Funções essenciais e esquecidas da câmera fotográfica

0 567

Se você está começando a fotografar agora, vai ficar surpreso em descobrir as funções existentes no menu da sua Câmera DSLR. Apesar de todas terem um possível uso profissional para resultados de qualidade, não é preciso muita experiência para saber usá-las.
O melhor de tudo, é que não é preciso comprar câmeras ultra modernas, já que essas funções são encontradas nos equipamentos fotográficos mais básicos.
Com a habilidade de ter o total controle da sua câmera fotográfica, você pode conseguir fotos perfeitas, dignas de profissionais que estão há anos no mercado.

Compensação de exposição de flash

O flash, muitas vezes, estraga uma fotografia que tinha tudo para ser boa. E isso é ruim, já que esse “acessório” pode ser muito útil quando usado corretamente.
O flash externo, por exemplo, fornece luz demais, resultando em uma aparência muito clara e sem cor.
A dica para melhorar essa aparência é ajudar a compensação de exposição de flash para reduzir esse brilho.
Para começar, ajuste-o para -2. Essa configuração cria uma qualidade suave de preenchimento do flash que fica imediatamente mais agradável. Se você precisar de menos luz ainda, você pode reduzir o flash para -3.
Apesar de ser raramente necessário, você pode até adicionar mais intensidade ao seu flash, aumentando esse número para o positivo. Apenas lembre-se: o uso correto do flash é para suavizar a imagem, e não para não eliminar as sombras.

camera fotografica

Timer de dois segundos

Essa função raramente usada pode abrir um novo mundo de possibilidades criativas para você. Ela geralmente é encontrada no menu “drive” da sua câmera fotográfica.
Se você está em um lugar onde não é permitido o uso de tripés, ainda é possível fazer fotos nítidas, mesmo com longa exposição com esse times.
Selecione o timer de dois segundos e apoie a câmera em uma cadeira, ou no chão. Quando você acionar o disparador, a sua câmera vai se mexer um pouco, mas não se preocupe. Você ainda terá esses dois segundos para a câmera fotográfica estabilizar e fazer a imagem.
Essa função também é útil para tripés que não são tão estáveis quanto deveriam.
Se você não tem um disparador remoto, esse timer é uma ótima alternativa.

Histograma

O histograma pode ser visto como uma “cola” para fotografar tons claros. Para deixar um elemento verdadeiramente claro, você vai precisar que o gráfico do lado direito esteja mais próximo do histograma possível. Essa configuração indica uma exposição mais clara, do que uma aparência acinzentada.
Conforme você muda a exposição para deixar mais luz entrar no sensor, o histograma vai ser direcionado à direita. Continue ajustando as configurações até que não sobre nada na parte mais externa do gráfico. Dessa forma, você está maximizando todo o alcance dinâmico que a sua câmera fotográfica tem capacidade de ter.
Quando os dados do gráfico colidirem com o lado direito do histograma, você tecnicamente deixou uma parte da sua cena superexposta. Isso significa que não há nenhum detalhe nos destaques, mas sim um ponto de acesso que é impossível de ser recuperado, mesmo com um software sofisticado. Apesar de essa informação ser valiosa, ela não diz exatamente onde o ponto problemático está na sua cena. E é aí que a função Highlight Alert aparece para ajudar.

camera fotografica

Highlight Alert

Na maioria das vezes, a configuração padrão da sua câmera fotográfica deixa o highlight alert desligado. Por isso, você vai precisar acioná-lo no menu. Essa ferramenta te mostra, exatamente, qual a parte da sua imagem está superexposta. Assim, você consegue corrigi-la com um ajuste na exposição, ou até mudar a composição para eliminar essa área indesejada.

camera fotografica
Fazendo isso, você garante exposições mais consistentes e evita as áreas muito claras na fotografia. Você também consegue economizar tempo na edição posterior com ações de prevenção em campo.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.