Inteligência Artificial da Meta recorta objetos em fotos instantaneamente

1 891

Antes de qualquer informação referente a Meta, é importante mencionar que existem complexos sistemas de edição que fornecem ótimos serviços de recortar objetos em uma fotografia. Alguns exemplos estão, relacionados, por exemplo, a software produzidos pela Adobe além da própria Apple e uma capacidade importante de remoção de itens para potencializar elementos artísticos de uma imagem.

Todavia, a inteligência artificial (IA) apresentada pela companhia que é controladora do conglomerado de empresas pertencentes a Mark Zuckerberg apresenta um grau de precisão e detalhamento em reduzido espaço de tempo que podem trazer um novo marco no exercício de edição de fotos.

Isso porque, através do código de programação baseado em múltiplos prompts de imput, a IA da Meta é capaz de fazer um quase que instantâneo trabalho de rastreamento e isolamento dos mais diferentes tipos de componentes que existem em uma imagem. Fazendo, inclusive, uma demonstração com cores destacadas sobre quais são as diferentes opções de extração existentes em uma única fotografia como é possível ver abaixo.

inteligencia-artificial-da-meta-recorta-objetos-em-fotos-instantaneamente-Blog-eMania-1
Divulgação/Meta

Segundo o que foi detalhado pela Meta na primeira apresentação do SAM (sigla de Segment Anything Model ou, em tradução literal, Modelo que Segmenta Qualquer Coisa), os resultados atuais desta inteligência artificial se basearam em um exaustivo processo de repetição do funcionamento da engine baseada em segmentação de ‘máscaras’. Podendo, assim, aprimorar a quantidade de pontos segmentáveis nas mais diferentes imagens por parte do SAM.

“As capacidades avançadas da SAM são o resultado de seu treinamento em milhões de imagens e máscaras coletadas através do uso de um ‘motor de dados’ model-in-the-loop”. Os pesquisadores utilizaram o SAM e seus dados para anotar as imagens interativamente e atualizar o modelo. Este ciclo foi repetido muitas vezes para melhorar tanto o modelo quanto o conjunto de dados”, informou a Meta.

inteligencia-artificial-da-meta-recorta-objetos-em-fotos-instantaneamente-Blog-eMania-2
Divulgação/Meta
inteligencia-artificial-da-meta-recorta-objetos-em-fotos-instantaneamente-Blog-eMania-3
Divulgação/Meta

“Após anotar máscaras suficientes com a ajuda do SAM, fomos capazes de aproveitar o sofisticado design ambíguo do SAM para registrar novas imagens totalmente automaticamente. Para isso, apresentamos o SAM com uma grade de pontos em uma imagem e pedimos ao SAM que segmente tudo em cada ponto. Nosso conjunto de dados final inclui mais de 1,1 bilhão de máscaras de segmentação coletadas em mais ou menos 11 milhões de imagens licenciadas e que preservam a privacidade”, acrescentou a empresa radicada na Califórnia.

você pode gostar também
1 comentário
  1. Johnny Diz

    Existe um programa para editar fotos com inteligencia artifical muito interesante que tem uma funcionalidade muito parecida. A verdade é que a IA esta cada vez mais avançada e muitas coisas que antes tinham que ser feitas manualmente estão sendo rapidamente reemplazadas pela IA. Muitas inclusive superando os resultados feitos por uma pessoa.

    O programa que recorta as imagens é o Luminar Neo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.