PhotoConsortium mantém acervo de fotos históricas em um período equivalente a 100 anos

0 626

Ninguém pode negar que conhecer a história da fotografia é elemento fundamental para entender o que já foi aplicado, o que pode ser melhorado e até mesmo captar algumas influências que possam deixar o seu trabalho ou mesmo estilo ainda mais incrementados.

Isso, inclusive, faz parte dos costumes de uma pessoa que gosta não apenas de empunhar uma boa câmera, encontrar a melhor luz, investir nos melhores equipamentos e sair fotografando por aí. Antes de espalhar suas ideias, os curiosos pelo mundo da fotografia observam horas a fio sobre o tema.

Porém, por questões lógicas e tecnológicas, conseguir captar um amplo leque de fotos verdadeiramente históricas mesmo com o advento da internet ainda é um trabalho que necessita de tempo e muita disposição. Isso porque, na maioria dos casos, elas estão hospedadas nos mais diferentes sites.

Evitando que esse problema de imagens excessivamente espalhadas ou mesmo de origem dúbia passem por verdadeiras joias da história da fotografia, um projeto de origem europeia chamado de Europeana Photography faz com que exista uma recuperação gigantesca de imagens que são capazes de retratar 100 anos de história apenas em imagens.

photoconsortium-mantem-acervo-recheado-de-fotos-historicas-em-otimas-condicoes-eMania-1-29-05

Devido a sua parceria implementada desde 2012 com diversos institutos, academias e departamentos culturais da Espanha, França, Grécia, Itália, Reino Unido, dentre outras associações, existe uma amplitude quase que incontável das imagens que podem ser encontradas através do portal da Europeana.

Para se ter uma ideia desse espírito de grandeza, calcula-se que as fotos expostas mais precisamente nesse link estão em uma abrangência de 34 países retratados em um acervo de mais de 2,3 milhões de fotografias e que segue em atualização.

Apesar do nome sugerir uma aproximação maior dos retratos em relação apenas a uma demonstração do mundo no Velho Continente entre os anos de 1839 a 1939, é possível também encontrar imagens extremamente icônicas como, por exemplo, o Yosemite Valley, região montanhosa do estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

photoconsortium-mantem-acervo-recheado-de-fotos-historicas-em-otimas-condicoes-eMania-3-29-05

Por um sistema de busca altamente preciso e simples, qualquer termo pode ser procurado e, ao lado esquerdo dos resultados, estão inclusive dispostos itens para refinar um pouco mais a sua busca, como apenas imagens, imagens e textos, imagens, textos e vídeos, possibilidade de uso, idioma etc.

As contribuições mais vultuosas do Europeana Photography pertenciam inicialmente ao Instituto de Estudos Culturais (Institute for Cultural Studies – KU Leuven) que fica na Bélgica. Mas, nesse caso, quem tem a responsabilidade de tocar o projeto em questão é o Consórcio Interacional do Patrimônio Fotográfico, conhecido comumente como PHOTOCONSORTIUM e sediado na cidade de Pisa, Itália.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.