Nas últimas semanas, melhorias importantes surgem por parte de alguns softwares de edição de foto e vídeo. Além do Luminar Neo, o LumaFusion também agregou uma série de novas funções através da atualização para a versão 5.0 do programa.
De acordo com a divulgação da LumaTouch, desenvolvedora do LumaFusion, duas possibilidades inéditas são de maior destaque no pacote de melhorias. São elas a melhoria no sistema de keyframe (momento mais importante de uma animação) e também a chance de criar variações de velocidade em um mesmo projeto.
Nesse sentido, será possível modificar a base de velocidade em uma animação em diferentes partes da filmagem. Algo que, para as mais diferentes linguagens de conteúdo, tem vantagem considerável na transmissão da mensagem pretendida.
Além do aspecto tecnológico, a praticidade também esteve em pauta nas melhorias da versão 5.0. Isso porque toda a personalização de taxa de frames se dá no sistema de drag and drop. Ou seja, clicar exatamente no objeto ou trecho que deseja modificar e arrastar para o local de inserção. Sem comandos complicados ou funções que exigem amplo conhecimento do LumaFusion.
Detalhamento e ‘alfinetada’
Algumas melhoras com o recurso de IA também foram agregadas a essa versão como efeitos de transição e isolamento vocal. Porém, como o próprio comunicado da companhia destaca, o processo de escolha das melhorias agregadas priorizou itens que não afetem o processo criativo humano. Com direito, aliás, a uma ‘alfinetada’ ao movimento da indústria no setor:
“Em uma era em que o setor de software está correndo para integrar e monetizar os recursos de IA e GenerativeAI, a LumaTouch tem o cuidado de integrar apenas recursos de IA que simplificam os processos de fluxo de trabalho não criativos e em recursos de IA de origem ética como isolamento de voz. A empresa é firme em seu apoio à comunidade de criadores e continua a se concentrar na criação de uma experiência que aprimora e capacita os storytellers e criadores em vez de substituí-los.”