Portfólio de Fotografia: 7 razões para você montar um hoje mesmo!

0 223

Fotógrafos profissionais precisam encontrar formas de divulgar o seu trabalho e encontrar novos clientes sempre. Com a concorrência crescendo nesse mercado, é importante usar de todas as ferramentas disponíveis para fazer seu negócio de fotografia crescer.

Nesse contexto, um portfólio de fotografia é uma excelente ideia para dar os primeiros passos na divulgação de seu trabalho. Seja um álbum online ou mesmo uma opção impressa, essa ferramenta é indispensável para trazer novos clientes.

Veja neste post as 7 principais razões para ter um portfólio de fotografia o quanto antes e descubra por que ele é tão importante para sua carreira. Confira!

1. Mostrar o seu Talento Totográfico

O primeiro motivo para montar um portfólio de fotografia é divulgar o seu trabalho, sem dúvida. Não basta dizer que você é um ótimo fotógrafo ou entregar um extenso currículo para conseguir um novo trabalho.

Os seus potenciais clientes desejam ver as suas imagens, a forma como você fotografa e, em alguns casos, as suas habilidades de edição de fotos também. Não existe forma melhor de mostrar tudo isso além de um portfólio de fotografia.

Com ele em mãos ou na web, seus clientes podem conferir suas fotografias e suas habilidades como profissional. E já nesse primeiro contato é possível perceber se o seu estilo se encaixa com o que o cliente deseja ou não!

2. Criar um posicionamento mais forte

O mundo fotográfico está cada dia mais concorrido e cheio de novos profissionais entrando no mercado. Para completar existe uma infinidade de estilos fotográficos, desde fotos de casamento até retratos de pets.

Para ganhar visibilidade e atrair mais clientes você precisa se diferenciar de toda essa concorrência. O portfólio de fotografia é uma excelente forma de conquistar esse posicionamento, sabia?

Afinal, as pessoas que escolherem você estarão fazendo isso pelas suas imagens e não por outros aspectos. E acredite, suas fotos são as únicas coisas que ninguém pode tirar de você ou copiar.

Outro fotógrafo até pode se inspirar e tentar fazer algo parecido, mas ainda faltará a sua perspectiva e o seu olhar clínico. Portanto, use o portfólio de fotografia para se diferenciar de todo resto e atrair os seus clientes.

Outra vantagem de um portfólio é mostrar qual é a usa especialidade logo de cara. O cliente vê as suas imagens e já entende em que estilos você costuma trabalhar, logo você não corre o risco de atrair potenciais clientes que não é capaz de atender.

3. Ficar mais próximo do cliente

Imagens conectam e você, como profissional de fotografia, deveria saber disso melhor do que ninguém. Então, por que não usar o seu portfólio de fotografia para se conectar com seus clientes nas redes sociais, por exemplo, e atraí-los para conhecer o seu trabalho?

No Instagram, por exemplo, você pode postar quantas fotos quiser e usar as hashtags para atrair as pessoas que têm os mesmos interesses que você. Assim, uma noiva em busca de fotos para casamento terá mais probabilidade de encontrá-lo na internet e fechar um contrato, por exemplo.

Sendo assim, não subestime o poder de um portfólio de fotografia para divulgar o seu trabalho, online ou offline, e fazer com que novos clientes surjam para contratá-lo.

Aproveite e coloque suas informações de contato próximas às imagens para que as pessoas consigam encontrá-lo mais facilmente. Depois disso, é bem provável que o número de contratos aumente em sua carteira de clientes.

4. Expandir seu território de atuação
Portfólio de fotografia: 7 razões para você montar um hoje mesmo!

Com o avanço da internet não existe mais limitação geográfica para nada, incluindo para encontrar novos clientes e expandir sua área de atuação como fotógrafo.

Basta usar as ferramentas corretas para fazer as pessoas conhecerem o seu trabalho e, assim, conquistar novos clientes todos os dias. Logo, não deixe de usar essa grande vantagem de um portfólio online e expandir o seu negócio para regiões carentes por esse tipo de serviço.

Você pode descobrir, através dessa pesquisa e trabalho, que a cidade próxima de você precisa de um profissional especializado em foto de infantil, por exemplo. Então por que não se posicionar como o melhor profissional em sua região e “abocanhar” esses clientes famintos por serviços de qualidade?

Não marque bobeira e nem deixe dinheiro jogado a mesa para seus concorrentes. Crie um portfólio de fotografia e esteja à frente de seu mercado e região de atuação.

5. Criar outras formas de monetização

Você já ouviu falar em bancos de fotos? Pois é, são ótimas formas de monetizar a sua fotografia quando está difícil conseguir novos trabalhos.

Basta selecionar suas melhores imagens e subir nesses sites. Em troca você recebe algum dinheiro, toda vez que sua foto é baixada e usada.

Você pode aproveitar esses sites para criar um portfólio de fotografia e ainda ganhar dinheiro em cima de suas fotos que ficam paradas ali. Basta usar a criatividade, criar novas imagens, fazer seu cadastro nesses bancos e ganhar dinheiro.

6. Coletar depoimentos e avaliações

A maioria dos serviços de portfólio de fotografia online permite a inserção de avaliações e comentários sobre as suas fotos. Isso quer dizer que seus clientes e seguidores podem opinar sobre o seu trabalho pela web.

Essa interação permite que você capture depoimentos de clientes satisfeitos e use como ferramenta de venda para novos clientes. Afinal, se todas as pessoas falam bem de seu trabalho, os potenciais compradores confiaram em você na hora de fechar o contrato.

Por outro lado, as avaliações negativas também são válidas. Elas ajudam a entender onde você está errando e o que precisa fazer para melhorar o seu trabalho como fotógrafo.

7. É mais barato do que um site!
Portfólio de fotografia: 7 razões para você montar um hoje mesmo!

Por último, mas não menos importante, ter um portfólio de fotografia pode ser mais barato do que criar um site.

Não estou dizendo que você deve deixar de criar um site. Mas, caso não tenha como fazer agora por falta de recursos, uma boa ideia é começar com um portfólio online.

Essas páginas na web permitem que as pessoas vejam suas fotos e conheçam um pouco mais sobre seu trabalho. Além disso, há ferramentas gratuitas que você pode usar para divulgar suas fotos e atrair novos clientes.

E aí, já tem um portfólio de fotografia? Compartilhe como essa ferramenta tem ajudado o seu trabalho como fotógrafo profissional, abaixo.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.