Início » O que é JPEG XL ?
Artigos de Foto e Vídeo

O que é JPEG XL ?

Nos últimos anos, os idealizadores do formato de imagem JPEG anunciaram o lançamento de um novo tipo de arquivo, o JPEG XL. Formato esse, aliás, que oferecerá melhorias para a ...

Artigos de Foto e Vídeo

O que é JPEG XL ?

Nos últimos anos, os idealizadores do formato de imagem JPEG anunciaram o lançamento de um novo tipo de arquivo, o JPEG XL. Formato esse, aliás, que oferecerá melhorias para a ...

o-que-e-jpeg-xl-blog-emania-capa

Nos últimos anos, os idealizadores do formato de imagem JPEG anunciaram o lançamento de um novo tipo de arquivo, o JPEG XL. Formato esse, aliás, que oferecerá melhorias para a navegação da internet em relação às imagens.

A ideia central era de apresentar um novo codec que permitisse a economia de até 30% do tráfego de dados. Tudo isso sem perda de qualidade ou prejuízo da experiência do usuário de internet. Atualmente, considerando todos os tipos de imagens carregáveis na internet, boa parte delas soma cerca de 60% do peso das páginas que rodam nos sites.

Na prática, no uso do atual JPG, os servidores que oferecem hospedagem ficam sobrecarregados com o excesso de imagens. Algo que, por conseguinte, gera lentidão no acesso e mais gasto de energia para o servidor e os dispositivos digitais.

Com esse contexto, o desenvolvimento da nova extensão do arquivo promete ser uma solução para o armazenamento nas nuvens dos arquivos de imagens. Além disso, também facilitar o acesso a diferentes formatos de imagens salvos e veiculados neste novo formato.

o-que-e-jpeg-xl-blog-emania-1
Reprodução/Internet

Edição JPEG XL

Inicialmente, o sistema de codificação de imagem JPEG XL (ISO / IEC 18181) apresenta mais recursos. Principalmente, quando se olha para a otimização de conteúdo em ambientes digitais responsivos.

Dessa forma, á ideia é permitir a renderização do conteúdo visual em diversos dispositivos. Em outros casos, também ajuda no processo de transição do formato.

Ao utilizar uma imagem editada ou migrada para o formato JPEG XL, o usuário conta com a redução de custos de armazenamento. Dentro do servidor, os arquivos JPEG poderão ser transcodificados sem gerar perdas para o formato JPEG XL, e reduzindo o peso das imagens.

Na adaptação da imagem JPEG para JPEG XL, se mantem a mesma qualidade. Mesmo que haja uma redução no peso da imagem, a transição para a extensão mais moderna ocorre de maneira suave. Em suma, os usuários de internet e editores de conteúdo contarão com um seguro processo de transcodificação, restauração e eficiência para a imagem utilizada.

Benefícios iniciais

O novo formato visa atender novas demandas de entrega e veiculação de imagem na web. Consequentemente, também com potencial de beneficiar a imagem digital e a fotografia profissional em diferentes facetas.

Ao compreender o que é JPEG XL, se entender que essa extensão oferece mais base para uma maior gama de cores e imagens de alta profundidade com mais bits.

O JPEG XL oferecerá também uso de recursos mais avançados como canais alfa, animação, camadas em miniatura, uso de codificação progressiva e a mescla de mais de um recurso. Entretanto, isso vai depender do estilo da imagem, sem se limitar às atuais galerias de fotos.

Vale ressaltar que esses novos recursos oferecerão grandes avanços para diferentes setores com grande ênfase de imagens. Como, por exemplo, e-commerce, edição de galerias de imagens múltiplas, mídia social e outras interfaces de armazenamento por meio de dados nas nuvens. 

Para editores de imagem, será possível adicionar suporte para imagens feitas em 360 graus, com montagem de mosaicos e diversos panoramas para impressão.

o-que-e-jpeg-xl-blog-emania-2
Reprodução/Twitter Addy Osmani

Compactação

Esse novo formato de extensão para imagens oferecerá também mais qualidade e taxas de compactação superiores às taxas do atual JPEG. Ao utilizar o JPEG XL, o usuário verificará que ele foi projetado para codificação e decodificação eficiente, sem exigir acelerador de hardware adicional.

Substituindo outros formatos

Ao saber o que é JPEG XL, o editor de imagens e usuários de internet não precisará mais depender de formatos tradicionais como PNG ou GIF para acrescentar cores ou movimento. Isso porque o JPEG XL conterá recursos de animações, canais alfa e codificação sem gerar perdas.

Novo padrão de qualidade

A nova extensão do arquivo considera três bases de fundamentação:

– Alta fidelidade à imagem;

– Alta velocidade de codificação ou decodificação;

– Taxa de compressão típica de 20:1 até 50:1.

Considerando essas três bases, teremos um formato mais eficiente, sob todos os aspectos, para não exigirá maior desempenho do computador ou do smartphone nos processos de edição, publicação e armazenamentos.

o-que-e-jpeg-xl-blog-emania-3
Divulgação/JPEG

A história do JPEG

Para editar e salvar imagens digitais, o formato JPEG, ou popularmente referido como JPG, foi criado por pesquisadores da ISO (International Organization for Standardization) nos anos 1980.

Com o decorrer dos últimos anos, ele se tornaria o mais utilizado e mais exigido em todas as plataformas digitais, superando o GIF e o PNG. Processo esse que se torna natural quando se considera suas vantagens em relação às demais extensões ou tipos de arquivos para a edição e publicação de fotos e imagens digitais.

Ainda nos anos 1990, o arquivo JPEG permita a redução do tempo de carregamento das imagens em menos de cinco segundos, quando o tempo médio anterior era de minutos.

Nos últimos quarenta anos, o padrão de compactação de dados para arquivos de imagens se manteve o mesmo, inalterado e tradicional. Mesmo com o surgimento de outros tipos de arquivos como JPEG 2000, JPEG XR, WebP e HEIC, a usabilidade atual na internet móvel tem exigido mais das imagens.

Benefícios do JPEG XL

Ao saber o que é JPEG XL, ressaltamos como principal benefício a possibilidade de selecionarmos um arquivo JPEG e transcodificá-los para a versão XL. Com o adendo relevante de que isso ocorre sem perda de qualidade e com tamanho de arquivo reduzido.

Vale ressaltar que o caminho inverso também poderá ser feito. Ou seja, selecionar um arquivo JPEG XL e renomeá-lo como JPEG em processo chamado de restauração do arquivo da imagem.

Dentre os principais benefícios, podemos indicar a possibilidade dos fotógrafos explorarem o uso de ampla gama de cores, HDR, imagens com mais bits e profundidade etc. Tudo isso com uso e armazenagem de imagens com menor peso ou tamanho, contando com mais qualidade e uso de menor espaço.

Conclusão

Neste artigo, apresentamos os principais benefícios da imagem salva e armazenada em JPEG XL. Os desenvolvedores da extensão do arquivo prometem mais qualidade com uso de proporção de codec menor do que o típico 20:1 a 50:1 e codificação e decodificação sem aceleração da máquina, computador ou dispositivo móvel.


Alberto Barbosa

Formado em jornalismo no ano de 2012 pelo Centro Universitário FIAM, atuou em diversos segmentos da comunicação como editoras e sites de conteúdo esportivo. Foi editor e repórter do Universo dos Sports e hoje é, além de freelancer, Editor-Chefe do Futebol Latino e também do blog eMania.


Artigos relacionados