Três qualidades essenciais para fazer sucesso no fotojornalismo

0 506

Trabalhar com as imagens é algo que todas as pessoas que gostam muito do mundo mágico da fotografia. Imagine só, viver um dia após o outro fazendo diversos recortes das mais variadas realidades possíveis nos lugares mais inóspitos do planeta? Fazer com que a sua mensagem, seja lá ela qual for, seja passada de um ângulo em muitas oportunidades jamais visto ou mesmo abordado pelo público de seu interesse? Isso tudo certamente é possível quando você decide seguir o caminho do fotojornalismo.

Certamente, todas essas possibilidades fazem com que qualquer pessoa que tenha o mínimo de afeição pela área fique, certamente, pensando como seria realizar essa quantidade de “sonhos” a cada dia de trabalho. E o melhor: Tudo isso ao mesmo tempo em que você consegue demonstrar todo o seu talento em algo que você realmente gosta.

E, para te aproximar minimamente dessa meta e sentir efetivamente na pele o que é estar inserido no mundo do fotojornalismo, o Blog eMania vai trazer a você algumas dicas bem interessantes e esclarecedoras nesse sentido:

Busque informações específicas

Não adianta o maior nível de talento possível ser demonstrado pela sua pessoa dentro de qualquer que seja o contexto se você não tiver uma formação específica dentro dessa área. É possível até mesmo que você sequer tenha a possibilidade de mostrar a sua capacidade pelo fato do seu currículo não “respaldar” a sua oportunidade.

Ou seja, antes de mais nada, tenha em sua mente que o passo mais importante é fazer com que a “mistura” entre qualidade de trabalho e qualidade de conteúdo que você demonstra em seu currículo e/ou em seus conhecimentos é fundamental. Assim, você pode se colocar em uma situação de preparo para qualquer que seja a oportunidade que se apresente a você.

lugares incríveis que os amantes de fotografia precisam conhecer

Adquira experiência

A boa e velha máxima do “Só acerta quem tenta” é antiga, mas ainda tem muita utilidade. O enriquecimento do seu conteúdo e conhecimento é extremamente importante dentro da parte teórica, mas inevitavelmente precisará da experiência na prática através de estágios, contato com profissionais ou mesmo atividades independentes em blogs, projetos etc.

Faça com que as menores oportunidades possíveis se tornem as mais enriquecedoras. Seja um bate-papo entre entusiastas da fotografia, uma sessão de fotos, enfim, aproveite a chance para sempre “pescar” alguma coisa que faça você analisar com outros olhos alguma dificuldade ou mesmo um material até então desconhecido.

Trabalhe o seu estilo

Em toda profissão que trabalha especificamente com conceitos artísticos, existe não só a possibilidade, mas também a necessidade de que você estabeleça um estilo próprio. Ela será praticamente a sua assinatura em qualquer projeto, fazendo com que, de alguma forma, você possa se destacar perante aos demais profissionais do fotojornalismo.

Porém, atenção a uma coisa! Você não precisa e nem pode “forçar” com que seja estabelecido esse estilo próprio, muito pelo contrário. Ele precisa vir de algo que você realmente acredita como a mensagem que deseja passar nas suas imagens.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.