“ Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça! ” É uma celebre frase de Glauber Rocha, que eu a completaria de outra forma, “Uma câmera na mão com estabilização e uma ideia na cabeça! ”
É muito desagradável ver uma foto ou uma imagem em vídeo totalmente tremida, por isso a todo momento os fabricantes lançam uma nova tecnologia ou um novo equipamento para estabilizar e corrigir as imagens com movimentos indesejáveis. Eu vou escrever uma série sobre todos estes equipamentos que nos auxiliam a estabilizar as imagens. Neste post eu vou falar sobre um dos se não for o mais importante destes equipamentos o “Steadicam”.
O Steadicam foi criado por Garret Brown nos anos 70, mais precisamente em 1975. Basicamente o Steadicam é composto por um colete com um braço acoplado, com um sistema de molas e articulações, responsável pela estabilização das imagens. Os componentes que garantem a estabilização da imagem são:
1- O Colete
2- O Braço Isoelástico
3- O Poste
4- O Gimbal
Este componentes é que garantem a estabilidade das imagens. O braço isoelástico, que liga o colete ao poste, onde ficam a câmera, os suportes de bateria e monitor externo, e o Gimbal, um sistema de rolamentos que gira livremente e suavemente tanto para os lados, como para cima e para baixo. Estes sistema e composto por eixos X, Y e Z. O Gimbal por si só já garante a estabilização da câmara, mas juntamente com o braço isoelástico, garante a perfeição do sistema de estabilização. A Steadicam tem como função básica isolar os movimentos do operador, de modo que esse movimento não seja transferido para a câmera, causando as inconvenientes tremidas.
No início da década de 1970, o diretor de fotografia americano Garrett Brown teve uma ideia simples, porém revolucionária: fazer um dispositivo que poderia suavizar as cenas feitas com a câmera na mão. O resultado foi o Steadicam, que fez sua estréia no cinema no filme “Bound for Glory”, mas ganhou destaque nos filmes “Rocky” e “O Iluminado”.