Dicas para Tirar Boas Fotos de Pássaros

0 622

As fotos de pássaros são fascinantes, a variedade de formas, tamanhos e cores revela a diversidade de espécies e suas adaptações para diversos habitats. No entanto, sua natureza viva, muitas vezes secreta, torna-os desafiadores para fotografar.

Entender o assunto de sua fotografia e conhecer as melhores técnicas para capturá-lo pode render experiências incríveis e fotos de pássaros arrasadoras. Entretanto, nem tudo são flores, você precisa se antecipar ao que pode acontecer neste cenário natural e manter o ajuste da sua câmera profissional adequado para estas capturas.

Ao mesmo tempo, como estamos falando de fotos naturais talvez você tenha que sujar um pouco a sua roupa e sair por aí na busca de suas fotos de pássaros. Lembre-se que seus protagonistas não são estáticos e, a qualquer momento, conseguem desaparecer em frente a sua lente fotográfica.

Para evitar o desperdício de tempo e não ficar com cara de bobo em quanto o seu pássaro sai voando, confira algumas dicas para considerar quando você começar a fotografar esses animais infinitamente interessantes.

Identificar o assunto e isolá-los

As fotos de pássaros podem ser difíceis, estes protagonistas voadores das fotos podem ser encontrados em praticamente qualquer cenário. Para você ter uma ideia, existe milhares de coisas que podem roubar a atenção do personagem principal.

O arbusto, a grama, arvore, até mesmo outras aves, podem facilmente tirar o foco daquilo que você deseja capturar e com isso jogar todo o seu trabalho das fotos de pássaros no lixo. Eu sei que alguns fotógrafos vão dizer que em todas as fotografias é assim, mas, nas fotos de pássaros este problema pode aparecer com muito mais força.

Para contornar esta situação identifique o pássaro e procure isolá-lo do restante do cenário, assim o seu personagem ficará mais destacado na imagem e você evita qualquer coisa que venha roubar a atenção na cena.

Fotos de pássaros originais
Fotos de Pássaros originais

Eu concordo com você que muitos profissionais da fotografia já fizeram fotos de pássaros muito incríveis, mas, como o principal fator para despertar emoções em uma imagem, é sua originalidade, não será muito produtivo tentar reproduzir outras fotos de pássaros. Dificilmente, você conseguirá replicar de forma fiel os eventos e emoções de qualquer outra foto.

Ao invés de dedicar tempo tentando replicar o que já aconteceu, por que não se concentrar em fazer fotos de pássaros originais? Você vai conseguir momentos incríveis e despertar emoções que ainda não foram experimentadas, uma excelente aposta para qualquer fotógrafo de aves profissional.

Antecipe o comportamento

Os pássaros são muito agitados, eles se movem para várias direções, voam, correm, mergulham no ar ou na água, pousam nos lugares mais inusitados e assim por diante. Captar boas fotos de pássaros pode ser muito difícil exatamente por isso, você nunca sabe o que nossos amigos voadores irão aprontar.

Experimente fazer um rascunho das suas fotos de pássaros primeiro em sua mente, observando o comportamento e tentando se antecipar ao próximo movimento do pássaro. Antecipando-se aos possíveis comportamentos do pássaro vai conseguir entender o que tem de fazer para obter boas fotos de pássaros.

Deixe os pássaros virem até você
Fotos de Pássaros deixe vir ate voce

Quando você está fazendo fotos de pássaros pode ficar tentado a sair correndo atrás do seu alvo. No entanto, o seu assunto consegue voar e você não, então, provavelmente não conseguirá alcançá-lo a tempo antes que ele suma em meio à paisagem.

Ao contrário de sair correndo como um louco, procure atrair os pássaros para perto de você e aproveitar para tirar fotos de pássaros incríveis. Para atraí-los experimente usar de comida de pássaros e tente ficar o mais calmo possível, o menor movimento pode espantá-los para longe.

Chegando perto

Algumas vezes não é possível sentar e esperar que os pássaros venham até você. Talvez, você precise caminhar em direção a eles e chegar mais perto para tirar excelentes fotos de pássaros.

Salvo poucas exceções, a aproximação com estes animais na natureza pode ser algo complicado. Geralmente, eles são ariscos e não permitem que o ser humano chegue muito perto. Da mesma forma, qualquer movimento brusco pode assustá-los e fazer com que eles saiam voando.

Fotos de pássaros podem exigir uma grande parcela de paciência. Para poder fotografar o amigo voador aproxime-se aos poucos, buscando se camuflar no ambiente e evitando ruídos ou movimentos bruscos. Facilmente, com uma grande porção de paciência e muito silêncio você consegue chegar mais perto e garantir um bom número de fotos de pássaros.

Chegue cedo e fique até mais tarde
Fotos de Pássaros fique ate mais tarde

Não tem como você saber em que hora as fotos de pássaros vão aparecer, então, é melhor estar preparado para quando isso acontecer. Chegar o mais cedo possível na área de observação e ficar o maior tempo disponível vai ajudar a obter diversas fotos de pássaros e, até mesmo, conseguir fotos diferentes, com outra perspectiva do mesmo animal.

Outro ponto que merece destaque: não tenha medo do tempo ruim. A maioria dos profissionais que pretendem fazer fotos de pássaros não sai para a labuta em dias de chuva. Eu sei que com o tempo úmido os desafios aumentam. Você tem de se preocupar com a proteção de sua saúde e equipamentos fotográficos , além disso, o terreno para tirar fotos de pássaros fica muito ruim.

Por outro lado, nesses dias costumam aparecer às melhores fotos de pássaros. Espécies diferentes e o contrataste das gotas da chuva adicionam um efeito incrível as suas fotos de pássaros. Não tenha medo de se molhar!

Escolha o seu fundo
Fotos de Pássaros escolha seu fundo

É comum pensar que as melhores fotos de pássaros vão surgir a partir do ponto que você estiver confortável com a sua câmera digital. Contudo, às vezes precisamos nos sujar um pouco para conseguir as imagens que queremos.

Se você se deitar na grama, usando um cobertor para apoiar-se, pode conseguir capturar as nuvens de fundo, elas vão trazer uma perspectiva diferenciada para as suas fotos de pássaros. Mudar os seus ângulos em algumas vezes pode salvar a originalidade de suas fotos de pássaros.

Teste a exposição regularmente

Condições de luz mudam regularmente. Pode ser uma mudança gradual, como o movimento do sol no céu, ou a mudança mais abrupta quando as nuvens, alternativamente, atravessam na frente dos raios, impedindo a passagem de luz.

Considere a alteração na exposição que pode ser necessária se o objeto se move de um plano de fundo iluminado, para um totalmente escuro, especialmente quando fotografar no modo Prioridade de Abertura.

Você não tem como adivinhar como o tempo irá se comportar, mas pode fazer testes suficientes para conhecer todas as configurações de exposição de sua câmera profissional e conseguir alterá-las de forma mais rápida.

Velocidade do obturador

É devastador quando asas ou cabeças borradas estragam uma fotografia perfeita. Para evitar isso, saiba qual a velocidade do obturador você precisa para capturar comportamentos diferentes com todos os detalhes nítidos.

Qual a velocidade congela as espécies em vôo? O que é necessário para as aves que estão andando ou paradas? Conhecendo o tipo correto das fotos de pássaros que pretende tirar ficará mais fácil para determinar a melhor velocidade do obturador para cada cena.

Fotografar o que você ama
Fotos de Pássaros fotografar o que ama

Use a sua paixão em sua vantagem. Capture o que você ama, especialmente se é de alguma forma diferente do que os outros fotógrafos já capturaram. Todo mundo adora águias e beija-flores, e, portanto, é mais difícil de obter fotografias destas espécies que pareçam algo fresco ou novo. Mas se a sua paixão são os pardais, ou gaivotas, você pode achar menos concorrência para a criação de fotos de pássaros que nunca viu antes.

Ótimas fotos de pássaros levam muito tempo e esforço. Aproveite ao máximo esse tempo e energia para aprender e viver, com as aves que você ama. Em seguida, a foto de pássaros perfeita vai torna-se mais uma recompensa e tempo bem gasto em seu local preferido, com os seus temas favoritos.

Faça uma lista

Para conseguir ter sucesso em suas fotos de pássaros, você precisa garantir que não vá esquecer-se de nada. A lista de verificação de exemplo a seguir pode ajudá-lo, servindo como um ponto de partida em uma lista discriminando as coisas necessárias para suas fotos de pássaros:

  • Protetor solar
  • Repelente de insetos
  • Cartões de memória extra
  • Leitores de cartão redundantes
  • Discos rígidos portáteis
  • Colete de fotógrafo
  • Pilhas AA e carregadores
  • Cafeína (refrigerante ou garrafa térmica com café)
  • Câmeras e lentes
  • Unidades de flash de DSLR e extensores
  • Fita adesiva
  • Mini-cabos elásticos
  • Guarda chuva
  • Mochila fotográfica para transportar equipamento extra no campo
  • Materiais de limpeza da lente
  • Material de primeiros socorros
  • Guias de campo
  • Joelheiras
  • Chapéu
  • Roupas adequadas

Acima você conferiu apenas algumas sugestões, obviamente, poderá expandir esta lista com base em suas necessidades pessoais a qualquer momento.

Equipamentos
Fotos de Pássaros equipamentos

Levar o seu laptop, ou algum outro meio de download de fotos, será algo quase que obrigatório para poder fazer o backup de suas fotos de pássaros. Embora existam dispositivos especializados que podem ser usados ​​para baixar seus cartões para um disco rígido embutido no campo, sempre que possível, prefira usar um laptop para que possa fazer várias cópias de todos os arquivos.

Carregue pelo menos dois discos rígidos externos, pode ser ótimo no caso de um disco rígido falhar durante a viagem. Você também pode manter uma cópia de todos os arquivos no laptop, assim evita que todo o seu trabalho seja perdido.

Em termos de cartões de memória, é, obviamente, uma boa idéia ter mais do que você precisa para um dia inteiro de filmagem. Escolha cartões com capacidade mediana, porque eles tendem a ser muito mais barato do que os cartões com a maior capacidade disponível.

Além disso, se você é um usuário do flash, uma peça essencial do equipamento é uma régua de energia para ligar vários carregadores AA.

Roupas

Há uma série de considerações importantes sobre como se vestir no campo, especialmente para sessões prolongadas em um local remoto. A primeira é a questão da água. Dependendo do local onde pretende realizar as suas fotos de pássaros, as chances de acabar molhado são grandes. Então, garanta que as suas roupas possam ser molhadas e fáceis de trocar.

Além disso, certifique-se de que todos os bolsos não contêm nada sensíveis à água (como cartões de memória, seu telefone celular, ou mesmo o seu passaporte para viagens internacionais). É uma boa idéia fazer uso liberal de sacos plásticos ziplock para proteger todos os seus pertences, especialmente aqueles que você vai manter junto de si a todo instante.

O sol é mais um perigo importante que você precisa considerar. Se você facilmente se queima, já sabe a importância de usar um chapéu de abas largas em dias de sol (e até mesmo em dias ligeiramente nublados). O problema que muitos fotógrafos tem é que a sua unidade de flash está posicionada no caminho de seu chapéu, cada vez que coloca seu olho no visor, seu chapéu pressiona a unidade de flash. Muitos fotógrafos resolvem este problema através do uso de bonés de beisebol que podem ser rapidamente revertidos.

Um aspecto importante de qualquer roupa fotográfica é a presença de bolsos, especialmente, grandes e numerosos. Um colete de fotógrafo é útil para armazenar conversores, tubos de extensão, cartões de memória, material de limpeza de lente, sacos de lixo grandes, uma escova de lentes, carteira, celular, etc.

Os poleiros naturais e artificiais
Fotos de Pássaros poleiros naturais

As fotos de pássaros terão muito mais impacto se forem tiradas no ambiente natural do animal. Em contra partida, fotos de pássaros dentro de uma gaiola, ou sobre um alimentador artificial podem ser incríveis, você cria um vinculo entre a sociedade contemporânea e a natureza.

No entanto, sempre que possível, procure capturar fotos de pássaros diretamente em seu habitat. Imagine quão bela pode ser uma foto tirada de um pássaro sobre o galho de uma videira.

Além de belas fotos de pássaros, o conteúdo natural de suas imagens é capaz de transmitir bons sentimentos e serenidade. Ao contrário do que muitos pensam, para fazer uma foto dessas basta ter uma arvore em seu quintal e posicionar o alimentador, ou o alimento, o mais próximo possível da arvore.

Instintivamente, os pássaros tendem a pousar em locais próximos ao alimentador, ou chão, antes de descer e de fato fazer a sua boquinha. Eles fazem isso para se certificar que não existe nenhum risco próximo, a exemplo, um predador a espreita.

Durante esta manobra natural é possível que o fotógrafo de pássaros crie um cenário natural propicio para excelentes fotos de pássaros. Valorize esta questão imensamente.

Flexibilidade no Campo
Fotos de Pássaros flexibilidade

Existem inúmeras técnicas para fotos de pássaros que possibilitam flexibilidade em sua fotografia quando estiver em campo. Neste item vamos listar algumas delas:

O primeiro truque é estar preparado para retirar seu equipamento do tripé de fotografia e segurá-lo diretamente com a sua mão. Principalmente, se você for tirar fotos de pássaros na natureza, eles costumam aparecer de qualquer lugar e se o seu equipamento estiver fixo, pode perde-los de vista até ajustar o tripé para um nova direção.

Uma razão comum para o abandono do tripé é mais evidente quando você precisa tirar fotos de pássaros que surgem de cima. A maioria das cabeças do tripé não podem apontar diretamente para cima, e mesmo quando isso é possível, levantar o seu tripé pode levar muito tempo e ser algo desgastante.

A segunda técnica infalível para ter flexibilidade no campo quando quiser tirar fotos de pássaros maravilhosas é ser oportunista quando possível. Em outras palavras, aproveitar uma boa oportunidade para tirar fotos de pássaros quando ela aparecer. Mesmo que você não tenha interesse em determinado pássaro, aproveitar a pose que acaba de fazer à câmera resultará, quem sabe, em uma imagem incrível na pós produção.

Outras questões

Há apenas algumas outras questões diversas que você pode querer considerar quando quiser tirar fotos de pássaros. Uma delas, é que se o seu destino é um zoológico ou outra propriedade privada, você definitivamente deve pesquisar de antemão se os proprietários permitem a fotografia e se colocam quaisquer limitações legais sobre o uso de fotos tiradas em suas instalações. Alguns destes locais prevêem que as fotos tiradas no interior dos parques não podem ser distribuídas, ou usadas para fins comerciais. Fique ligado!

Da mesma forma, tenha certeza que fará o que for preciso para conseguir algumas fotos de pássaros novas que não poderiam ser obtidas em qualquer outro lugar, sem incomodar os animais ou a outros visitantes e sem quebrar nenhuma lei ou regra do parque.

Para finalizar aproveite para se divertir e conhecer melhor o seu assunto, na maioria das vezes, fotos de pássaros são incríveis para proporcionar uma viagem a locais mais calmos e condizentes com a criatividade. Explore o habitat de seus modelos!

Gostou do artigo? Deixe um comentário no campo de comentários abaixo.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.