Se você é fotógrafo de casamentos ou eventos, é provável que já tenha encontrado situações de iluminação mistas. Embora possa se usar criativamente a iluminação mista, há momentos em que ela, simplesmente, não é a ideal. Desse modo, vamos examinar vários exemplos de iluminação mistas com soluções possíveis no local ou com ajuste até mesmo na pós-produção.
O que é Iluminação Mista?
Iluminação mista é quando o assunto recebe luz por mais duas ou luzes de cores diferentes. Isso é comum ao gravar eventos com vários tipos de luzes, como lustres ou luzes do DJ. Abaixo estão alguns exemplos.
Exemplo 1
No exemplo abaixo, nossos objetos são iluminados de forma desigual pelo laranja profundo de uma lâmpada de calor próxima e pela luz ambiente fria do céu azul. Se tento corrigir os tons de pele no Lightroom, acabo tornando a imagem azul, o que também não é o ideal, como você vê na imagem à direita.
Exemplo 2
Neste outro exemplo, a luz interna de tungstênio quente é a fonte primária. A janela na parte de trás permite a entrada de alguma luz neutra do dia, que é para o que a câmera é calibrada (na imagem à esquerda). Quando ajustamos o equilíbrio de branco para a pele, a imagem ainda parece um pouco errada porque a luz da janela agora está azulada (na imagem à direita).
Solução 1: Apague as Luzes
Nesta cena, temos a luz do dia entrando pelas janelas e iluminando a sala com tungstênio. O resultado é um tom laranja profundo em toda a imagem. A solução é bastante simples. Desligue as luzes e direcione o objeto para a fonte de luz mais forte ou consistente. Nesta sala, a luz do dia está refletindo nas paredes de cores quentes.
Para corrigir isso, faça o seguinte:
- Apague todas as luzes.
- Vire o modelo em direção à fonte de luz primária.
Inclinando nosso modelo em direção à janela, a principal fonte de luz, obtemos grandes destaques e a sala de cores naturalmente quentes preenche o lado da sombra. Assim que ajustamos para o calor na postagem, acabamos com uma aparência muito mais limpa. Esta é a melhor solução quando você tem uma sala grande com cores quentes como a que tivemos aqui.
Solução 2: use um Filtro/Gel em seu Flash
Para o nosso próximo exemplo, temos um grande salão de baile iluminado por grandes luminárias de tungstênio. Por razões óbvias, não podemos apagar as luzes. É quando usaríamos um Filtro/Gel em nosso Flash Fotográfico.
Coloque um Filtro/Gel, neste caso, um CTO (Temperatura de Cor Laranja ) sobre sua unidade de flash para equilibrar com a luz existente.
Em seguida, use o flash com gel para iluminar suas imagens, e as cores serão equilibradas com o resto da sala.
Em alguns casos, o salão de baile ou salão de recepção pode ter várias luzes coloridas, como magenta ou azul. Nesses casos, deixe a luz sem gel, pois a luz balanceada com a luz do dia ficará muito mais próxima dessas cores.
Solução nº 3: Editando no Lightroom
Na cena acima, acendi o casal usando a luz natural de uma grande porta aberta. Em seguida, o fundo é iluminado apenas pelas lâmpadas quentes da capela. Quando as cores quentes internas são um pouco exageradas, prefiro amenizar o fundo na pós-produção.
Primeiro, ajusto meu equilíbrio de branco para a pele. Em seguida, uso HSL para diminuir a intensidade das cores de fundo. Isso é fácil quando há uma separação clara do primeiro plano e do plano de fundo. No entanto, nem sempre é esse o caso.
Dê uma olhada neste exemplo em que o salão de baile é iluminado por tungstênio, mas também tem bastante azul das luzes do DJ no teto. Usei um gel CTO no meu flash para combinar com a cor natural do salão de baile. No entanto, eu não estava recebendo luz suficiente do flash, e a imagem acabou ficando quase toda azul.
Verifique as configurações acima para saber como editei a foto. Se você está procurando um atalho para lidar com essas situações, nossas predefinições de fluxo visual incluem uma predefinição “Mistura de tungstênio” que corrige os azuis fortes nessas situações de iluminação específicas.
Além das configurações acima, também adicionei uma queima radial e um gradiente para escurecer as bordas e a parte inferior da imagem. Você pode ver o antes e o depois no GIF abaixo.
Conclusão
Espero que tenham gostado deste artigo e vídeo. A Iluminação Mista pode ser fácil de contornar, uma vez que você pegue o jeito desses truques. Não deixe que as condições de iluminação que não sejam ideais o impeçam de tirar ótimas e memoráveis imagens.
Fonte: Fstoppers.com