Finalmente! O artigo sobre Fotos do Pôr do Sol de seus sonhos

2 2.673

As fotos do pôr do sol é um assunto favorito em qualquer época do ano. As cores ricas, iluminação dramática e formas fortes que elas oferecem podem produzir fotos espetaculares com pouca necessidade de esforço ou planejamento inteligente.

No entanto, você pode achar que a câmera capta muitas vezes imitações pálidas do pôr do sol, totalmente diferente do que você vê a olho nu. De alguma forma, a intensidade das cores podem ter sido perdidas, ou a composição pode não funcionar.

Para a maioria de nós, a tentação de conseguir fotos do pôr do sol logo quando o vemos, é esmagadora. Mas, enquanto não há nada a ser dito sobre capturar um tiro rapidamente, em caso de alterações das condições, pode valer a pena gastar um pouco mais de tempo para ter certeza de obter tudo certo.

Sua definição de comprimento focal e escolha do ponto de vista vai fazer uma grande diferença nas fotos do pôr do sol. Um disparo em grande angular pode capturar a área mais ampla do céu, mas não vai necessariamente dar-lhe a melhor composição.

Finalmente! O artigo sobre Fotos do Pôr do Sol de seus sonhos

A distância focal mais longa e um ponto de vista mais cuidadosamente escolhido podem produzir um resultado muito mais eficaz. O sol será maior no quadro e você terá mais controle sobre as formas e silhuetas que aparecem em suas fotografia do pôr do sol.

A chave com as configurações da câmera digital é se certificar de que você vai capturar as cores do pôr do sol como elas são não como a câmera pensa que elas devem ser. Você também pode precisar ajustar as configurações de exposição para se adequar às condições, porque em situações extremas de iluminação, a câmara pode não interpretar a cena do jeito que você espera.

Para saber mais sobre como lidar com esses problemas, veja as dicas sobre fotos do pôr do sol que separamos para você abaixo. Aqui está, finalmente, o artigo de seus sonhos sobre como obter o máximo proveito de suas fotos do pôr do sol, por compor suas imagens corretamente e ajustar as configurações da câmera do jeito adequado.

Dica # 1. Superexposição

Esta é a dica mais importante para tirar fotos do pôr do sol. Ligeiramente superexpor o pôr do sol fará com que as cores fiquem mais ricas e definidas. A cena inteira vai se tornar mais dramática. Você pode superexpor usando o modo manual e selecionar uma velocidade rápida do obturador, ou você pode atirar em prioridade de abertura e utilizar a exposição de compensação.

Dica # 2. Encontre o primeiro plano em primeiro lugar

Finalmente! O artigo sobre Fotos do Pôr do Sol de seus sonhos

A melhor receita para conseguir boas fotos do pôr do sol é um objeto de interesse no primeiro plano. Pode ser uma lagoa, um cais, ou qualquer outra coisa. Basta encontrar algo interessante para colocar em primeiro plano para adicionar profundidade à cena.

Dica # 3. Não coloque a linha do horizonte no meio da foto

Uma boa regra geral é colocar o horizonte no terço inferior da foto se o pôr do sol é bonito, e no terço superior da foto se o ele for medíocre.

Dica # 4. Inversão de marcha!

Às vezes, a cena atrás de você pode ser linda e todos os fotógrafos perdem-na, porque eles estão muito ocupados olhando para o sol. As fotos do pôr do sol produzem luzes bonitas e uma bela cena pode se banhar na luz quente atrás de você. Não se esqueça de olhar por cima do ombro.

Dica # 5. Atire em prioridade de abertura com a compensação da exposição

Finalmente! O artigo sobre Fotos do Pôr do Sol de seus sonhos

Enquanto o sol ainda está no céu, comece com a prioridade de abertura e compensação de exposição, depois mude para o modo manual para capturar suas fotos do pôr do sol.

Isto irá permitir que você tenha a conveniência de fotografar em prioridade de abertura conforme os níveis de luz mudam rapidamente antes do pôr do sol e, em seguida, você pode alternar para o modo manual para obter uma exposição mais precisa depois que o sol se põe. Em baixas configurações de luz, no medidor de exposição na Câmera DSLR ou Mirrorless, muitas vezes, será o modo accurate, mas o modo manual após o por do sol é a melhor opção.

Dica # 6. Fique mais tempo

O céu geralmente é iluminado com cores novas cerca de 25 minutos após o mergulho do sol abaixo do horizonte. A maioria dos fotógrafos perde este evento fantástico em suas fotos do pôr do sol, e é mais bonito do que o evento propriamente dito!

Dica # 7. Crie silhuetas em primeiro plano

Finalmente! O artigo sobre Fotos do Pôr do Sol de seus sonhos

Apenas acelere a velocidade do obturador e você terá uma silhueta. A chave para tirar uma boa silhueta em suas fotos do pôr do sol é encontrar um assunto com detalhes finos que vai deixar o sol brilhar através dele e que tem uma forma reconhecível. Cuidado com uma silhueta muito grande, uma vez que se torna apenas uma grande área de sombras.

Dica # 8. Balanço de Branco Automático

Altere o equilíbrio de branco para “automático” e você terá belos tons dourados de um pôr do sol, que de outra forma pareceria sem brilho.

Dica # 9. Fotos do pôr do sol em HDR

Antes do sol se pôr no horizonte, considere filmar em HDR para capturar o maior número de detalhes em suas fotos do pôr do sol.

Dica # 10. Aguarde as nuvens certas

Finalmente! O artigo sobre Fotos do Pôr do Sol de seus sonhos

As condições ideais para fotos do pôr do sol é um dia parcialmente nublado com nuvens manchadas. Quando as nuvens são apenas uma folha plana cinza, o sol não aparecerá mais. Aguarde as nuvens desiguais.

Dica # 11. Panoramas ou vetoramas

Considere fotografar panoramas ou vetoramas para contrastar as cores do pôr do sol com as outras cores do céu.

Dica # 12. Abertura da lente

Antes que o sol realmente desapareça no horizonte, defina a abertura de sua lente fotográfica para um valor alto, como f/22. Isso fará com que os raios do sol pareçam mais claros em suas fotos do pôr do sol. E dará ao sol um efeito muito legal, experimente!

Dica # 13. Não use os filtros

Sim, isso inclui o filtro polarizador. Filtros polarizadores não irão ajudar a saturar as cores em um pôr do sol. Além disso, os Filtros UV são desencorajados em todos os tempos, mas devem ser proibidos nas fotos do pôr do sol. Usá-los pode, muitas vezes, cortar a saturação e riqueza das cores, bem como empobrecer o contraste das suas fotos do pôr do sol.

Dica # 14. Tire seus óculos de sol

Eu prometo que se você esquecer-se de tirar os óculos de sol, você vai achar as fotos do pôr do sol mais escuras do que realmente são, porque vai olhar o LCD estranhamente escuro. Se você esquecer, você vai chutar a si mesmo quando olhar para as fotos no computador.

Dica # 15. Não se empolgue tanto com as nuvens

Não fique tão empolgado em olhar para as nuvens bonitas. Lembre-se que, para a maioria das fotos da paisagem, o ponto de foco adequado deve ser um terço acima da parte inferior da foto. Esta é uma aproximação grosseira da distância hiperfocal.

Dica # 16. Dispare em RAW

Eu sei que você já ouviu isso antes, mas nas fotos do pôr do sol isso é especialmente importante. Há uma riqueza de informações e luz delicada em um pôr do sol que será simplesmente jogada no lixo se você atirar em JPEG. Não dê um tiro no seu próprio pé.

Dica # 17. Procure por objetos que estão refletindo as cores do sol

Finalmente! O artigo sobre Fotos do Pôr do Sol de seus sonhos

Talvez seja um edifício atrás de você, ou um para-brisa do carro, ou um lago de águas cristalinas, etc. Com a reflexão, você pode incorporar um efeito charmoso na paisagem e conseguir fotos do pôr do sol de tirar o fôlego.

Dica # 18. Fique atento para qualquer sinal de chuva

Os melhores pores do sol parecem acontecer na noite de um dia chuvoso. Se as nuvens começam a quebrar-se ao redor do sol, pegue sua câmera e saia. Terá fotos do pôr do sol incríveis para apresentar em seu trabalho.

Dica # 19. Flash nas fotos do pôr do sol?

Certifique-se de usar um pouco de flash se você está gravando um retrato de alguém que está na frente de um pôr do sol. Caso contrário, o rosto da pessoa parecerá escuro e enlameado. Considere também utilizar um flash fora da câmera para um melhor resultado!

Dica # 20. Use uma lente teleobjetiva

Se quiser grandes fotos do pôr do sol, use uma lente teleobjetiva. Mas, quando quiser o sol parecendo pequeno na cena, use uma lente grande-angular.

Dica # 21. Não se esqueça de mudar o seu estilo de imagem

Isto pode ser alterado mais tarde se você atirar em RAW, mas se você atirar JPEG, você definitivamente vai querer usar o estilo de imagem de paisagem (Canon) ou controle de imagem (Nikon).

Dica # 22. Não se esqueça das aves!

Finalmente! O artigo sobre Fotos do Pôr do Sol de seus sonhos

Incluir alguns pássaros que voam no céu pode realmente adicionar interesse a uma paisagem.

Dica # 23. Confie no histograma

Quando o sol ainda está acima no céu, a luz brilhante na frente de você pode fazer o seu LCD parecer mais escuro do que realmente é. O mesmo é verdadeiro para o “segundo sol”, que acontece 20 minutos depois que o sol realmente se põe. Quando é mais escura, neste momento, você pode pensar que suas imagens são mais brilhantes do que realmente são.

Por causa das condições de luz diferentes que ocorrem quando captura fotos do pôr do sol, o melhor é confiar no histograma ao invés do LCD. Não exclua até que você possa ver as imagens no seu computador.

Dica # 24. Não use o ícone do sol no seletor de modo de sua câmera

Esse é um modo automático e vai tirar a sua capacidade de escolher uma abertura criativa, velocidade do obturador, etc. Arrisque com suas próprias configurações para conseguir fotos do pôr do sol muito mais criativas.

Dica # 25. Baixe um bom app para o seu telefone

Basta pesquisar na loja de aplicativos do seu smartphone e obter um aplicativo gratuito que lhe dará um calendário do nascer e pôr do sol. Nunca perca um pôr do sol de novo!

Dica # 26. Horizonte em linha reta

Finalmente! O artigo sobre Fotos do Pôr do Sol de seus sonhos

Nenhum erro que você faz em fotos do pôr do sol será tão óbvio como uma linha do horizonte irregular. Utilize o nível de bolha em seu tripé com uma cabeça ball head ou o nível eletrônico em algumas Câmera DSLR ou Mirrorless mais recentes para garantir que o horizonte está reto.

Dica # 27. Cuidado com o horizonte em retratos

Se você está gravando um retrato de alguém que está na frente de um pôr do sol, tenha cuidado onde você coloca a linha do horizonte. Sempre parece estranho quando a linha do horizonte é colocada ao nível do pescoço do sujeito. Você geralmente terá melhores resultados quando coloca-lá em torno da barriga ou peito da pessoa.

Dica # 28. Certifique-se de limpar a sua lente e sensor

Manchas de poeira serão óbvias quando visto contra o céu brilhante, nas fotos do pôr do sol parecerão muito mais evidentes, principalmente, por você trabalhar com valores elevados de abertura. Certifique-se de limpar a sua lente e sensor da câmera!

Dica # 29. Utilize um Filtro de Densidade

Finalmente! O artigo sobre Fotos do Pôr do Sol de seus sonhos

Use um filtro de densidade neutra para escurecer o céu e permitir que a câmera obtenha luz suficiente para expor a paisagem. O escurecimento do céu também irá adicionar cor à cena.

Buscamos trazer um guia completo sobre as fotos do pôr do sol, a fim de orientá-lo sobre como obter os melhores resultados com este tipo de fotografia. Você também pode utilizar de suas próprias técnicas e sacadas para compor os seus tiros, mas, sempre é bom compartilhar do conhecimento de outras pessoas.

Deixe um comentário abaixo com a sua própria dica favorita sobre como conseguir fotos do pôr do sol melhores, ou simplesmente diga-nos o que pensa sobre este artigo. Aproveite também, para dizer o que faz para conseguir as suas fotos do pôr do sol da maneira correta.

você pode gostar também
2 Comentários
  1. […] fotografe instantes antes do por do sol, ou do nascer do sol. Quando o sol está baixo no céu, ele dá uma iluminação mágica que […]

  2. 7 Dicas para ensaios fotográficos de sucesso ao ar livre. – Villa Franca Fotografias

    […] a execução de um trabalho bem iluminado. Entretanto, ao meio-dia, corra para as sombras, pois o sol está em sua máxima o que pode causar desagradáveis imperfeições nos […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.