10 motivos para investir em uma câmera fotográfica e não em celular

0 1.315

Você já preferiu levar só o celular para uma viagem para registrar os momentos inesquecíveis do passeio? Se já, você já passou pela decepção de passar as fotos para o computador e ver que todas elas ficaram ruins e sem qualidade? Esse é só um dos motivos para você investir em uma câmera fotográfica, ao invés de apostar todas as suas fichas na câmera do celular. Conheça outros 10 motivos que fazem com que uma Câmera Semi Profissional, ou uma Câmera Profissional, seja a melhor opção para registrar imagens:

1. Imagens nítidas e estáveis

O fotógrafo que precisa registrar cenas em movimento, ou em longa exposição, sabe da importância de um equipamento com estabilizador. Essa ferramenta, presente em câmeras fotográficas profissionais, ajudam a fazer fotos sem borrões e nítidas e evitam a perda de qualidade causada por qualquer movimento do sensor. Com o celular, isso fica mais difícil.

investir em uma câmera fotográfica

2. Sensores maiores

As câmeras profissionais e semi possuem sensores maiores que as de celulares. O tamanho do sensor de uma câmera está atrelado à sensibilidade à luz, ou seja, quanto maior for essa parte da câmera, maior é a sua sensibilidade, já que grandes sensores tem mais espaço para os pixels das imagens, o que faz com que as fotografias tenham mais detalhes.

3. Permite fotografar em qualquer condição de luz

Investir em uma câmera fotográfica também é vantajoso na hora de fazer fotografias em condições precárias de iluminação. Se você só tem uma câmera de celular à sua disposição, dificilmente você vai conseguir fotografar à noite, por exemplo. Se conseguir, vai ser com o uso do flash e, como resultado, você terá uma imagem com pouca qualidade e com a luz estourada.
Uma câmera profissional e semi profissional tem modos de disparo e ajustes manuais que permitem que o fotógrafo faça imagens em qualquer horário do dia e com qualquer condição de iluminação, dando mais liberdade de criação.

4. Maior variedade de lentes

As câmeras DSLR oferecem a opção de trocar de lente, que faz com que o fotógrafo possa utilizar o equipamento adequado para cada cenário e fotografia determinada. Há lentes para câmeras disponíveis para fazer um bom retrato, há aquelas que podem ser usadas para registrar uma paisagem da melhor maneira possível… Basta estudar um pouco o funcionamento das lentes e explorar as possibilidades da sua câmera. Uma câmera de celular, nesse sentido, fica limitada.

investir em uma câmera fotográfica

5. Foco manual

A câmera do celular não oferece muitas opções quanto ao foco. Se o fotógrafo precisar destacar apenas um elemento de todo um cenário e desfocar o resto, ele só vai conseguir se investir em uma câmera fotográfica profissional, ou semi profissional. As câmeras que não são de celular possuem funções e ajustes que fazem com que o ato de desfocar o fundo de uma foto fique muito mais fácil. Além de criar uma imagem mais interessante, esse recurso pode evitar com que cenas desinteressantes e desagradáveis ao fundo sejam mostradas no resultado final.

6. Fotos em movimento

Fotografar cenas em movimento com um celular é praticamente impossível, mas fazer isso com uma câmera fotográfica apropriada não é muito difícil: basta ajustar algumas funções manuais da sua câmera e clicar a cena desejada. O Blog eMania, por exemplo, já te deu várias dicas de como fazer esse tipo de fotos sem erros.

investir em uma câmera fotográfica

7. Filmagens com boa resolução

A câmera do celular é muito útil para filmar cenas inusitadas, repentinas e imagens de algum acontecimento que podem ser usadas para uma denúncia, por exemplo. Mas para fazer algo com maior qualidade, mais profissional e que vai ser usada como um registro, ou como um trabalho sério de filmagem, as câmeras fotográficas são ideais.
Para filmar cenas de formaturas, casamentos, viagens, procure evitar o celular para conseguir melhores imagens que valham a pena ser revistas e mostradas para todo mundo posteriormente.

8. Armazenando os arquivos de foto

Não é difícil receber do celular o aviso de que a memória está cheia. Isso acontece porque suas fotos e vídeos registrados pelo aparelho competem espaço com os aplicativos, músicas, jogos, e-mails e outros arquivos salvos no dispositivo. Em uma câmera fotográfica, o cartão de memória só vai salvar seus arquivos de fotos e vídeos e corre menos risco de te deixar na mão por falta de espaço. Além disso, você pode investir em um cartão de memória para aumentar a capacidade do seu equipamento de armazenar as imagens.

9. Fotos contínuas

Os celulares mais recentes já possuem a opção de fazer disparos contínuos, é verdade, mas é somente se você investir em uma câmera fotográfica profissional que as fotos resultadas desse disparo contínuo serão de alta qualidade. Um dos equipamentos mais indicados para fazer isso, segundo especialistas, é a Canon EOS Rebel T5i, que faz até cinco fotos por segundo e em altíssima qualidade.

10. Bateria mais duradoura

Imagina se você quer fazer um ensaio fotográfico de um dia inteiro somente comum celular na mão e a bateria dele acaba? Sabemos que a carga das baterias de smartphones não dura muito e esse é mais um motivo para investir em câmeras fotográficas, já que as baterias de câmeras desses equipamentos fotográficos podem durar até mais que um dia, além de você poder levar uma extra e trocar no meio do ensaio.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.