Uma logo de fotografia é uma representação visual da sua marca e de seu trabalho. Ela pode ser formada por ícones, imagens, letras, objetos e outros elementos. O mais importante é que a logomarca precisa lembrar as pessoas de sua marca e deixar claro o que você faz.
A logo é extremamente importante para qualquer negócio e com os fotógrafos não poderia ser diferente. Geralmente é um dos primeiros elementos a que seu potencial cliente tem acesso, além de estar presente em vários canais como blog, redes sociais, cartão de visitas, portfólio etc.
Por isso é tão importante criar a sua logo de fotografia da maneira correta e ficar de olho em alguns detalhes, antes de contratar um profissional ou fazê-la por conta própria. Veja essas dicas para criar uma logomarca realmente atraente e evite imprevistos mais tarde!
1. Seu nicho de atuação
A primeira coisa a avaliar é o seu nicho de fotografia, que pode ser casamento, newborn, natureza e por aí vai. Para cada tipo de fotografia existem particularidades e um público igualmente diferente. Exatamente por esse motivo você precisa considerar esse detalhe na hora de criar a sua logo de fotografia.
Procure entender o que representa melhor o seu estilo fotográfico, quais cores combinam melhor e tente deixar clara a mensagem a ser transmitida. Seus potenciais clientes devem conseguir entender o que você faz apenas de olhar a sua logo, caso contrário algo está muito errado.
Se ainda não definiu o seu nicho de fotografia não se preocupe. Crie algo focado em sua profissão e não no estilo fotográfico, mas é importante pensar nisso com carinho mais a frente.
2. Qual é a sua identidade?
Vamos fazer um exercício bem rápido: defina-se em uma única palavra, pode ser um verbo ou mesmo um sentimento. Mas precisa ser algo que realmente você se identifica. Se tiver dificuldades, peça ajuda para os seus amigos ou familiares. Ah e tente fugir do óbvio, como fotografia e fotógrafo, ok?
Agora procure algum elemento ou objeto que possa representar essa palavra. Quais formas geométricas representam o que você acabou de descobrir? São círculos, quadrados ou retângulos? Que cores fazem sentido com esse significado? Quais os outros elementos que podem ser incluídos?
Pode parecer um exercício bobo e sem sentido a princípio, mas tem muito significado e importância na hora de definir a sua logo de fotografia. Afinal de contas, a sua marca lhe representa e inevitavelmente terá a sua identidade de algum modo.
Sendo assim, garanta que a sua criação realmente o representa e faça sentido com sua personalidade. Essa é a melhor forma de vender não só o serviço fotográfico, mas você como pessoa. O que lhe renderá muitos resultados no futuro, pode ter certeza.
3. Significados das cores
Você provavelmente já sabe que as cores possuem significados, não é? Isso porque as usamos na fotografia para despertar sentimentos e aflorar emoções nos espectadores de nossas fotos.
Mas o que talvez você ainda não tenha levado em conta é o impacto das cores em sua logo de fotografia. Será que as cores que você escolheu realmente fazem sentido? Elas representam a sua identidade e o que você faz? Possuem equilíbrio entre si?
Para entender esse assunto mais a fundo é necessário estudar sobre a psicologia das cores. Assim você consegue compreender o significado profundo de cada tom e escolher aquele que melhor se encaixa com a sua marca.
Da mesma forma, só depois de compreender a influência das cores a fundo é que você será capaz de escolher cores que combinem com a mensagem que deseja transmitir. Qualquer erro ou preguiça nesse ponto pode custar muito caro, então tenha muita atenção.
Caso não queira se aprofundar no assunto, contrate um diretor de arte ou designer profissional para auxiliá-lo nessa etapa. Também é possível contar com empresas e profissionais especializados na criação de marcas, que detém justamente esses e outros conhecimentos úteis.
4. Elementos da logo
Além dos critérios intrínsecos e das cores, a logo de fotografia é formada ainda por outros elementos gráficos. Podem ser imagens, ícones, ilustrações e assim por diante. O mais importante é o equilíbrio e a conexão entre esses elementos e o restante da sua marca.
Portanto fique atento a escolha desses elementos também para colocar em sua logomarca. Além disso saia do óbvio e não fique preso a elementos clichês no mundo da fotografia. Em outras palavras, sua logo não precisa ter uma câmera digital ou outro desenho simples só porque é de um fotógrafo.
Use a sua criatividade, inove em sua logo e use elementos inéditos, mas com total ligação com sua identidade e ocupação. Essa é uma boa maneira de surpreender seus potenciais clientes e marcar presença na mente deles, tudo o que qualquer marca ou empresa mais quer, não é mesmo?
5. Tipografia e fonte
É hora de falar de texto, ou melhor de escrita. A maioria das logos são formadas por palavras, slogans, frases de impacto, nome do profissional ou outros trechos em texto. Esse é um aspecto importante de qualquer logotipo e com a fotografia não poderia ser diferente.
Mas isso exige um cuidado extra na criação da sua logo de fotografia, a escolha da tipografia e da fonte. Algumas pessoas cometem o erro de escolher fontes cheias de detalhes, curvas e mimos para colocar em sua logo. Não há nada de errado com isso, a menos que a fonte escolhida impeça que as pessoas leiam o que está escrito ou dificulte o entendimento.
Nesse caso você está atrapalhando o trabalho de sua logo e dificultando que seu cliente possa conhecê-lo ou se lembrar de você quando olha para o seu logotipo. E aqui mora um perigo muito grave.
Sendo assim escolha uma tipografia de fácil entendimento e que priorize a leitura rápida e simples em primeiro lugar. Depois disso garanta que ela está de acordo com todos os demais aspectos que vimos neste post, combinado?
E aí, gostou dessas dicas para criar a sua logo de fotografia com sucesso? Aproveite e compartilhe o post em suas redes sociais e ajude outros fotógrafos.