5 Dicas para construir a confiança em sua Carreira na Fotografia

0 204

Você já teve um dia péssimo em sua carreira na fotografia? Um dia que você estragou várias imagens e perdeu várias cenas de um evento especial porque a sua cabeça estava em outro lugar, por exemplo? Se você estraga as imagens de um casamento, como fotógrafo, é impossível voltar atrás e refazer as fotografias para que seu cliente fique satisfeito.

Se você optou pela opção RAW, pode até conseguir alguma informação das fotografias de volta, em casos de imagens super ou sub expostas, por exemplo. Além disso, as ferramentas de edição hoje em dia são muito úteis. Mas quando você começa a passar mais tempo no computador do que na Câmera Fotográfica, isso pode acabar com a sua confiança como fotógrafo. E perder a confiança tem um grande impacto na sua carreira na fotografia: você não consegue trabalhos e ainda perde a vontade de trabalhar naquilo.

Se esse é o seu caso… Como você poderia reconquistar a sua confiança?

carreira na fotografia

1. A confiança nem sempre é consistente

A confiança em si mesmo nunca é consistente. É só pegar exemplos em várias áreas de sucesso: até mesmo as superestrelas têm suas recaídas.

Por isso, quando você estiver se sentindo para baixo em uma noite, lembre-se que que a próxima noite só está a 12 horas de distância.

Você pode até ter perdido uma fotografia sensacional, ou uma ação de um animal selvagem porque você não dominou bem as configurações da sua câmera, ou porque você estava com a cabeça em outro lugar. Mas isso acontece só uma vez. Quanto mais você entender isso, melhor você vai fazer nas próximas sessões.

Lembre-se que até os melhores falham. Mas o que os mantém na ativa é a certeza de que podem ser melhores e a busca constante para encontrar uma solução para os erros – que mais para frente serão lembranças que causarão risadas.

2. Aprenda com os seus erros

Poucas pessoas nascem com o dom perfeito da fotografia. A maioria desenvolve habilidades na construção dessa carreira na fotografia. O talento vem com muito suor, lágrimas e às vezes até sangue. Se você cometer erros nessa caminhada, você pode aprender com eles.

Permaneça engajado e com muita vontade de trabalhar. Se os seus joelhos estiverem sangrando por se ajoelhar por muito tempo para conseguir uma imagem, fique bem – contanto que a sua câmera esteja bem.

confident-photographer-3

3. Seja vulnerável

Se inscreva em um concurso de fotos e não espere ganhar. Expor a sua fotografia em uma parede para os outros apreciarem, mesmo que por alguns minutos, é uma ideia assustadora para alguns, mas isso é importante. É preciso entender que as pessoas vão amar, gostar, odiar, desprezar as suas fotografias, mas isso não significa que você errou completamente na sua escolha, ou que fez a fotografia perfeita. O que isso significa é que você fez a sua contribuição como fotógrafo e deixou essa arte um pouco mais interessante sendo vulnerável a uma situação que, antes, te assustava.

Você nunca sabe como pode inspirar uma pessoa. E essa vulnerabilidade logo se transforma em força e pode te ajudar a construir a sua confiança.

4. Aprenda com os outros, MAS nunca se compare com eles

Na sua carreira na fotografia, um mundo de conhecimento vai se abrir a você e muitas pessoas pelas quais você pode se inspirar vão aparecer. Use essas oportunidades, faça perguntas, compartilhe ideias – mas não se compare a eles.

Quando você compara o seu trabalho com o trabalho de outras pessoas, você pode sentir como se não tivesse feito o suficiente e isso causa uma sensação de falha. Por isso, aprenda com a perspectiva dos outros, mas não tente determinar quem é melhor.

O melhor fotógrafo é aquele que é feliz com a sua carreira na fotografia.

stock-photo-110619723

5. Evite a luxúria de equipamentos fotográficos

Sempre vai ter algo maior e melhor. O equipamento do ano já estará ultrapassado no ano seguinte. Por isso é importante não se intimidar com as câmeras dos outros fotógrafos. E mais importante: não deixe as suas fotos dependerem do equipamento fotográfico que você usa. Pense nisso como se fosse um desafio.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.