11 opções de Cursos Online de Fotografia para fazer em Casa

1 750

O brasileiro é apaixonado por fotografia, seja ela amadora ou profissional. Porém, muitas pessoas imaginam que aprender mais sobre essa arte e melhorar a qualidade das próprias fotos é algo muito difícil e caro. Na realidade, isso é um verdadeiro engano, há uma série de cursos online de fotografia, muitos deles oferecidos gratuitamente, que podem ser muito úteis para quem deseja aprimorar suas técnicas.

Como estamos passando por um período de isolamento social em decorrência da pandemia do novo coronavírus, que tal aproveitar para descobrir conceitos e dicas de fotografia sem sair de casa?

A seguir, listamos alguns cursos online que poderão ser muito úteis nessa tarefa. Confira!

1. Curso Bases da Fotografia

Opcoes Cursos Online de Fotografia para fazer em Casa

Como indica o nome deste curso, a ideia é ensinar os principais fundamentos da fotografia. O aprendizado ajudará o estudante a entender melhor noções que podem ser aplicadas na melhoria da qualidade e composição de suas fotos, incluindo aquelas feitas no celular.

O curso tem cerca de uma hora, sendo dividido em quatro partes. As aulas são muito práticas e simples, o que torna essa opção muito interessante para quem não conhece muito o mundo da fotografia.

2. Curso de Introdução à Fotografia e Edição de Imagens

Opcoes Cursos Online de Fotografia para fazer em Casa

Aqui são dois cursos. Ambos são oferecidos aos interessados por meio da plataforma Escola do Trabalhador, um projeto mantido pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Eles têm uma duração de 40 horas e possuem o objetivo de auxiliar pessoas que gostam de trabalhar com fotografia, design e produção cultural. Ah, os alunos, caso desejem, podem pedir o certificado de conclusão.

3. Curso de Fotografia da Fundação Bradesco

Opcoes Cursos Online de Fotografia para fazer em Casa

Este curso online de fotografia pode ser muito útil para quem não entende muito sobre o assunto, mas tem curiosidade de aprender.

O conteúdo total conta com 27 horas. Entre os tópicos abordados estão: luz, câmera, como melhorar a fotografia, além de recursos e vantagens de cada tipo.

Outro detalhe desse curso é que ele explora algumas questões relativas à fotografia digital. Também dá uma pincelada na própria história da arte.

4. Curso Fotos Incríveis com seu Celular

Opcoes Cursos Online de Fotografia para fazer em Casa

Este minicurso é resultado de uma parceria entre a LG e a plataforma de ensino eduK. O material de estudo ajuda o aluno a aprender técnicas fotográficas e recursos para incrementar nas fotos feitas nas viagens. Dicas para fazer selfies melhores, desfoque, foco, movimento e luz são alguns dos temas ensinados.

5. Curso de Fotografia Digital – Harvard

Opcoes Cursos Online de Fotografia para fazer em Casa
Fotografia Digital – Harvard

O curso de Fotografia Digital é disponibilizado por meio da plataforma Alison, pela Universidade de Harvard. A duração fica entre 10 e 12 horas e é uma boa maneira de iniciantes na arte aprimorarem seus conhecimentos.

O aluno poderá aprender de tudo um pouco: manipulação de imagens, configurações básicas de DSLR, estilos e a história da fotografia. Porém, o conteúdo somente é oferecido em inglês.

6. Curso Zona Fotografia

Opcoes Cursos Online de Fotografia para fazer em Casa

O Zona da Fotografia é um canal do Youtube e cabe perfeitamente em nossa lista de cursos online de fotografia. Além de obter conhecimentos sobre os mais variados recursos fotográficos, ainda é possível conhecer melhor vários tipos de câmeras digitais e até para o que serve cada item/recurso isoladamente — Lente de Câmera, Flash Fotográfico, Diafragma e Foco, por exemplo.

7. Curso de Fotografia Digital do Ginead

Este curso de fotografia é oferecido pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância. Ele traz um conteúdo básico sobre como fotografar, tipos equipamentos, luz, cores, história da fotografia e como escolher o equipamento, entre outros. A carga horária total é de 40 horas.

8. Curso de Fotografia Nikon Online School

Opcoes Cursos Online de Fotografia para fazer em Casa
Nikon Online School

Este curso faz parte de um projeto idealizado pela Nikon. A empresa decidiu disponibilizar várias aulas sobre fotografia para que as pessoas possam aprender sem sair de casa, tendo em vista a pandemia.

No total, são 10 vídeo aulas. O mais legal é que ele ensina de forma prática como fotografar crianças, animais de estimação e paisagens, muito útil para quando for possível voltar a viajar. A duração de cada vídeo varia de 15 minutos até mais de uma hora. O curso é todo oferecido em inglês.

9. Curso Básico de Fotografia EPF

Temos aqui mais um canal voltado para quem quer aprender mais sobre a arte de tirar fotos. O Escola Pública de Fotografia é um projeto mantido pelo profissional na área, Fotógrafo Sit Kong Sang. O fotógrafo conta com mais de 20 anos como professor do Senac.

Os vídeos podem ser conferidos de acordo com o perfil da pessoa, uma vez que há aulas para quem é iniciante, bem como para quem tem um conhecimento intermediário ou avançado.

10. Curso Tim Tec de Edição e Tratamento de Imagens

Opcoes Cursos Online de Fotografia para fazer em Casa

Saber usar todos os recursos e comandos oferecidos por uma câmera digital é o grande diferencial dos fotógrafos que desejam ser mais profissionais. Esse curso livre conta com 11 aulas e pode ser aproveitado por quem é iniciante na área e quer ficar um pouco mais profissional.

11. Curso de Fotografia Prime Cursos

Opcoes Cursos Online de Fotografia para fazer em Casa

Com conteúdo aprovado pela Associação Brasileira de Educação à Distância, o curso de Fotografia da Prime Cursos conta com 35 horas de duração. A plataforma é muito simples e fácil de usar, o que torna o processo de aprendizado mais eficiente e prático para o aluno.

Neste caso, o curso é voltado para a captação de imagens digitais. Sendo assim, o aluno vai aprender questões envolvendo composição, cores, luz e diferenças entre os diversos tipos de câmeras. O curso é gratuito, mas caso o aluno queira o certificado, é necessário pagar pela emissão.

Quais são as vantagens de fazer um curso online de fotografia?

Opcoes Cursos Online de Fotografia para fazer em Casa

Aprender fotografia online traz uma série de vantagens para todos os tipos de interessados. A primeira delas é que existem opções que podem ser aproveitadas por todos os perfis.

Além disso, aprender fotografia online é uma maneira de ter acesso a informações mais rápidas, em qualquer lugar e uma maneira mais descontraída de obter conhecimento, afinal, toda a formalidade fica de lado em favor da praticidade e agilidade.

Opcoes Cursos Online de Fotografia para fazer em Casa

A medida em que o aluno evolui em sua jornada de aprendizado, ele começa a se sentir mais confiante para fazer suas fotos. E claro, mais motivado a aprender algo novo nos diversos cursos online de fotografia disponíveis no mercado.

Gostou de nossas dicas para aprender mais sobre fotografia? Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em seu e-mail!

você pode gostar também
1 comentário
  1. […] post 11 opções de Cursos Online de Fotografia para fazer em Casa apareceu primeiro em Blog […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.