Protestos nos EUA: as fotos mais chocantes dos atos anti-racismo

0 420

Se desde o último mês de março o assunto que tem tomado conta do noticiários ao redor do mundo (com razão) tem sido a pandemia do novo coronavírus, desde o trágico falecimento de George Floyd nos Estados Unidos, a onda intensa de protestos em solo norte-americano tem sido capaz de “disputar” espaço nos assuntos mais comentados seja pela mídia tradicional ou mesmo nas redes sociais.

protestos-nos-eua-as-fotos-mais-chocantes-dos-atos-anti-racismo-Blog-eMania-03-06
Foto: AFP/Facebook/Darnella Frazier

Tudo começou quando, no último dia 25 de maio, o estadunidense ex-segurança foi acusado de tentar fazer uma compra portando uma nota de 20 dólares falsa na cidade de Minneapolis, no estado do Minnesota.

Elemento esse que poderia justificaria uma abordagem policial a George, porém a mesma ocorreu diante de uma truculenta ação onde, mesmo diante de seus apelos, ele teve seu pescoço continuamente pressionado pelo joelho do policial Derek Chauvin mesmo com outros quatro policiais em processo de imobilização. Depois de ficar inconsciente já no local, George veio a falecer onde a autópsia comprovou como causa da morte “asfixia mecânica”, provocada por uma forte pressão na região do pescoço. Toda a ação foi filmada pela câmera de um celular.

protestos-nos-eua-as-fotos-mais-chocantes-dos-atos-anti-racismo-Blog-eMania-1-03-06
Foto: Handout/Hennepin County Jail/AFP

Mediante a esse claro cenário de abuso de autoridade contra um negro, protestos nos EUA tanto no ambiente virtual como nas ruas de vários lugares do país tem sido organizados com larga adesão da população. Alguns deles, infelizmente, com forte caráter de violência e depredação do patrimônio público, fator que tem deixado os ânimos entre manifestantes e policiais cada vez mais tensos no país.

Por isso, o Blog eMania separou algumas imagens significativas para demonstrar a dimensão dos protestos que tem ocorrido em solo norte-americano mesmo diante de uma pandemia. Capazes, inclusive, de gerarem momentos de tensão pensando no principal símbolo da democracia dos Estados Unidos (a Casa Branca) que chegou a apagar suas luzes na noite de um dos protestos em Washington.

Confira abaixo algumas imagens:

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.