse resumo, ele é um resultado gráfico das principais características da câmera, ainda traz uma informação dizendo pra que tipo de fotógrafo aquela câmera está indicada.

Nesse caso pode-se perceber que a avaliação total de 80% é uma média dessas características, o que vou fazer é adicionar a Nikon P510 para comparação, como?

Nikon ou Canon? Câmera profissional, ou semi profissional?
Resultado Gráfico

Ligando o modo de comparação no alto a direita (compare mode), em seguida selecionando a P510 na caixa suspensa em que aparece várias superzoons pra você escolher, você também pode selecionar a caixinha pra incluir outras categorias (include all categories). E toda vez que você passar o mouse em cima do nome de umas das câmeras o gráfico irá mudar e destacar em amarelo quem está na frente. Nesse caso específico, a Panasonic ela tem um resultado superior em todas as característica, MENOS em “Exposição e precisão do foco” (exposure and focus accuracy) e “Valor” (Value), o que a meu ver á algo muuuito importante em uma máquina fotográfica, afinal, tudo que a gente treina tanto é para garantir uma ótima exposição e precisão do foco!!

Bom, visto isso e mais a diferença de preço que era grande, aliado ao fato de que a Coolpix P510 ser superior ao equipamento que meu irmão tinha e ainda por cima ter de quebra a minha opinião que havia tido nas mãos a câmera e ter gostado muito do resultado, a escolha ficou fácil!

Tudo isso á pra você se animar e se acostumar com esses termos, usar o bom senso, evoluir tecnicamente. Eu tenho certeza que se você está aqui, é porque gosta de fotografia e se interessa no seu crescimento seja ele pra fins comerciais ou não.

Ligando o modo de comparação no alto a direita (compare mode), em seguida selecionando a P510 na caixa suspensa em que aparece várias superzoons pra você escolher, você também pode selecionar a caixinha pra incluir outras categorias (include all categories). E toda vez que você passar o mouse em cima do nome de umas das câmeras o gráfico irá mudar e destacar em amarelo quem está na frente. Nesse caso específico, a Panasonic ela tem um resultado superior em todas as característica, MENOS em “Exposição e precisão do foco” (exposure and focus accuracy) e “Valor” (Value), o que a meu ver á algo muuuito importante em uma máquina fotográfica, afinal, tudo que a gente treina tanto é para garantir uma ótima exposição e precisão do foco!! Bom, visto isso e mais a diferença de preço que era grande, aliado ao fato de que a Coolpix P510 ser superior ao equipamento que meu irmão tinha e ainda por cima ter de quebra a minha opinião que havia tido nas mãos a câmera e ter gostado muito do resultado, a escolha ficou fácil! Tudo isso á pra você se animar e se acostumar com esses termos, usar o bom senso, evoluir tecnicamente. Eu tenho certeza que se você está aqui, é porque gosta de fotografia e se interessa no seu crescimento seja ele pra fins comerciais ou não. Não tem ideia por onde começar? Então aqui vai mais uma dica pra você começar a usar os reviews!

Não tem ideia por onde começar? Então aqui vai mais uma dica pra você começar a usar os reviews!

Fonte: Fotografia-DG

você pode gostar também
1 comentário
  1. Google

    Google

    Here are some hyperlinks to web-sites that we link to simply because we consider they may be worth visiting.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.