Um dos maiores sonhos de qualquer fotógrafo profissional ou amador é chegar a equação perfeita entre eficiência e acessibilidade. Ou seja, ter a máquina fotográfica mais versátil possível dentro do orçamento que se tem à disposição. E isso foi levado à sério pela Viltrox no lançamento de um dos seus equipamentos mais recentes, a Viltrox 28mm f/4.5.
Indo ao encontro de conceitos prioritários da companhia, o modelo de 28mm tem boas características dentro da proposta. A começar pela lente de seis elementos, em seis grupos, que inclui duas lentes esféricas e duas de baixa dispersão (ED). O diâmetro e o comprimento das lentes da Viltrox são de 6,03 por 1,53 cm.
Com motor de foco VCM, o equipamento ideal para câmeras full frame traz um ângulo de visão de quase 74° (73,42, mais precisamente), abertura máxima de f/4.5 e distância mínima de disparo que chega a 0,3 m. Tudo isso mesmo composto por estrutura que pesa somente 60 gramas. Assim, ela se mostra um verdadeiro sonho para quem aprecia uma logística facilitada e prioriza se concentrar apenas nos cliques.
Mesmo quando se pensa no passar do tempo e o natural envelhecimento do modelo, a praticidade também aparece no método de obter atualizações. Isso porque uma porta de USB Tipo C figura na estrutura da parte metálica para futuras versões de firmware.
Pró e contra
De acordo com especialistas, as especificações da Viltrox 28mm f/4.5 podem trazer alguma frustração em ambientes de baixa luminosidade. Logo, ter a ciência de que um suporte para iluminação, caso queira potencializar sua capacidade, é opção válida.
Contudo, se estamos falando de contexto onde a luz natural é abundante e o plano de alcance é grande, esse equipamento funciona com notória eficiência. Principalmente, em razão do ágil sistema de foco automático e a consequente precisão dos objetos captados pela Viltrox 28mm f/4.5.