Home»Artigos de Foto e Vídeo»OS MELHORES FILMES SOBRE FOTOGRAFIA: REPÓRTERES DE GUERRA

OS MELHORES FILMES SOBRE FOTOGRAFIA: REPÓRTERES DE GUERRA

eMania
5
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Friozinho aparecendo e não há nada melhor do que chegar em casa do trabalho ou esperar o final de semana para ver um bom filme debaixo das cobertas, certo? Pensando nisso, este mês estamos fazendo um especial dos melhores filmes sobre fotografia já lançados. Hoje, falaremos um pouco sobre o filme canadense, Repórteres de Guerra, com direção assinada por Steven Silver.

Repórteres de guerra, um filme de 2010 – baseado no livro biográfico “The Bang-Bang Club: Snapshots from a Hidden War” – traz Taylor Kitsch e Ryan Phillipe numa história real de um grupo formado pelos fotojornalistas Ken Oosterbroek, Kevin Carter, João Silva e Greg Marinovich (os dois últimos, autores do livro em que o filme é baseado) que possuem a tarefa de cobrir as primeiras eleições africanas após o Apartheid em 1994, correndo o risco de morrerem e presenciando a miséria do povo africano.

O filme começa pelo final: o fotógrafo Kevin Carter é perguntado sucessivas vezes por uma repórter em um programa de rádio se ele havia salvado a criança que estava prestes a ser devorada por um abutre. A situação faz  referência a uma fotografia que Carter capturou com essa composição e que lhe rendeu um prêmio Pulitzer.

A partir daí, o filme passa a contar a história do início e contextualiza a sucessão de acontecimentos e eventos pelos quais o grupo de fotógrafos passa.

O trabalho deles consiste em capturar para o jornal em que trabalham, fotografias que retratem o momento de tensão no país. A grande questão do filme é justamente a posição da imprensa no meio do caos e a forma como ela retrata o confronto.

Em Repórteres de Guerra, vemos que a morte é capturada de perto pelos fotógrafos, que mais parecem urubus ávidos por carniça e precisam registrar o ocorrido adotando, entretanto, uma postura de imparcialidade, sem se envolverem com o que está acontecendo.

Ficha Técnica

Nome original: The Bang Bang Club (2010)

Diretor: Steven Silver

Roteirista: Greg Marinovich

Música: Philip Miller

Elenco: Ryan Phillippe, Taylor Kitsch, Malin Akerman, Frank Rautenbach, Russel Savadier

Duração: 106min

Post anterior

PhotoConsortium mantém acervo de fotos históricas em um período equivalente a 100 anos

Próximo post

Essential Phone terá espaço para supercâmera acoplada sem o uso de fios