A Olympus é outra grande marca que se firmou no mercado e fabricação de câmeras digitais. Ganhando fama principalmente nos anos 1990 e começo da década de 2000 com as câmeras portáteis digitais, as atividades da empresa começaram lá em 1919, com o nome original Takachiho Seisakusho. O objetivo inicial era fabricar o primeiro microscópio do Japão.
Quase 100 anos depois, a Olympus chegou ao patamar de corporação global e além das câmeras fotográficas, a marca possui vários outros produtos como gravadores de voz e equipamentos médicos avançados e da mais alta tecnologia.
Atividade humanitária
A Olympus tem como conceito a filosofia de gestão “Involvement, Insight and Inspiration”. Isso reflete na atuação e envolvimento social que a marca tem, como trabalhos sociais, ajudar pessoas e promover programas de vida saudável em comunidades mais pobres de todo o mundo. Segundo a Olympus, isso se mostra desde os primórdios, quando a marca desejava produzir microscópios para apoiar e ajudar o desenvolvimento médico japonês e mundial.
É devido a essa filosofia também que a Olympus tem o slogan “Your Vision, Our Future” (A sua visão, o nosso futuro).
Cronologia da Olympus
Grande parte das marcas de câmeras fotográficas profissionais renomadas de hoje em dia começaram as atividades no início do século XX. Não foi diferente com a Olympus, que em 1919, sob o nome de Takachiho Seisakusho, produziu o primeiro microscópio do Japão. Neste início, o objetivo da companhia era produzir materiais para desenvolver o sistema médico do Japão. As câmeras digitais ficariam para o futuro.
O nome “Olympus” foi usado pela primeira vez para esses produtos em 1921. As câmeras fotográficas, que fariam da Olympus uma grande marca, surgiram em 1948. A “Olympus 35” foi lançada naquele ano, se tornando a primeira câmera de 35 mm do Japão, com um sistema de obturador de lentes.
Na década de 1940, a Olympus já estava consolidada nos maiores pólos tecnológicos do mundo, como o próprio Japão, Europa e Estados Unidos. A marca, inclusive, já tinha sedes em diversos países e uma das mais conhecidas era a Olympus Corporation da América, que fabricava produtos para os Estados Unidos, principalmente.
Nos anos 50, foi lançada ao mercado a câmera compacta AFL QuickFlash, que era totalmente automática; o sistema electrophoresis automático, uma impressora com dispositivo de íon e um protótipo de estática do transistor de indução. Em 1959, a Olympus lança a gastrocâmera GTF com fiberscope, para uso médico.
Com esta vasta lista, dá para perceber que a década de 50 foi promissora para a marca de origem japonesa.
O primeiro gravador de fita microcassete do mundo também é responsabilidade da Olympus, e foi lançado em 1969. Dois anos depois foi a vez do primeiro analisador clínico da marca, o Vanox e de um novo modelo de microscópio.
Foi em 1983 que a Olympus Corporation da América e a Olympus Camera Corporation se uniram e formaram a Olympus America Corporation Inc., que segue até hoje. Nos anos seguintes a marca lançou a linha industrial PK7000 automático, aparelhos de pré-transfusão, sistemas de teste de sangue, e analisador imunológico.
A Olympus foi responsável, também na década de 80, por trazer ao mercado endoscópios, sistema coletor ótico, e pelo desenvolvimento de um reagente que detectava os anticorpos da AIDS – doença tão temida na época.
Ainda no ramo da medicina, a Olympus avança mais uma vez, em 1991, com o lançamento da menor câmera de endoscopia do mundo, a InfinityStylus OTF-F2.
Advento das câmeras fotográficas da Olympus
Apesar de ter dedicado grande parte do portfólio a materiais médicos e no avanço da medicina japonesa e mundial, a Olympus se destacou também no ramo fotográfico.
A câmera Olympus Flex, com lentes reflexas, foi lançada no mesmo período – começo dos anos 50 – e antes mesmo do fim da primeira metade da década, o equipamento já era usada por muitos fotógrafos amadores e profissionais.
A produção de câmeras fotográficas da Olympus foi muito rápida. Em 1955, outra máquina foi lançada, a Olympus Wide. Esse equipamento inspirou várias outras marcas a fabricarem câmeras com ângulo largo.
Quatro anos depois, em 1959, foi lançada a Olympus Pen Half-Frame. Em 1963, a Olympus Pen F é criada e ganhou o título de primeira câmera única de reflexo de lente.
Em 1972, a Olympus inventa o sistema OM e é considerada pioneira no desenvolvimento de câmeras SLRs compactas, abrindo um leque para diversas outras marcas fazerem o mesmo.
Outro marco na história das câmeras fotográficas da Olympus aconteceu em 1978, quando câmeras compactas e de uso pessoal, e não profissional começaram a ser comercializadas.
Câmeras digitais
As primeiras câmeras digitais da marca foram fabricadas em 1996. Uma delas é a Deltis VC-1100, que foi a primeira câmera fotográfica digital com sistema de transmissão de fotos. Este equipamento foi premiado no ano de lançamento.
As câmeras Stylus, digitais e de alta resolução, foram lançadas na mesma época e atingiram um recorde de indústria, com 10 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.
A marca abriu o século XXI novamente na vanguarda, com a fabricação da primeira câmera de impressão digital dos Estados Unidos.