Friozinho aparecendo e não há nada melhor do que chegar em casa do trabalho ou esperar o final de semana para ver um bom filme debaixo das cobertas, certo? Pensando nisso, este mês estamos fazendo um especial dos melhores filmes sobre fotografia já lançados. Hoje, falaremos um pouco sobre o filme canadense, Repórteres de Guerra, com direção assinada por Steven Silver.
Repórteres de guerra, de 2010, se baseia no livro biográfico The Bang-Bang Club: Snapshots from a Hidden War. A obra traz Taylor Kitsch e Ryan Phillipe numa história real de um grupo formado pelos fotojornalistas Ken Oosterbroek, Kevin Carter, João Silva e Greg Marinovich. Os dois últimos, aliás, são autores do livro em que o filme tem base.
Contexto
A trama se centra na tarefa dos fotógrafos de cobrir as primeiras eleições africanas após o Apartheid, em 1994. Por conta do ambiente de absoluta tensão, era nítido o risco de morte além da visível situação de miséria vivida pelo povo sul-africano.

Em suma, pode se dizer que o filme começa pelo final. Isso porque Kevin recebe seguidas perguntas de repórter, em um programa de rádio, se ele salvou a criança das garras de um abutre. A saber, a situação faz referência a uma fotografia que Carter capturou e que lhe rendeu um prêmio Pulitzer.
A partir daí, o filme passa a contar a história do início e contextualiza a sucessão de acontecimentos e eventos pelos quais o grupo de fotógrafos passa.
O trabalho deles consiste em capturar para o jornal em que trabalham, fotografias que retratem o momento de tensão no país. A grande questão do filme é justamente a posição da imprensa no meio do caos e a forma como ela retrata o confronto.
Em Repórteres de Guerra, vemos que a morte é capturada de perto pelos fotógrafos, que mais parecem urubus ávidos por carniça e precisam registrar o ocorrido adotando, entretanto, uma postura de imparcialidade, sem se envolverem com o que está acontecendo.
Ficha Técnica
Nome original: The Bang Bang Club (2010)
Diretor: Steven Silver
Roteirista: Greg Marinovich
Música: Philip Miller
Elenco: Ryan Phillippe, Taylor Kitsch, Malin Akerman, Frank Rautenbach, Russel Savadier
Duração: 106min
