Home»Dicas de Fotografia»Maneiras para se pensar como um fotógrafo profissional

Maneiras para se pensar como um fotógrafo profissional

eMania
18
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Já falamos por aqui que existem diversas diferenças entre um fotógrafo profissional e um amador, e elas não se resumem a apenas a questão de quem ganha mais dinheiro com a fotografia.
O fotógrafo profissional tende a pensar de maneira diferente Ele possui atitudes diferentes em relação ao que fazer quando ele vai fotografar e quando ele vai explorar o ambiente que será fotografado. Isso, no entanto, não quer dizer que um fotógrafo amador não possa pensar fora da caixa também. Por isso, selecionamos algumas maneiras que você pode pensar de forma mais profissional quando for se aventurar no mundo da fotografia.

Cuide bem do que equipamento

Já que o fotógrafo profissional ganha a vida com o seu equipamento fotográfico, eles tendem a ser muito mais cuidadosos com as câmeras profissionais e as lentes fotográficas.
Grandes nomes da fotografia mundial afirmam que limpam as lentes que possuem sempre que terminam um trabalho, não importando o quão cansados estão.
Siga o mesmo exemplo e mantenha suas lentes longe de marcas de dedos, ou poeira, assim como o sensor da sua câmera. Desse modo, seu equipamento pode durar e valer muito mais quando você precisar vendê-lo.

Familiarize-se com a cena

Se você for reparar, vai perceber que a maioria dos profissionais da fotografia, principalmente os especializados em paisagem, quando vai à ação, não costuma começar a fotografar assim que chega a um destino.
Os melhores profissionais vão passar algum tempo a familiarizar-se com o lugar. Eles reservam um tempo para explorar os melhores ângulos de imagem possíveis. Se a luz não estiver correta, eles vão esperar até que ela melhore, ou até mesmo, vão considerar voltar no dia seguinte.

fotografo profissional

Aplique as regras, mas não fique presa a elas

Na maioria dos cenários, mesmo os fotógrafos profissionais utilizam a regra dos terços para fotografar. E ela é importante – até essencial – em várias situações. Mas vai haver ocasiões em que será necessário quebrar até regras como essa.
Talvez você tenha uma árvore bem no meio do enquadramento, ou vai ter de fotografar com a câmera direcionada ao sol, ou não vai ter elementos que podem ajudar como molduras.
Se a imagem for forte em outros sentidos, ou se a iluminação estiver magnífica, não há razão em seguir as regras de composição só por segui-las. É como música: se os grandes compositores nunca tivessem experimentado “novas regras”, as novidades nunca iam aparecer.

Faça pesquisas e tente o acesso

Fotógrafo Profissional sempre tenta ter acesso especial a algum lugar só para que eles consigam imagens que fujam do aspecto “turístico”; e você devia fazer o mesmo.
Se você conseguir fotografar de diferentes lugares, vai poder explorar ângulos que a maioria dos fotógrafos amadores não explora e, consequentemente, conseguir fotografias incríveis que ninguém mais vai ter, afinal, é uma minoria que pensa em pedir acesso especial a lugares que deseja fotografar.

Conheça o seu modelo

Principalmente na fotografia documental, os fotógrafos devem estabelecer algum tipo de conexão e relacionamento com o modelo retratado, afinal, não é apenas a imagem daquela pessoa; a fotografia deve passar uma história, um sentimento. É preciso mostrar que o profissional se importa com a história por trás daquela pessoa – na verdade, é preciso se importar.

fotografo profissional
Não importa se o modelo é vítima de uma catástrofe, tragédia, ou se está representando algo feliz, conhecer a fundo a personalidade do modelo pode ajudar a passar esses sentimentos através da fotografia.
Além disso, é muito importante evitar apontar a câmera e já fotografar. A maioria das pessoas tem receio em ser registrada por uma câmera fotográfica e precisa se sentir a vontade antes disso. Conhecer e se relacionar com ela é uma maneira de amenizar esse “vergonha”.

Post anterior

Leica lança a Leica M-D, uma câmera compacta sem visor LCD

Próximo post

Saiba como utilizar melhor a câmera do iPhone