Os melhores ambientes para fotografar com luz natural e com uma boa câmera

1 778

Esse artigo é específico para fotógrafos, amantes da fotografia, para estúdios de fotografia e para quem busca boas ofertas e dicas sobre câmeras fotográficas.

Hoje falaremos sobre um assunto muito interessante e que geralmente, tem sido um grande entrave para aqueles que tiram fotos: a Luz natural.

Alguns podem pensar que uma boa foto exige principalmente alguém perfeito, muitas pessoas até falam que a fotogenia (qualidade de ter facilidade de ser fotografado, apresentando boas imagens) é algo que somente algumas pessoas têm, outros não possuem esse dom.

Mas fotografar não se trata se clicar alguém mais bonito ou menos atraente e sim, saber captar a imagem de acordo com as influências que podem ser utilizadas.

Um bom retrato exige muito mais, na verdade, e muitos fotógrafos sejam amadores ou não, acabam tendo certas dificuldades na hora de fotografas quando é hora de usar a luz natural nas imagens.

Chaves para um bom retrato

O ideal é poder alcançar aquele tipo de foto que deixa você sem fôlego de tão perfeita, que é capaz de cativar você instantaneamente, não importa se o fotografado é um homem velho, uma menina, um bebê ou o líder de uma empresa.

Para conseguir que as fotografias alcancem qualidade e beleza, um dos fatores mais importantes tem a ver com:

  • A iluminação,
  • O fundo,
  • A composição,
  • E, especialmente, a capacidade do fotógrafo se conectar com a pessoa que tem à sua frente.

Existe algo muito importante a esse respeito e se associa com a habilidade do fotógrafo conseguir enxergar a alma de quem está sendo fotografado, uma forma para se conectar a pessoa a ser fotografada pode ser feita com base em uma conversa, ou seja, conhecer a história dessa pessoa, para assim transmitir a personalidade dela nas imagens.

Entendendo isso, o segundo passo é conhecer como utilizar a luz natural ao seu favor para tirar fotos e que lugares são tão excelentes para fazer lindos cliques!

Por que a luz natural?

E por que não?

A luz natural fornece, basicamente, uma energia mais quente e resultados mais naturais. E se tratando de um modelo não famoso, ele se sentirá muito mais confortável se não houver nenhuma engenhoca de luz artificial.

Como você pode ver, existem muitas razões para usar a luz natural nas fotografias.

O que acontece é que nem todos os lugares e nem todos as estações são apropriadas para fotografar, ou pelo menos para conseguir o efeito desejado, uma vez que, em muitos casos, a luz direta lança sombras que podem arruinar completamente as fotografias.

Agora, saiba onde encontrar a melhor luz natural (e difusa).

  1. Varandas

Certamente há excelentes ambientes e refúgios em uma varanda. Esse local é fantástico quando a luz natural é captada.

O efeito desse ambiente permite que a luz venha chegando, mas com uma suavidade impressionante. E se porventura a luminosidade do sol estiver forte, como num período mais quente, por exemplo, é possível se refugiar sob o telhado de uma varanda, que irá resolver o problema.

  1. Próximo da janela

O incrível poder das janelas na fotografia permite que lindas fotos sejam tiradas.

E por que tirar fotos perto da janela? Por causa da luz, óbvio. A luz de fora e a de dentro de uma sala, com janela, por exemplo, é diferente.

Existe um efeito óptico, apesar de você não poder notar. A realidade é que enquanto você se move para longe da janela, a quantidade de luz diminui.

Você pode usar essa luz conforme ajustes, ou seja, é possível encontrar bons focos, seja indo mais para os lados, para a frente, usando o refletor ou não. E se por acaso a luz for muito intensa em uma janela, como a de vidro, por exemplo, isto pode ser resolvido (se quiser), com a colocação de uma cortina branca (lisa) ou cobrindo com papel de seda.

  1. Guarda-chuva / Para sol

Você está na praia, faz um sol escaldante, focar a imagem de uma criança ou um amigo e apertar o botão do obturador pode se tornar uma grande dificuldade, isso porque a luz natural pode não estar ajudando muito.

A luz forte é muito interessante para somente alguns tipos de fotos, mas não todos.

Então, para tirar boas fotos em locais abertos, como uma praia, por exemplo, pode-se colocar um guarda-chuva no modelo e deixá-lo funcionar como um difusor. Os resultados serão muito bons, trazendo equilíbrio nas fotos.

Um guarda-chuva fotográfico (sombrinha) não só vai ajudar com a iluminação, mas também pode proteger o seu modelo da chuva. Por favor, note que a cor da sombrinha pode afetar a imagem da foto, por isso o preto é uma cor mais recomendada, por ser neutra, assim bloqueando toda a luz do sol. Uma sobrinha de cor branca também é uma boa escolha e além de dar apoio com a luminosidade, ainda é um item/ adereço para dar decoração a imagem fotografada.

  1. Sob uma ponte ou viaduto

Outro lugar que pode lhe oferecer excelentes condições de iluminação, bem como sendo um fundo interessante pode ser debaixo de uma ponte.

Um viaduto pode fornecer proteção contra chuva, neve ou fortes ventos, ainda trazendo um ambiente diferentes e por vezes, até rústico.  Uma excelente maneira de fotografar com elegância!

  1. Qualquer lugar ao pôr do sol

Há um momento mágico ao longo do dia, não importa onde você está, a luz é perfeita. O pôr do sol, já foi ilustrado e dito como sendo o ambiente dos enamorados, amantes e para aqueles que precisam de reflexão, demonstrando assim, um ambiente que traz belas imagens.

Quando o sol está escondido (ou quase), ficando atrás do horizonte, a luz se torna muito agradável e apropriada para fotografar. 

Se você quer fotografar num lugar específico, seja paciente e espere por este momento. E se você não pode esperar tanto, talvez possa levantar mais cedo, pois a luz é a mesma, pouco antes do nascer do sol.

Como você pode ver, existem muitas maneiras de tirar fotos lindas, basta estar atento as nossas dicas e claro, ter câmeras de qualidade!

você pode gostar também
1 comentário
  1. […] Fontes: Lais Schulz, eMania […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.