Como os Megapixels influenciam nas Fotografias

0 829

Os megapixels viraram motivos de discussão desde que as Câmeras Fotográficas Digitais se popularizaram. Fabricantes de equipamentos fotográficos e os próprios fotógrafos sempre se perguntam o quanto esses dados realmente influenciam no resultado final da fotografia.

Até há pouco tempo, todo mundo assumia que quanto mais megapixels um equipamento oferece, melhor será a qualidade das fotografias. Os fabricantes, principalmente, sempre vendiam seus produtos enfatizando a quantidade desses pixels como se fosse a principal qualidade das câmeras. Fotógrafos, principalmente amadores e iniciantes, acabavam acreditando e gastando mais caro pelos megapixels sem saber, realmente, se eles estavam ligados à qualidade das imagens.

Felizmente, esse mito vem sendo quebrado aos poucos e hoje se sabe que, apesar de ser importante, a quantidade de megapixels não é sinônimo de qualidade de imagem. Há até quem diga que uma quantidade exagerada desses dados pode até diminuir a qualidade das fotografias, e não melhorar

Entenda o Megapixel

O número máximo de megapixels que uma câmera oferece só é atingido quando as fotos são feitas com o maior tamanho e qualidade máxima, Esse número significa o tamanho da fotografia e a captura de detalhes.
Para o equipamento fazer isso com um sensor do tamanho de uma Câmera Digital de 20 MP, por exemplo, ele vai precisar deixar os pixels da imagem muito pequenos e isso causa uma menor capacidade de absorção de luz. Quando isso acontece, a foto pode ficar muito grande, mas sem qualidade e ruído, mesmo a câmera estando com o ISO em um valor baixo.

Como os Megapixels influenciam nas Fotografias

Vale lembrar que esse raciocínio avalia apenas as questões técnicas e não a rotina e o uso da câmera pelo fotógrafo. É preciso alinhas os detalhes técnicos com o objetivo do fotógrafo no dia-a-dia.

Como o Megapixel influencia nas Fotografias?

O que poucas pessoas sabem, é que o número de MPs máximo de uma câmera não é fixo e pode mudar de acordo com a fotografia feita. Como dito anteriormente, a quantidade máxima de megapixel é usada na opção de maior tamanho de fotografia. E você pode sim fazer fotografias assim sem perder a nitidez, mas isso vai depender mais da qualidade do sensor da sua câmera do que de qualquer outra especificidade do equipamento.

Como os megapixels influenciam nas fotografias

O que é Megapixel interpolado?

Para não aumentar o número real de megapixels e ainda poder fazer imagens grandes, alguns fabricantes de câmeras fotográficas usam a técnica de interpolação. O que essa técnica faz é, ao invés de aumentar de fato o número de MP de uma imagem, afastar os pixels e usar algoritmos para calcular a área em volta deles para, assim, preencher o espaço vazio com cores parecidas.

Quando uma fotografia tem poucos detalhes e apenas uma cor dominante, a interpolação não prejudica tanto a qualidade, mas essa técnica pode criar falhar em imagens com mais detalhes, por isso a recomendação é sempre utilizar os megapixels reais.

Como os Megapixels influenciam nas Fotografias

Relação entre megapixel e qualidade de imagem

Os fotógrafos estão, cada vez mais, aprendendo que o número de MPs não está tão relacionado com a qualidade da imagem porque ela depende de vários outros fatores determinantes, como o tamanho do sensor. Na lente da câmera e os ajustes manuais também são fatores que influenciam mais na qualidade da foto do que o próprio megapixel. Uma Câmera com 10 MP para o uso amador, por exemplo, consegue uma qualidade se tiver um bom sensor.

Para o uso profissional que não precise de grandes ampliações de imagem, uma de 10 MP já basta.

A quantidade de megapixel está relacionada com os ruídos na fotografia?

Que Câmeras DSLR com muito megapixels têm a tendência de aumentar o ruído nas imagens, isso é verdade. Mas também não quer dizer que elas são piores que outras.

Quando consideramos que para o uso profissional uma Câmera 20 MP é ideal, supomos que a câmeras com mais que isso não tenham o mesmo objetivo.

Quando uma foto feita por uma câmera com mais de 20 MP, que foi feita para ser ampliada, é olhada de perto, ou no computador, por exemplo, os ruídos são mais evidentes mesmo. Isso acontece porque quanto mais megapixels a fotografia tiver, maior ele deve ser para ter qualidade.

Esse tipo de câmera é melhor aproveitada quando são usadas para fazer fotos para outdoors, painéis e banners, por exemplo. Desse modo, os ruídos ficam mínimos.

Quando uma ampliação desse tipo não é necessária, o ideal é usar uma configuração de tamanho menor, ou usar o “downsizing”, que é a redução da área da foto. Isso pode ser feito em um editor de imagem e pode reduzir a quantidade de ruído na imagem.

Como os Megapixels influenciam nas Fotografias

Como escolher?

Fica muito difícil tomar lado no mundo da fotografia, em qualquer aspecto, já que o melhor equipamento vai depender do uso que você vai dar a ele. Não vai adiantar você comprar uma câmera muito cara a muito avançada, por exemplo, se você for usar as imagens apenas para postar nas redes sociais.
Dito isso, para fotógrafos amadores e profissionais que não precisam ampliar suas imagens, o ideal é investir em equipamentos com menos de 12 megapixels.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.