Em momento histórico onde o uso de Inteligência Artificial (IA) é crescente (também) no mercado fotográfico, as companhias buscam soluções para garantir a transparência na produção de conteúdo. E, recentemente, a gigante também na área da fotografia Panasonic deu passo importante nesse sentido.
Isso porque a empresa originária do Japão entrou para a Content Authenticity Initiative (CAI). Em tradução literal, Iniciativa para a Autenticidade de Conteúdo. Entidade essa, aliás, em que já estão presentes outros players de grande relevância no setor como Canon, Fujifilm, Leica e Nikon.
O principal trabalho da CAI se volta para o desenvolvimento de sistemas que consigam atestar o uso de Inteligência Artificial nas mais diferentes imagens. Algo que, inegavelmente, é visto como ponto fundamental para garantir a reputação das mais diferentes partes do setor. Sejam eles fabricantes de câmera, fotógrafos ou até mesmo o público apreciador da arte.

‘Contribuir para o ecossistema’
Toshiyuki Tsumura, executivo na Divisão de Negócios para Soluções de Imagens da Panasonic, falou sobre o tema no blog oficial da companhia. A declaração teve tom, essencialmente, de contribuição com o ecossistema em diferentes aspectos na área da fotografia:
“Ao ingressar na CAI, temos o compromisso de contribuir para o ecossistema, garantindo a autenticidade do conteúdo digital, e promovendo um ambiente de confiança e transparência on-line.”
‘Comprometida com a inovação’
Quem também abordou de maneira elogiosa a chegada da Panasonic na iniciativa da área de fotografia foi um integrante da área diretiva do CAI. Mais precisamente, o Head da área Jurídica e de Educação da entidade, Santiago Lyon:
“Estamos muito animados em receber a Panasonic na comunidade CAI. A empresa provou estar comprometida com a inovação implacável, capacitando os fotógrafos com tecnologia de ponta – desde as primeiras câmeras digitais e superzoom até seu trabalho inovador, redefinindo a fotografia sem espelho e oferecendo ainda uma variedade de gravadores de câmera para uso do consumidor e para transmissão. Adicionar Credenciais de Conteúdo às suas ferramentas líderes do setor é um próximo passo lógico no caminho da inovação.”
