Apesar da inegável evolução tecnológica ao longo das décadas, o espaço de relatos fotográficos ainda tem enorme importância em eventos de grande escala. Mesmo que eles se tratem de situações trágicas como, por exemplo, a guerra Rússia – Ucrânia.
Dentro desse contexto, apesar do trabalho exaustivo de repórteres e apresentadores, o papel exercido pelos fotógrafos traz um complemento necessário para dimensionar os fatos. Afinal, visualizar o cenário devastador através dos cliques de uma câmera causam o impacto que choca. Porém, que também traz diversas pessoas a dura realidade existente desde 24 de fevereiro do ano passado. Na data em questão, aconteceu a primeira investida russa em solo ucraniano.
Pensando nesse contexto, o Blog eMania traz abaixo algumas imagens em momentos distintos do conflito que já acumula números alarmantes. Ao menos, de acordo com as estatísticas divulgadas pela agência internacional de notícias Reuters. Seriam quase três milhões de pessoas desalojadas, 15 mil mortes e prejuízo que chegaria a casa dos 119 bilhões de dólares. Quantia essa que, na conversão atual, equivale a R$ 602 bilhões.
No caso específico de mortes referentes a russos e ucranianos, existe uma divergência de dados por parte de Moscou, fontes relacionadas a inteligência americana e também o governo da Ucrânia. Enquanto a estimativa feita por Kiev dá conta de 1,3 mil soldados mortos, a capital da Rússia aponta apenas 500 mortes de militares da força russa. Porém, os americanos calculam que as perdas são maiores, circulando entre dois até quatro mil soldados.