Dizer a frase que “uma imagem vale mais que mil palavras” parece algo tão batido, repetido seguidas vezes que, em determinadas ocasiões, simplesmente perdemos a noção de como essas palavras retratam algo tão importante não só para a história da fotografia, mas também pensando até mesmo no nosso cotidiano.
Isso porque, mesmo o nosso idioma sendo extremamente rico em expressões e, com o passar do tempo, ganha adaptações cada vez mais presentes na maneira de conversarmos, existem sensações, momentos e reações que simplesmente somos incapazes de traduzir mesmo que em um milhão de palavras. São nesses instantes que a imagem entra em ação e o resultado das Lentes da Câmera fala “mesmo sem dizer nada”.
Pensando nessa linha de raciocínio e mais uma vez exaltando a importância que a fotografia tem dentro de nossas vidas, o Blog eMania traz para você uma interessante seleção de imagens onde você simplesmente observando o cenário e seus elementos pode quase como se sentir dentro da situação retratada.
Veja a seguir estas Fotografia:
Os avanços da medicina nem sempre acabam sendo elementos que facilitam a vida de todos os profissionais do mundo. No caso retratado na imagem acima, por exemplo, todos os relatos da fotografia dão conta de que se trata de um transplante de coração que, para sem bem-sucedido, demandou nada menos do que 23 horas de trabalho. E, enquanto o cirurgião descansa sentado, ainda com a máscara de trabalho, seu assistente está simplesmente exausto no extremo canto direito da foto, entregue ao sono profundo.
Determinadas tradições são bem difíceis de serem explicadas, sendo seguidas muito mais pelo senso comum do que propriamente por uma explicação razoável. Na imagem acima, uma criança de origem cigana é incentivada por adultos a sua volta a fumar seguindo um ritual aplicado na época do Reveillón. Apesar desse tipo de prática ser mais comum em Portugal, mais precisamente na região de Vale do Salgueiro, essa fotografia foi batida na França.
O amor entre o ser humano e os animais pode alcançar níveis inimagináveis, significando nas situações mais extremas sacrifícios dos mais diversos. Na fotografia que vemos anteriormente, uma criança nas Filipinas não se importa com o fato de estar cercada de água por todos os lados, em extremo perigo, para salvar o pequeno cão que, como podemos notar, se sente bem seguro nas costas do garoto.
A religião em determinadas oportunidades pode acabar sendo motivo de discussões entre pessoas de diferentes pensamentos, porém, quando dedicada a uma causa nobre, ninguém dúvida que o seu propósito e força se tornam fundamentais. Esta fotografia acima, vemos vários monges budistas na Tailândia com várias tigelas nas mãos querendo arrecadar fundos para ajudar algumas regiões mais pobres do país.