As filmadoras prosumer/portáteis profissionais que já são usadas por anos continuam a evoluir. Essas câmeras são boas para alguns dos nichos mais específicos e também estão com maior demanda atualmente. Tanto que Panasonic anunciou sua mais nova câmera portátil: a Filmadora Panasonic PX230, que tem a maioria dos recursos de sua antecessora a Filmadora Panasonic AJ-PX270, mas remove alguns recursos que podem ser importantes para sua operação, tais como rede (com e sem fio), proxy e Genlock/TC. Porém todas essas reduções ajudam a diminuir o custo que em última instância ajuda o consumidor final ao trazer o preço para US $ 4.000. Embora a Filmadora Panasonic PX230 não tenha capacidade de filmar em 4K internamente como outras câmeras portáteis que temos visto por ai – particularmente da Sony – ela ainda tem a capacidade de filmar em 1080p de alta qualidade até 60 fps, e os registros são feitos internamente em 10-bit 4:2:2 AVC-Intra em até 200Mbps.
Esta nova câmera não é uma que visa obra narrativa, graças aos seus sensores de 1/3”, que são relativamente pequenos, mas deve ser bem-vinda em documentários, entrevistas, natureza, educação e até mesmo eventos ao vivo. Isso significa que muita gente vai ficar feliz em saber que existe mais opções para gravações em filmadoras portáteis.
Não existem imagens feitas com a nova PX230 ainda, mas espera-se que ela seja semelhante a alguns clipes filmados com a sua irmã mais velha, a PX270, pois elas compartilham muito da mesma tecnologia. Falando em tecnologia, a seguir estão as suas especificações.
Principais especificações para PX230:
Três sensores 1/3″ 3MOS de 2,2 MP
Lentes: 3,9 a 86 milímetros (equivalente a 28 a 616 milímetros em um sensor completo de 35mm) f/1,6-3,2
Resoluções:
1920 x 1080 / 59.94p, 59.94i, 29.97pN, 23.98pN e 50p, 50i, 25pN
1280 x 720 / 59.94p, 29.97pN, 23.98pN e 50p, 25pN
720 x 480 / 59.94i, 29.97p e 50i, 25p
Formatos de gravação: AVC-Intra200, AVC-Intra100, AVC-Intra50, AVC-LongG50, AVC-LongG25, AVC-LongG12, DVCPRO HD, DVCPRO50, DVCPRO, DV
Ganho: -3 a 36 dB
Lentes Óptica com 22x Zoom e Estabilização Óptica de Imagem
Curvas de Gama: HD, SD, FILMLIKE 1, FILMLIKE 2, FILMLIKE 3, filme-REC, VIDEO-REC
Anéis Individuais de zoom, foco e iris
Gravação com Variable Frame Rate (Taxa de quadros variável)
Visor LCD 3.5″ e OLED 0,5″
Duas entradas de áudio XLR
Entradas para 3G-SDI e HDMI
Dois Slots para de cartões de memória microP2
ND Limpo de 1/4, 1/16, 1/64
Consumo de energia: 19.5W com LCD
Preço: $ 4.000
E aqui está algo mais sobre os codecs AVC especificamente, já que há tantos nessa câmera:
AVC-Intra: Um método de compressão intra-frame para uma ótima qualidade de imagem. Para além do codec AVC-Intra100/50 convencional, a PX230 apresenta o codec AVC-Intra200 com duas vezes a taxa de bits (10 bits 4:2:2, com uma taxa de bit de cerca de 200 Mbps para 1.080/59.94i ).
AVC-LongG: Um método de compressão inter-frame que atinge a gravação HD de alta qualidade a uma taxa de bits baixa. Ideal para fornecimento do conteúdo para exibição direta a partir do local de filmagem e para fluxos de trabalho que usam conteúdo transferido através da internet. Três taxas de bits estão disponíveis: AVC-LongG50/25/12 Mbps. AVC-LongG25 fornece qualidade 10-bit/4:2:2, a uma taxa de aproximadamente 25 Mbps bits.
A câmera utiliza cartões microP2 assim como o PX270, que são essencialmente cartões de memória personalizados SD da Panasonic. Não vai ser a câmera para todos, mas para aqueles que precisam de algo como, por exemplo, uma lente de filmagem muito larga e muito longa, grandes codecs, e informações de cor sólida internamente gravadas graças ao armazenamento 10-bit 4:2:2 (em oposição a 8-bit 4:2:0), esta pode ser uma câmera que vale a pena dar uma olhada, nem que seja para ver que ela realmente não é o que você precisa.