Review Gimbal Zhiyun Smooth-Q2 para SmartPhones: Ótimo Gimbal de viagem perfeito para usar seu Celular

0 445

Esteja você se preparando para uma viagem pelo mundo ou apenas reunindo alguns elementos essenciais para uma caminhada, pode ser difícil encontrar espaço para tudo o que virá com você. Se algo é muito grande, fica em casa. É aí que a maioria das Gimbals para SmartPhones tende a falhar no teste: alças longas e formas estranhas as tornam terríveis para carregar e chatas de transportar. A Zhiyun, uma empresa altamente conceituada por seus Gimbals DSLR e SmartPhone, lançou recentemente um novo modelo chamado Smooth-Q2, que é mais compacto do que qualquer Estabilizador Gimbal para SmartPhones no mercado. Além de alguns sacrifícios básicos, é uma ótima ferramenta para realmente melhorar a qualidade dos seus vídeos.

Review Gimbal Zhiyun Smooth-Q2 para SmartPhones (7)

O que é um Gimbal (câmera)? Por quê?

O Estabilizador Gimbal para Câmeras é que ele mantém a câmera nivelada com o horizonte e minimiza a trepidação. Gimbals de vários tipos existem há séculos, mas as versões modernas (pelo menos para uso em cinema) geralmente são projetadas em torno de motores que fazem milhares de micro-ajustes para controlar com precisão a orientação. Eles se tornaram muito populares porque podem fazer com que uma câmera portátil pareça estar se movendo sobre trilhos.

Esses clipes foram filmados em um parque de skate local. Eu estava andando em terreno irregular – a calçada termina fora de vista – usando o Smooth-Q2 e um Google Pixel 3 com EIS (estabilização eletrônica de imagem) desativada.

via Gfycat

É óbvio por que os Gimbals para Câmeras são usados ​​para filmes e programas de TV, mas por que os consumidores médios querem um? Simplificando, também queremos fazer vídeos melhores. Todos nós já vimos vídeos instáveis ​​do YouTube que parecem ter sido gravados por Psy em seu auge . Isso é perfeitamente compreensível em situações apressadas, mas a trepidação da câmera pode arruinar ótimas lembranças, como férias nos trópicos, sua reunião de família ou até mesmo levar seus filhos ao parque. Pode valer a pena investir em algo que possa melhorar a aparência de seus vídeos.

Especificações Gimbal Zhiyun Smooth-Q2:

Carregamento: USB tipo C
Capacidade de carga: 4.500mAh (removível)
Montagem em tripé: Parafuso 1/4-20 padrão
Carga útil máxima: 300g
Preço: aproximadamente R$ 730 a R$ 900.

No que ele é Bom

  • Muito Portável: É menor do que qualquer outro Gimbal para SmartPhone, por isso é fácil de embalar e transportar para qualquer lugar.
  • Fácil de usar: Nenhum controle complicado e os padrões fazem muito sentido.
  • Produto de Qualidade : Todo o corpo de alumínio e todos os componentes são muito resistentes.
  • USB tipo C : Não é necessário levar cabos mais antigos quando você faz isso para uma viagem.

No que ele não é Tão Bom

  • Amplitude de movimento limitada: Existem alguns tipos de fotos que você não pode fazer com muita facilidade.
  • Sem controles de velocidade: O Gimbal Smooth-Q2 não será capaz de acompanhar curvas rápidas.

Design, hardware, o que há na caixa

Review Gimbal Zhiyun Smooth-Q2 para SmartPhones
Google Pixel 2 XL para Mostrar a Escala

Feito em grande parte de Alumínio, que representa cerca de 90% do Gimbal Smooth-Q2, com as partes plásticas aparecendo apenas no painel de controle e parte do suporte do telefone. Há também uma parte de borracha de toque macio que cobre a alça e reveste o revestimento dos braços. Tudo parece incrivelmente resistente e muito refinado. É mais pesado do que parece, mas nunca senti um cansaço considerável por segurá-lo.

Como a base é plana, o Gimbal permanece na posição vertical sem conectar um Tripé, mas apenas em superfícies perfeitamente niveladas. Existe uma montagem de para

Você pode colocar os braços juntos para que fiquem travados e não caiam quando o Gimbal Zhiyun estiver desligado. Isso também colocará o Estabilizador Smooth-Q2 no modo de suspensão se for feito enquanto a energia estiver ligada.

Há uma bateria recarregável de 4500mAh que pode funcionar por 16 horas com carga (varia de acordo com o uso). A bateria também é removível, para que você possa comprar extras para viagens longas.

O carregamento é feito com o USB Type-C, que é importante para um dispositivo com o qual você provavelmente viajará. No entanto, vale a pena notar que a porta está ajustada em ângulo e alguns dos cabos USB-C têm alças ligeiramente grossas que impedem o plugue de encaixar corretamente. Lembre-se disso ao embalar os cabos.

Equilíbrio e Força do Motor

Todos os Estabilizadores Gimbals devem ser equilibrados antes de ligá-los para garantir que os motores trabalhem o menos possível. Isso melhora a vida útil da bateria, evita oscilações e reduz o desgaste a longo prazo.

Ao contrário da maioria dos Gimbals que usam braços de comprimento ajustável para obter um equilíbrio perfeito, o Gimbal Smooth-Q2 pede apenas para equilibrar o telefone com o punho até ele ficar travado. Isso é mais rápido e menos exigente do que qualquer outro Gimbal para SmartPhone que eu usei, mas nunca estou realmente confiante de que o equilíbrio seja perfeito.

Review Gimbal Zhiyun Smooth-Q2 para SmartPhones (4)

Depois de ter o equilíbrio certo, a alça do telefone é removível, desbloqueando uma alavanca. Isso permite que você desconecte o telefone enquanto mantém a alça no lugar. Quando você reconecta, não há necessidade de equilibrá-lo novamente.

Também vale a pena mencionar que os motores são fortes o suficiente para suportar acessórios bastante pesados, como Lentes e Iluminadores.

Tamanho do Gimbal Smooth-Q2

Review Gimbal Zhiyun Smooth-Q2 para SmartPhones (5)
Compatível com Bolsos Grandes.

A Zhiyun comercializa o Gimbal Smooth-Q2 como “do tamanho de um bolso”, o que parece um pouco otimista, a menos que você esteja usando calças cargo ou bolsos muito grandes como métrica. Independentemente disso, é o menor e mais portátil Gimbal disponível hoje em dia, superando o recém-lançado DJI Osmo Mobile 3. No entanto, existem alguns compromissos com o design compacto.

Para começar, os braços não dão espaço suficiente para o canto de um telefone, o que significa que provavelmente é impossível inverter a manivela. Em outras palavras, se você estiver segurando o Gimbal na vertical, rolando-o para a frente até que a alça esteja apontando para baixo, o braço entrará no seu telefone no caminho e impedirá que ele fique na vertical. O inverso desse movimento é bastante popular nos filmes em que uma cena começa aos pés de um ator e leva o corpo para o rosto.

Existem maneiras de contornar isso, mas são um pouco inconvenientes. Obviamente, isso é apenas um problema se você estiver gravando filmes ou vlogs nos quais esse tipo de narrativa é necessário.

Review Gimbal Zhiyun Smooth-Q2 para SmartPhones

Há também um problema em potencial com o motor traseiro aparecendo no quadro da sua foto. Se o telefone tiver uma lente relativamente larga, como muitos fazem, você poderá achar que a câmera pode capturar uma parte do conjunto do motor traseiro. A Zhiyun adicionou um “modo de lente grande angular” especial que pode ser ativado clicando três vezes no botão vermelho de gravação. Nesse modo, os braços se orientam de maneira a manter o motor traseiro mais baixo e fora do quadro. Aqui está um vídeo com uma demonstração do modo de lente grande angular . Se você não puder usar esse modo por algum motivo ou possivelmente não estiver fazendo o suficiente, considere algumas soluções alternativas:

Desloque o telefone até que o motor não possa mais ser visto. Se isso desequilibrar, adicione um contrapeso para compensar (desde que não exceda a capacidade total de 300g).

Obs: A Zhiyun desaconselha o uso de um contrapeso, pois pode estressar os motores mais do que estar um pouco desequilibrado.

Sempre que possível, use o Gimbal com a alça inclinada um pouco para a frente. Isso abaixará o motor e o perderá de vista. Isso é basicamente o que o modo de lente grande angular está fazendo, mas pode valer a pena considerar se você não puder usar esse modo por qualquer motivo.

Esta é uma comparação geral entre segurar um Pixel 3 com o EIS ativado versus o Zhiyun Smooth-Q2 com um Google Pixel XL O terreno aqui é extremamente irregular, então não era possível evitar mostrar passos, mas é bem claro que o vídeo é mais suave. Mais importante, você pode ver com que frequência a linha do horizonte se inclina quando um telefone não é estabilizado por um Gimbal .

Controles

O esquema de controle no Smooth-Q2 é muito simples e facilita o uso sem muita curva de aprendizado. Um joystick pode direcionar o Gimbal e pressioná-lo como um botão alterna entre os modos a seguir. Pressionar duas vezes o botão alterna entre esses modos ao contrário. Um botão vermelho aciona o obturador ou começa a gravar o vídeo e, em seguida, há um botão liga / desliga para verificar o nível da bateria e ligá-lo ou desligá-lo …

Os seguintes modos incluem:

  • Modo Pan-follow (padrão) – vira à esquerda / direita para seguir a alça
  • Modo de bloqueio – aponta na mesma direção indefinidamente
  • Modo Seguir – O mesmo que seguir o movimento panorâmico, mas também segue a alça para apontar para cima ou para baixo
  • POV – Igual ao modo a seguir, mas também inclina com a alça (não mantém mais o horizonte)
  • Modo vórtice – move o telefone para que ele possa ser mantido como uma lanterna. Agora você pode usar o joystick para girar o telefone. Isso lembra um pouco o efeito do filme Inception.
  • Além disso, se você optar por não usar o aplicativo ZY Play de Zhiyun, o botão do obturador no Gimbal também poderá ser usado para disparar o obturador no aplicativo de câmera padrão do seu telefone via Bluetooth.

Aplicação

Como a maioria dos Gimbals, você realmente não precisa usar um aplicativo se tudo o que você precisa é manter o telefone estável. No entanto, é necessário se você deseja que qualquer um dos recursos avançados que controlam o Gimbals faça fotos mais interessantes. Esses incluem:

  • Lapse Motion – um lapso de tempo que segue lentamente um caminho programado de um ponto para outro.
  • Intervalo de tempo – Um modo de intervalo de tempo regular
  • Rastreamento de objeto – selecione um objeto na cena e o Gimbals o seguirá.
  • Dolly Zoom – Um efeito especial tornado famoso por “Alfred Hitchcock”, em que a câmera aumenta o zoom à medida que você se aproxima ou se aproxima de um objeto, mantendo o objeto do mesmo tamanho no quadro enquanto os arredores mudam significativamente
Review Gimbal Zhiyun Smooth-Q2 para SmartPhones (1)

Na divulgação completa, alguns recursos do aplicativo não estavam funcionando no momento do teste, como o rastreamento de objetos e o zoom da zorra. Novamente, este é um firmware de pré-produção e um aplicativo beta. A Zhiyun já enviou muitos Gimbals com esses mesmos recursos, e todos eles são controlados pelo mesmo aplicativo, por isso é seguro esperar que eles estejam trabalhando quando o Gimbal for lançado em outubro. Isso é apenas um reconhecimento de que eles não puderam ser testados durante o período em análise.

Também faltam no aplicativo opções para ajustar a resposta do movimento e a velocidade do joystick. Para uso casual, essas configurações podem não ser muito importantes, mas são importantes se você estiver fotografando assuntos em movimento rápido em um evento esportivo ou desacelerando seu movimento para criar fotos muito dramáticas. Um modo esportivo é bastante comum em muitos Gimbals recentes, mas não tenho certeza se isso ou quaisquer outras configurações granulares estão planejadas.

Review Gimbal Zhiyun Smooth-Q2 para SmartPhones (4)

Impressões finais do Gimbal Smooth-Q2

A Zhiyun não estava brincando com o Gimbal Smooth-Q2 ou o que o torna especial; este é realmente um ótimo Gimbal para viagens. É compacto o suficiente para caber na sua bagagem ou em uma pequena mochila sem deslocar outras coisas.

Este também é o Gimbal mais fácil e acessível que eu já usei. Ele se comporta bem desde o início e deve ser simples o suficiente para qualquer pessoa pegar e usar sem muita curva de aprendizado. Tudo considerado, é basicamente o Gimbal perfeito para usuários casuais e iniciantes.

Review Gimbal Zhiyun Smooth-Q2 para SmartPhones (4)

O Gimbal Smooth-Q2 carece de alguns dos recursos avançados que os cineastas de SmartPhones podem estar procurando, como alternar para combinações incomuns de modo de acompanhamento ou alterar o foco com a alça; mas isso é bom porque remove armadilhas comuns que geralmente frustram e confundem usuários casuais. A amplitude limitada de movimento (ou seja, o braço do Gimbal que não limpa o telefone) aumenta esse sentimento porque significa que você não pode conseguir alguns disparos avançados. Se você está atrás de tudo isso, confira o Gimbal Zhiyun Smooth 4 , que foi projetado com a Cinematografia de SmartPhone em mente.

Você deveria comprá-lo?

Sim com certeza: se você deseja criar vídeos mais suaves e com ótima aparência, o Gimbal Smooth-Q2 é uma escolha sólida. É fácil de usar, extremamente portátil e faz seu trabalho muito bem. A qualidade da construção é ótima e parece que deve ser durável o suficiente para durar muitas viagens.

Obviamente, esse é o tipo de gadget que não atende às necessidades de todos os compradores. Os Cineastas de SmartPhones e alguns vloggers que desejam fazer movimentos de câmera mais avançados provavelmente são mais bem atendidos por um Gimbal diferente. E, por outro lado, as pessoas que não fazem vídeos regularmente geralmente não compram Gimbals. O Estabilizador Gimbal Smooth-Q2 é para compradores que chegam a algum lugar entre esses dois grupos.

Review Gimbal Zhiyun Smooth-Q2 para SmartPhones: Ótimo Gimbal de viagem perfeito para usar seu Celular

Onde Comprar:

O Estabilizador Gimbal Zhiyun-Tech Smooth-Q2 para SmartPhones esta disponível na eMania Foto e Vídeo que é um Distribuidor Oficial Zhiyun , que alem deste Smooth-Q2 também trabalha com uma grande gama de Modelos de Estabilizadores Gimbal para Câmeras e SmartPhones .

Para conhecer melhor criamos um Vídeo em no Canal eMania Foto e Vídeo no Youtube falando um pouco dos Handheld Gimbal para SmartPhones Zhiyun Smooth-Q2 e Smooth-4

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.