Três perguntas que todo Fotógrafo Profissional já deve ter ouvido

0 415

A prestação de serviços proporciona as situações mais diversas conforme o desenvolvimento da carreira assim como é capaz de colocar um fotógrafo profissional tanto em cenários de grande importância e prestígio como também delicadas e, em certos momentos, até constrangedoras. Nada que não possa render, pelo menos, boas histórias ou mesmo uma curiosa lista como a que vamos apresentar aqui.

Se você possui alguma experiência como fotógrafo profissional, é muito provável que você já tenha ouvido alguma das perguntas que vamos apresentar aqui que vão desde a questão da negociação de valores, passando pelo exercício da função e até mesmo depois da entrega do material físico.

Além de trazer uma espécie de “conforto”, a nossa ideia é fazer com que você, exposto a qualquer uma das situações abaixo ou mesmo em uma variação semelhante ao contexto dessas perguntas, saiba reagir da forma mais tranquila e profissional possível.

Esse valor está muito caro, tem desconto?

Independente de qual seja a atividade envolvendo a prestação de serviço, o aspecto do valor cobrado é sempre elemento capaz de gerar as situações mais diversas como, por exemplo, a “pechincha” pelo interessado em contratar um fotógrafo profissional.

Nesse momento, o mais correto é optar pela apresentação de um orçamento detalhado, capaz de explicar os custos, ou mesmo oferecer condições de pagamento facilitadas, porém jamais reduzindo a quantia inicial. Dessa forma, você evitará qualquer embate direto e tampouco reduzirá a sua margem de lucro padrão.

Posso tirar uma foto com sua câmera?

Como escolher um Câmera para trabalhar como fotógrafo?

Principalmente para um fotógrafo profissional que atue com crianças ou pessoas que tenham mera curiosidade em dar seus cliques com uma máquina mais potente, é possível que, em algum momento, você seja abordado com esse questionamento. E acredite, é possível equilibrar compreensão com firmeza.

No caso das crianças, tente deixar explícito de que se trata de um equipamento fotográfico muito delicado e que, mesmo deixando elas apertarem os botões, é preciso que você a segure para garantir a integridade da mesma. Já para os “curiosos”, o ideal é sempre deixar claro da responsabilidade que os mesmos tem em mãos.

Por que demora tanto pra receber minhas fotos?

renovar o portfolio de um fotografo portifolio fotografia

Apesar do mundo ser cada vez mais tecnológico e com amplo acesso a informação, não podemos assumir que todos entendam as particularidades do processo de edição de um material bruto pelo qual o fotógrafo profissional precisa passar em cada trabalho que executa.

Com calma, explique que existem ajustes (mesmo que quase imperceptíveis para pessoas mais leigas) a serem feitos no que se refere as imagens feitas no dia pelos mais diferentes motivos: compensação de luz, elementos indesejados etc. E, diante do alto número de cliques que naturalmente as lentes da câmera de um profissional captam em cada ensaio, esse processo exige atenção e paciência.

E você, lembra de mais alguma pergunta do tipo que já lhe fizeram? Deixe nos comentários!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.