A oportunidade de demonstrar seu trabalho ou mesmo de exercitar o sentimento de competição e comparação é algo que combina com o mundo da fotografia. Para que isso seja possível, um concurso de fotografia gratuito é uma excelente oportunidade. Logo, ganha ainda mais importância a ideia sob promoção da Prefeitura do Rio de Janeiro. A iniciativa em questão recebeu o nome de “Olhos de Ver – Edição Olhos de Reviver Centro”.
Na iniciativa do poder público, qualquer pessoa pode enviar até dez imagens para concorrer ao concurso de fotografia gratuito. Entretanto, a condição é de que elas retratem situações que aconteçam nas regiões do Centro ou da Zona Portuária.
A limitação geográfica ocorre, justamente, por serem áreas sob os cuidados do projeto de recuperação com nome de Reviver Centro. A saber, esse projeto engloba aspectos culturais, econômicos, sociais e urbanísticos.
Detalhes técnicos
Para participações válidas, os concorrentes precisam enviar as imagens sem recursos de montagem, edição exagerada ou inserção de efeitos especiais em dois modelos: impresso (em papel fotográfico 15×15, com resolução mínima de 300 PPP) e digital (jpg, com 1080×1080 pixels e resolução de 300 PPP). Não há limitação no fato dos cliques feitos por sua câmera fotográfica serem coloridos ou em preto e branco.
A comissão julgadora das imagens vencedoras do concurso, segundo informação da própria Prefeitura do Rio de Janeiro, será formada “por técnicos do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) e membros da sociedade civil”. Os interessados em aderirem ao concurso de fotografia em questão podem enviar suas imagens até o dia 25 de março. Sendo que as 60 melhores imagens selecionadas, não havendo critério de posicionamento, estarão inclusas em uma série de cartões postais digitais batizada produzido pelo Olhos de Ver.
Para saber maiores informações e possíveis dúvidas que possam surgir, o regulamento do concurso na íntegra, o governo da capital carioca publicou aqui o regulamento na íntegra.
E você, gostou da iniciativa? Tem vontade de que na sua cidade haja algo parecido? Deixe a sua opinião e sugestão nos comentários!