No próximo fim de semana (mais específicamente, no domingo (25)), a cidade de São Paulo completa 472 anos de existência. E, diante do período tão especial, apreciar uma exposição fotográfica gratuita, que fala sobre progresso e desenvolvimento, tem tudo a ver com a história da maior cidade do país.
Desde novembro de 2025, está em exibição no Museu da Imagem e do Som (MIS) o trabalho do artista francês Jean Manzon. Batizada de “O Trabalho”, a exposição fotográfica gratuita que exalta a força de trabalho de peças, por vezes, ignoradas na amplitude do processo de transformação. Como, por exemplo, operários e agricultores.
Além de 25 imagens concebidas por Jean Manzon, aqueles que visitarem a exposição também podem conferir o documentário “A Amazônia”. Material esse, aliás, que é resultado de uma das inúmeras visitas do fotógrafo francês a maior floresta tropical do planeta. Como se não bastasse a importância artística e histórica, a produção rendeu um Leão de Ouro no renomado Festival de Cinema de Veneza.

Apesar da nacionalidade, ele viveu no Brasil dos 25 anos (se mudando de Paris, em 1940, rumo ao Rio de Janeiro) até o ano de sua morte, em 1990. No período, ele teve, como principal marca, constituir um estilo de fotojornalismo considerado inovador e responsável por moldar os conceitos aplicados na atualidade. Com direito, em números, a portfólio que totaliza mais de 15 mil fotografias e 750 documentários.
Caso você já esteja com a agenda cheia, mas gostaria de conferir a exposição em outro momento, não se preocupe! Isso porque ela vai até o dia 12 de abril, de terça a domingo (inclusive feriados), em horários variados.
