Home»Artigos de Foto e Vídeo»Saiba que equipamentos usar para produzir vídeos para o seu curso online

Saiba que equipamentos usar para produzir vídeos para o seu curso online

eMania
2
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

A popularidade de conteúdo em vídeo aumenta a cada dia e para profissionais da Educação a Distância, produzir vídeos para o seu curso online é a melhor forma de criar um material mais atraente aos alunos.

Embora a intenção seja boa, ainda existe muita dúvida sobre que equipamentos usar e como produzir vídeos de boa qualidade, sem que seja necessário contratar auxílio de um profissional especializado.

Equipamentos para produzir vídeos – Entrevista com Nizar Escandar

Para falar um pouco sobre os melhores equipamentos para produzir vídeos, convidamos Nizar Escandar, proprietário da eMania, loja online especializada em câmeras e equipamentos para foto, vídeo e cinema.  

Com vasto conhecimento sobre o assunto e anos de experiência nesse mercado, Nizar responde as dúvidas mais comuns quanto a equipamentos de gravação de vídeo e captação de imagem e dá boas dicas para quem é iniciante ou amador no assunto e quer saber como produzir um bom material. Confira:

Quais câmeras você aconselha para quem quer começar a produzir vídeos em casa e tem pouca ou nenhuma experiência? E microfones?

A câmera mais recomendada para produzir vídeos é mesmo a câmera Canon T5i. Já existem modelos mais avançados como a T6i, que adotaram corpos mais robustos e profissionais, no entanto, os controles podem ser complicados para quem não tem experiência com Câmeras DSLR (câmeras de qualidade profissional).

A Canon EOS Rebel T5i possui entrada para microfones, não sendo necessário, por exemplo, gravações de áudio com gravadores externos e trabalho de pós-edição. Além disso, possui sistema de focagem silencioso e automático, que permite focar em objetos e pessoas sem a necessidade de terceiros. O LCD retrátil também facilita o acompanhamento da gravação pelo próprio cinegrafista.

Há modelos compactos, ou versões anteriores a esse, ou até mesmo Câmeras DSLR de outras marcas como a Câmera Nikon D3200, que também fornecem resultados profissionais, mas a Canon possui assistência em território nacional, maior facilidade de encontrar acessórios compatíveis, além de apresentar os melhores preços.

Quando se trata da captação de imagens, quais as melhores câmeras do mercado? Na sua opinião qual seria a melhor de preço mais acessível?

Para capturar uma boa imagem com Câmeras DSLR é preciso mais do que ter uma boa câmera. Por esse motivo, não é possível indicar uma lista de câmeras que são melhores ou piores, pois quando se trata de captação de imagem com qualidade, o que mais pesa na balança é a lente que está sendo utilizada junto com sua Câmera DSLR.

Para capturar imagens de qualidade o fotógrafo deve ter uma ideia de composição, é fundamental que ele saiba o que deseja capturar e buscar lentes apropriadas para isso, além de ter noções básicas de ISO, abertura e foco – os princípios básicos.

As mais recomendadas para amadores desenvolverem essa ideia são as câmeras semiprofissionais da linha rebel da Canon, como a Canon EOS T5, que é voltada para fotógrafos iniciantes e permite intercambiar lentes, ou a Câmera Nikon D5500, Sony Alpha SLT-A77 ou a linha Sony Nex. Com o tempo e experiência, o fotógrafo pode optar por modelos profissionais com mais ferramentas e facilidades.

Quais os principais equipamentos necessários para produzir vídeos com qualidade?

Para produzir vídeos de qualidade, é indispensável, além da câmera, que o cinegrafista tenha controle sobre a iluminação do ambiente, sendo de extrema importância uma boa fonte de luz. Janelas e lâmpadas não são o suficiente, além de limitar o cinegrafista.

O softbox é uma caixa de tecido que armazena em seu interior iluminadores de Led e rebate sua luz para o motivo (foco da gravação), permitindo direcioná-la ou difundi-la, de acordo com o ambiente de gravação. O softbox para estúdio é peça essencial para quem procura produzir vídeos de qualidade, pois permite controlar a iluminação básica em produções simples e auxilia na composição dramática quando falamos de gravações mais profissionais.

Tripés para a câmera e acessórios de foto e vídeo também são importantíssimos. Com os tripés você estabiliza a imagem, posiciona iluminadores, softbox e outros acessórios que podem vir a auxiliar o seu trabalho, mas é necessário pelo menos que a câmera tenha o seu próprio tripé e de preferência evite deixa-la solta sobre mesas e superfícies que podem gerar resultados desagradáveis e muito amadores.

Por último o microfone, seja ele de lapela, shotgun, de mão ou qualquer outro modelo, o áudio é peça fundamental para qualquer vídeo bem produzido.

Quais equipamentos são necessários para montar um estúdio de produção de vídeo em casa?

São os mesmos indicados anteriormente. A diferença é que em um estúdio você precisa de acessórios mais específicos. Para um estúdio, além dos equipamentos básicos, é recomendado a utilização de fundos infinitos para resultados profissionais em ambientes fechados, como o residencial. Ele é de fácil aplicação, pode ser usado com estandes desmontáveis e você pode “fechar” o seu estúdio após encerrar as gravações.

Fora isso, não tem como indicar com maior precisão equipamentos para estúdio, pois eles variam de acordo com a necessidade e tipo de gravação que será feita.

Há microfones com um custo mais acessível que você indicaria para gravar áudio? Há algum software ou aplicativo que possa ajudar nesse processo?

O mesmo aqui se aplica às câmeras. Existem diversos modelos de microfones (Shotgun, direcional, lapela, de mão), cada um voltado para um tipo específico de gravação. Atualmente no mercado, o microfone Rode VideoMic tem ganhado mais espaço por ser compacto e capturar áudio de forma direcional. Ele não é um modelo totalmente profissional, mas não deixa a desejar no quesito qualidade ou peca em auxiliar àqueles que não tem conhecimento nessa área.

Link: http://www.emania.com.br/microfone-shotgun-rode-videomic

Poderia dar algumas dicas gerais de como fazer uma boa gravação e captação de áudio?

O primeiro passo para produzir vídeos é definir omo a gravação será feita. Por exemplo, em uma gravação em um local fechado, onde não há mais ninguém, um microfone lapela é melhor escolha. Já em um local aberto ou no caso de uma filmagem que envolva muita ação, microfones direcionais podem ser a melhor opção, mas um lapela sem fio também daria conta do recado.

Ao escolher o local de gravação, ou o tipo de filmagem que será feito com mais frequência, buscar um microfone voltado para aquele ambiente pode ajudar muito, mas apenas comprar o microfone e pôr na câmera não resolve tudo. É necessário também entender um pouco sobre o tipo de microfone adquirido, ou que será adquirido. Saber sobre o alcance, sensibilidade, o quanto de redução de ruídos ele fornece, entre outras informações sobre o aparelho, pode ajudar a gravar áudios melhores.

Não há um software que ajude a melhorar a captura de áudio com microfones, isso geralmente é mais encontrado em gravadores digitais, no caso de câmeras que não possuam entrada para microfone. Acompanhar a qualidade de áudio que está sendo capturada requer equipamentos profissionais de transmissão sem fio e um pouco mais de conhecimento.

Em resumo, procure sempre entender mais sobre o processo de gravação e equipamentos que estão sendo usados para produzir vídeos, só na prática os problemas vão surgir para que o cinegrafista descubra no que precisa melhorar e quais equipamentos vão suprir tais necessidades.

Referência no mercado de produtos para foto, vídeo e cinema, visite o site da eMania e encontre equipamentos para  produzir vídeos e muito mais:

http://www.emania.com.br/

Plataforma gratuita para hospedagem de cursos online, o Coursify.me conta com todos os recursos que você precisa para oferecer a melhor experiência de aprendizagem online para os seus alunos.

Visite o site do Coursify.me, conheça todas as ferramentas que estão a sua disposição, cadastre seu curso e comece já a conquistar seus alunos e lucrar fazendo o que você gosta.

FonteBlog Coursify

Post anterior

A evolução da Fotografia: entenda como surgiram os estilos que você conhece hoje

Próximo post

Ansel Adams: fotografia de natureza e preocupação com o meio ambiente