O trabalho de um fotógrafo profissional requer vários cuidados como com lentes, iluminação, tripé etc, que dão todo o tom de particularidade a cada imagem que ele faz durante sua vida. Portanto, cada registro pode se considerar único, de valor incalculável e perder esse material seria quase que como tirar a própria vida dessa pessoa.
E, infelizmente, foi isso que aconteceu na cidade de Montreal, no Canadá, com um profissional de fotojornalismo renomado e premiado internacionalmente.
Segundo informações da TV canadense CBS News, o funcionário do jornal Le Devoir, Jacques Nadeau, percebeu que alguns bandidos invadiram a sua residência enquanto ele estava fora e roubaram os HD’s que continham todo o trabalho de Nadeau. Sendo que o mesmo não chegou a fazer nenhum tipo de “backup” dessas imagens.
Além do trabalho em formato digital, foram levadas também algumas cópias impressas de uma das mais famosas fotos da carreira do fotojornalista, tirada no ano de 1981, onde mostra o Premier da província de Quebec, René Lévesque, jogando bilhar, um dos raros momentos de descontração da personalidade que desejava a separação da região do restante do país.
O cálculo feito pela própria vítima do crime seria de que haviam entre 30 a 50 mil photos gravadas nos discos-rígidos levados, todas elas fazendo parte dos 35 anos de carreira que possui Jacques no fotojornalismo.
Em tom emocionado durante a entrevista que fala sobre o ocorrido, cedida a própria CBS, Jacques Nadeau demonstrou o quão tinha apreço as suas fotografias:
“As pessoas podem pegar qualquer coisa da minha casa menos isso, não minhas fotos.”
Não foram divulgadas informações sobre o rumo das investigações ou se já existe alguma pista de quem possa estar envolvido no assalto a residência do fotógrafo.