O Sol: ou como aproveitar o poder da sua maior ferramenta de iluminação

0 2.525

Este é um dos sinais evidentes de cinema ou fotografia amadora: fotos exteriores durante um dia de muito Sol que ficam com uma iluminação terrível. Isso geralmente se manifesta na forma de muitas áreas duras normalmente nas faces dos modelos, que são colocadas fora de foco. Ou, o que é muito comum também, as imagens ficam excessivamente planas em que não há nenhuma separação entre a parte da frente com o plano de fundo.

No entanto evitar esses maus uso da iluminação exterior – nosso querido Sol – não requer uma compreensão geral e irrestrita de como funciona a luz. Só é necessário ter um conhecimento básico de alguns conceitos simples que são fáceis de colocar em prática. Neste post vamos falar um pouco sobre esses conceitos. Então, leia mais para descobrir o que estes conceitos são e como começar a incorporá-los em seu trabalho.

O Sol como sua principal ferramenta de iluminação

iluminação-sol

Antes de começar esse post para valer, vamos usar um pouco da nossa imaginação. Se fontes de iluminação fossem armas quais armas eles seriam? Bom, um refletor provavelmente seria um rifle sniper, uma china ball seria uma granada e o nosso querido Sol seria uma arma nuclear tática.

Aproveitar o poder impressionante do Sol pode ser um pouco complicado, porque, bem, está é uma bola de plasma quente com uma massa trezentas mil vezes a da Terra. Então, com certeza, você vai precisar de um pouco de finesse – e paciência – e reverência, porque o Sol está apenas lá fora, fazendo o seu trabalho; você é o único a tentar controlar seu poderoso brilho para criar a iluminação de seu pequeno projeto, terráqueo.

Então vamos ver como usar a iluminação do Sol em três pequenos objetivos:

Objetivo nº 1: Acompanhe os movimentos do Sol

O sol é um inimigo astuto, de modo que ficar um passo à frente pode possibilitar que você planeje seu ataque e entre em posição, antes que o Sol esteja em cima de você. Felizmente, você pode fazer um pouco de reconhecimento para descobrir onde ele vai estar e como será a iluminação quando você começar a filmar.

Ajuda Ideal: aplicativos que mostra posições do Sol

Objetivo nº 2: “Conheça o teu inimigo”

Está é uma das máximas do general chinês Sun Tzu sobre táticas de guerra que ele colocou em seu famoso livro A Arte da Guerra. Este pode ser um conselho para guerras, porém ele também funciona na iluminação. Até porque saber com o que você está lidando vai certamente ajudá-lo a utilizar a tática certa para lidar eficazmente com uma iluminação usando o Sol. Esteja bastante atento, pois o Sol é uma fonte de iluminação diferente dependendo de onde ele está no céu, o tempo, e sua localização.

Ajuda Ideal: Educar-se sobre os efeitos do Sol e sua iluminação durante o pôr do sol, meio-dia, e hora dourada.

Objetivo nº 3: Prepare-se para improvisar e mudar de estratégia

Você nunca vai ser capaz de controlar o Sol, isso é fato. Mas você pode usar seu poder contra ele. Isto significa encontrar uma maneira de refletir a luz de volta para o seu objeto exatamente onde você precisar de iluminação. Ao meio-dia, por exemplo, é um dos momentos mais difíceis do dia para fotografar ao ar livre, porque o sol está emitindo luz dura diretamente acima de seu objeto resultando em sombras duras, “olhos de guaxinim”, e um monte de outras questões.

Ajuda Ideal: refletores, lençóis brancos, etc.

Em resumo, fotografar ou filmar em locações exteriores é uma tarefa difícil, mas isso não deve assustá-lo e tirá-lo da luta. Venha preparado: saiba onde o Sol vai estar, entenda os efeitos de iluminação que vai ter em momentos diferentes, etc.

iluminação-sol

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.