5 verdades desconfortáveis sobre o Mundo da Fotografia

5 869

Há muito entusiasmo em volta do mundo da fotografia. Afinal, ela é um hobby praticado por muita gente em todo o mundo. Com a possibilidade de criação de imagens de qualidade diretamente de nossos smartphones e de câmera digital acessíveis, não é difícil entender porque essa arte é tão popular. Mas nem tudo são rosas nesse mundo. Por isso, vamos apresentar algumas verdades desconfortáveis sobre o mundo da fotografia que é para você se acostumar desde o princípio.

1. Mais equipamento não vai te transformar em um fotógrafo melhor

Tudo bem amar e querer ter o melhor equipamento fotográfico, as melhores lentes e os acessórios mais legais, mas eles não fazem você ser um fotógrafo melhor.

Para ser um fotógrafo melhor, você precisa aprender a encontrar imagens. O equipamento te ajuda a capturá-las, apenas.

Sempre que você sentir vontade de comprar algum equipamento fotográfico, pergunte a si mesmo se o equipamento que você tem agora está sendo útil. Se a resposta for “sim”, não há motivo para adquirir outras peças.

Na maioria das vezes, os fotógrafos, amadores e profissionais, querem comprar novos equipamentos apenas pela vontade de adquirir algo novo. Mas é preciso lembrar que, no mundo da fotografia, uma boa imagem vem do coração e da mente, e não da sua carteira.

aprender a fotografar

2. Não há “segredo” no mundo da fotografia

Algumas pessoas aprendem técnicas fotográficas rapidamente, outras mais devagar, mas todo mundo precisa aprender e estudar. A fotografia é uma arte, não um dom.

Não é incomum fotógrafos profissionais e até mesmo alguns amadores talentosos ouvirem de outras pessoas que eles têm um dom.

As pessoas podem dizer isso como um elogio e podem pensar que estão sendo gentis, mas por trás de todo talento há muito estudo, muito esforço e muito trabalho. Por trás de imagens aparentemente perfeitas, existem várias tentativas fracassadas que se desenvolveram e se tornaram profissionais.

É claro que você não precisa dizer tudo isso quando receber um elogio do gênero. É importante sorrir e agradecer também para construir uma boa base de relacionamento que vai te ajudar no mundo da fotografia.

Com a prática, você consegue enxergar como as linhas interagem com a luz que você tem disponível em uma cena, sendo capaz de criar uma imagem agradável.

Com a prática, você também consegue enxergar como esses elementos não devem ser combinados para evitar fotografias ruins e sem técnica. Com tempo e esforço, você consegue identificar todas essas diferenças. É um processo que deve ser trabalhado todos os dias.

3. Você precisa ser paciente

E falando em tempo, o mundo da fotografia exige paciência. Às vezes, o fotógrafo precisa ir a lugares completamente remotos e esperar horas para conseguir capturar a luz perfeita em determinada cena.

No caso de fotografias de vida selvagem, às vezes é necessário esperar ainda mais tempo até que um animal, ou uma situação curiosa cruze o seu caminho.

As revistas de fotografia estão repletas de imagens as quais os fotógrafos capturaram o momento exato de uma cena impressionante e a maioria delas não “aconteceu” simplesmente. É bem provável que esses profissionais foram pacientes o suficiente para conseguirem retratar o que queriam.

Lembre-se que, no mundo da fotografia, as melhores imagens exigem tempo e esforço.

inspiracao fotografica

4. Não há nada de errado em ser um amador

Ser um amador não significa que você é menos talentoso que um profissional. Em alguns casos, inclusive, pode até ser o contrário. Afinal, os profissionais passam muito tempo fazendo o “trabalho duro” que envolve a divulgação do trabalho, a administração de dinheiro e processos de edição para adaptar as fotografias ao meio em que elas serão publicadas. Isso toma muito tempo que poderia ser investido em fotografar, de fato.

As fotografias feitas por profissionais são criadas, geralmente, para a vontade e necessidade dos clientes e não vêm do coração. Essas fotografias podem não sair tão boas quanto as que os amadores fazem com paixão. Os fotógrafos amadores podem fotografar o que quiserem e o que faz sentido a eles.

Habilidade e sensibilidade artística não são exclusividades de profissionais no mundo da fotografia.

5. Edição de imagens é uma ferramenta, não muleta

Os fotógrafos precisam aprender que não há um filtro de imagens milagroso. Se a sua fotografia está ruim antes de ir ao Photoshop, ou ao Lightroom, ela vai continuar ruim depois de sair deles, não importa o quanto você cortar, adicionar contraste, ou mudar a saturação.

Peru-IslaLobosdelaTierra-130034-62-717x478

E uma das dicas mais importantes no mundo da fotografia é: não edite DEMAIS as suas fotografias. Ao invés disso, faça a sua imagem ter um significado, faça com que ela fale com o público. Dessa maneira, você não vai precisar depender da edição para ter sucesso.

você pode gostar também
5 Comentários
  1. […] um ensaio boudoir deve ser acolhedor, romântico e sensual ao mesmo tempo. Se você está no mundo da fotografia há algum tempo, já sabe que uma boa iluminação pode render esses efeitos em suas imagens, não […]

  2. […] Seja apresentando novas perspectivas ou mesmo colocando em debate questões as quais quem vive o mundo da fotografia de maneira profunda pode acabar não enxergando com tanta […]

  3. […] Seja apresentando novas perspectivas ou mesmo colocando em debate questões as quais quem vive o mundo da fotografia de maneira profunda pode acabar não enxergando com tanta […]

  4. […] variáveis do mundo da fotografia são simplesmente incalculáveis. Ao ponto de você simplesmente imaginar que conhece a grande […]

  5. […] pessoa que tem o costume de acompanhar absolutamente de perto as maiores tendências evolutivas do mundo da fotografia, mesmo que com informações superficiais deve ter ficado sabendo da possibilidade da criação de […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.