Como os megapixels influenciam nas fotografias

0 39
Tempo de leitura: 3 minutos

Os megapixels viraram motivos de discussão desde que as câmeras fotográficas digitais se popularizaram. Fabricantes de equipamentos fotográficos e os próprios fotógrafos sempre se perguntam o quanto esses dados realmente influenciam no resultado final da fotografia.
Até há pouco tempo, todo mundo assumia que quanto mais megapixels um equipamento oferece, melhor será a qualidade das fotografias. Os fabricantes, principalmente, sempre vendiam seus produtos enfatizando a quantidade desses pixels como se fosse a principal qualidade das câmeras. Fotógrafos, principalmente amadores e iniciantes, acabavam acreditando e gastando mais caro pelos megapixels sem saber, realmente, se eles estavam ligados à qualidade das imagens.
Felizmente, esse mito vem sendo quebrado aos poucos e hoje se sabe que, apesar de ser importante, a quantidade de megapixels não é sinônimo de qualidade de imagem. Há até quem diga que uma quantidade exagerada desses dados pode até diminuir a qualidade das fotografias, e não melhorar.

Entenda o megapixel

O número máximo de megapixels que uma câmera oferece só é atingido quando as fotos são feitas com o maior tamanho e qualidade máxima, Esse número significa o tamanho da fotografia e a captura de detalhes.
Para o equipamento fazer isso com um sensor do tamanho de uma câmera digital de 10 MP, por exemplo, ele vai precisar deixar os pixels da imagem muito pequenos e isso causa uma menor capacidade de absorção de luz. Quando isso acontece, a foto pode ficar muito grande, mas sem qualidade e ruído, mesmo a câmera estando com o ISO em um valor baixo.
Vale lembrar que esse raciocínio avalia apenas as questões técnicas e não a rotina e o uso da câmera pelo fotógrafo. É preciso alinhas os detalhes técnicos com o objetivo do fotógrafo no dia-a-dia.

Como o megapixel influencia nas fotografias?

O que poucas pessoas sabem, é que o número de MPs máximo de uma câmera não é fixo e pode mudar de acordo com a fotografia feita. Como dito anteriormente, a quantidade máxima de megapixel é usada na opção de maior tamanho de fotografia. E você pode sim fazer fotografias assim sem perder a nitidez, mas isso vai depender mais da qualidade do sensor da sua câmera do que de qualquer outra especificidade do equipamento.

O que é megapixel interpolado?

Para não aumentar o número real de megapixels e ainda poder fazer imagens grandes, alguns fabricantes de câmeras fotográficas usam a técnica de interpolação. O que essa técnica faz é, ao invés de aumentar de fato o número de MP de uma imagem, afastar os pixels e usar algoritmos para calcular a área em volta deles para, assim, preencher o espaço vazio com cores parecidas.
Quando uma fotografia tem poucos detalhes e apenas uma cor dominante, a interpolação não prejudica tanto a qualidade, mas essa técnica pode criar falhar em imagens com mais detalhes, por isso a recomendação é sempre utilizar os megapixels reais.

megapixel

Relação entre megapixel e qualidade de imagem

Os fotógrafos estão, cada vez mais, aprendendo que o número de MPs não está tão relacionado com a qualidade da imagem porque ela depende de vários outros fatores determinantes, como o tamanho do sensor. Na lente da câmera e os ajustes manuais também são fatores que influenciam mais na qualidade da foto do que o próprio megapixel. Uma câmera 6 MP para o uso amador, por exemplo, consegue uma qualidade se tiver um bom sensor.
Para o uso profissional que não precise de grandes ampliações de imagem, uma de 10 MP já basta.

A quantidade de megapixel está relacionada com os ruídos na fotografia?

Que câmeras DSLR com muito megapixels têm a tendência de aumentar o ruído nas imagens, isso é verdade. Mas também não quer dizer que elas são piores que outras.
Quando consideramos que para o uso profissional uma câmera 10 MP é ideal, supomos que a câmeras com mais que isso não tenham o mesmo objetivo.
Quando uma foto feita por uma câmera com mais de 10 MP, que foi feita para ser ampliada, é olhada de perto, ou no computador, por exemplo, os ruídos são mais evidentes mesmo. Isso acontece porque quanto mais megapixels a fotografia tiver, maior ele deve ser para ter qualidade.
Esse tipo de câmera é melhor aproveitada quando são usadas para fazer fotos para outdoors, painéis e banners, por exemplo. Desse modo, os ruídos ficam mínimos.
Quando uma ampliação desse tipo não é necessária, o ideal é usar uma configuração de tamanho menor, ou usar o “downsizing”, que é a redução da área da foto. Isso pode ser feito em um editor de imagem e pode reduzir a quantidade de ruído na imagem.

megapixels

Como escolher?

Fica muito difícil tomar lado no mundo da fotografia, em qualquer aspecto, já que o melhor equipamento vai depender do uso que você vai dar a ele. Não vai adiantar você comprar uma câmera muito cara a muito avançada, por exemplo, se você for usar as imagens apenas para postar nas redes sociais.
Dito isso, para fotógrafos amadores e profissionais que não precisam ampliar suas imagens, o ideal é investir em equipamentos com menos de 12 megapixels.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade