Além de produzir sentimentos como alegria, encantamento e registrar momentos para a posteridade, a fotografia também pode integrar e promover a acessibilidade. E foi pensando nesses aspectos que a Sony, em parceria com a QD Laser, produziu uma máquina fotográfica especial.
Com uma adaptação da Cyber-shot DSC-HX99, a junção entre as gigantes do mundo da tecnologia resultou em equipamento batizado de RETISSA NEOVIEWER. Algo que, em suma, é um Kit de Câmera de Projeção Retinal que traz nitidez para pessoas com baixa visão.
Funcionamento
A tecnologia do kit se baseia na projeção de imagem voltada diretamente para a retina. Desse modo, é eliminado o trabalho que precisaria ser feto pelos olhos para focalizar o campo de visão. Isso só é possível graças a lasers semicondutores RGB que se combinam para criar um feixe de luz.
Por meio de um pequeno espelho vibratório, ele passa pela pupila e vai diretamente para a retina, eliminando a interferência de possíveis problemas oculares e trazendo uma perspectiva inédita para pessoas que, até então, tinham um obstáculo no seu caráter de apreciação e exercício da fotografia.
O sistema de caráter inovador da parceria entre Sony e QD Laser surgiu por meio de um extenso projeto que existe desde 2020 e que leva o nome de With My Eyes (Com os Meus Olhos, em tradução literal). Em princípio, o objetivo desta iniciativa se mostrou claro em ‘transformar a dificuldade em enxergar em um campo de visão mais claro para as 2,5 bilhões de pessoas com baixa visão ao redor do planeta’.
Para tornar o equipamento fotográfico acessível, a Sony assumirá parte dos custos de produção e tem como objetivo lançar o equipamento com custo de 600 dólares à partir de junho deste ano. Valor esse que, na atual cotação, equivale a
E você, já imaginou como essa tecnologia pode influenciar em diversas outras áreas? Acha que estamos próximos de encontrar a solução para um dos problemas que afeta a maior quantidade de pessoas em todo o mundo?
Deixe sua opinião nos comentários!