Review: nova lente da Olympus, a ED 300 milímetros F4 IS Pro

0 247

A lente M.ZUIKO Digital ED 300 milímetros F4 IS Pro é a mais recente na série de lentes high-end ‘Pro’ para o Lentes  Micro Quatro Terços e a quinta dessas lentes da empresa. Como as outras lentes Pro, a 300 milímetros F4 IS Pro oferece um sistema de engrenagem da empresa de foco manual que revela uma escala de distância quando você puxa o anel de foco para dar uma experiência tradicional de foco manual.

Elementos da nova lente da 300 milímetros da Olympus

Lente Olympus ED 300 milímetros F4 IS Pro

A lente é relativamente compacta, dado o seu longo alcance. Embora sua abertura máxima F4 é equivalente a F8 no quadro completo em termos de profundidade de campo e de captação de luz (em termos de imagem no total), ainda assim é impressionantemente pequena e leve para uma lente equivalente a 600 milímetros. A lente em si é 227 milímetros (8,9 ”) de comprimento, e relativamente fácil de adicionar a uma bolsa de câmera de médio porte.

A 300 milímetros pesa 1.27kg o que significa que é relativamente fácil de manusear e transportar. Como a Olympus aponta, este peso é cerca de um terço do peso disponíveis para lentes full-frame 600mm. No entanto, essa leveza não vem à custa da sensação de solidez de construção, com uso extensivo de metais dando a F4 Pro uma sensação reconfortante de robustez.

A lente IS oferece correção de pitch e movimento de guinada (para cima/baixo ou esquerda / direita), e isso combina com os sistemas na câmera E-M1 e E-M5 II para oferecer seis paradas de estabilização, de acordo com teste padrão CIPA. A empresa explica que os sensores giroscópios na lente e nos corpos de câmeras DSLR calibram um ao outro quando a lente está conectada à câmera, para garantir que eles funcionem em sincronia uns com os outros.

Infelizmente esta capacidade plena não é realizada quando a lente é montada sobre o E-M10 II ou em câmeras mais velhas da Olympus, nem é compatível com a dupla da Panasonic, o sistema IS no GX8 que funciona de forma semelhante.

A distância do foco mais próximo da 300 milímetros é um 1.4m, que é bastante impressionante saindo do plano focal (1.15m a frente da lente), dando uma ampliação máxima de 0.24x. Isso não é exatamente o que a torna ideal para trabalho macro (a Olympus, provavelmente, gostaria de salientar que esta é semelhante à ampliação 0.48x em uma câmera full frame, em termos de quanto do quadro um objeto enche), mas permite a sua utilização de forma justa perto do objeto, aumentando a utilidade da lente para além de safari,  aves voando, etc…

A lente possui um interruptor de limite no foco para impedi-la de procurar em toda a sua gama de foco total, quando está sendo usado para objetos mais distantes, por isso, esta capacidade de enquadramento justo não deve afetar o desempenho de longo alcance. A Olympus sugere animais selvagens, esportes e performances de palco como casos de uso sensatos. A análise interna da empresa de imagens enviadas pelo Flickr, aparentemente, mostra que 54% das imagens feitas com uma lente 600 milímetros ou equivalente são de aves.

A F4 300 milímetros IS Pro tem um colar de tripé rotativo, como seria de esperar em uma lente telefoto longa. No entanto, a Olympus está confiante o suficiente sobre a eficácia da estabilização que lhe permite remover o anel em que o pé do tripé está montado e substituí-la com um anel liso para cobrir os parafusos de montagem. Este anel está incluído no corpo, ou seja, você não tem que tentar girar o pé do tripé para tirá-lo do caminho.

O pé sobre o colar de tripé apresenta ranhuras compatíveis ao estilo Arca Swiss, permitindo uma ligação resistente a um tripé sem a necessidade de uma placa adicional. Com tudo isso, a lente é um projeto relativamente complexo, constituído por 17 elementos dispostos em 10 grupos. Esses elementos incluem três lentes extra de baixa dispersão (ED), três (HR) lentes com índices de refração alto e uma com índice de refração extra-alta (E-RH).A Olympus também divulga um revestimento ‘nano’ que facilita a luz através das fronteiras de vidro / ar para reduzir os reflexos internos e minimizar os fantasmas e reflexos.

Conclusão

Embora uma lente equivalente a uma prime 600 milímetros não é geralmente considerado um item essencial do bag de câmera digital de cada fotógrafo, é provável que faça um trabalho muito bom como um produto ‘laureado’ – sublinhando o compromisso da empresa com o sistema e seu uso em uma ampla gama de circunstâncias, bem como mostrar do que ela é capaz. Parece significativo que a Olympus tenha explicitamente salientado que a 300 milímetros F4 é mais nítida do que a 300 milímetros F2.8 para o sistema SLR Four Thirds – é certamente outro nicho, mas é uma impressionante lente óptica e quando foi lançada sentou-se no ápice da linha desse sistema.

Lente Olympus ED 300 milímetros F4 IS Pro

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.