10 Dicas Básicas para Tirar Fotos de Natureza

1 4.361

Para quem adora tirar fotos de natureza, provavelmente, já se deparou com alguma imagem que tomou o seu fôlego por completo. Talvez, fosse uma fotografia de uma paisagem arrebatadora tirada na luz dourada do sol da tarde, mostrando um ponto de vista da natureza que você nunca tinha visto a olho nu.

Não importa, as fotos de natureza costumam ser o estilo mais artístico usado para transmitir as emoções naturais em imagem, proporcionado que qualquer pessoa possa ver estas cenas sem precisar se deslocar até o lugar.

As riquezas de cenários, cores e assuntos das fotos de natureza pode ser um dos motivos de sua preferência pela maioria dos fotógrafos, profissionais ou amadores. Falando a verdade, você não precisa ir muito longe para conseguir fotos de natureza perfeitas, em praticamente qualquer lugar você consegue ótimos temas para protagonizarem as suas fotografias.

Entretanto, fazer boas fotos de natureza pode parecer um pouco complicado. Há uma série de coisas que você precisa considerar para garantir a qualidade e perfeição de suas fotos de natureza.

Perguntar-se a si mesmo toda vez que olha para algumas fotos de natureza, como eles fizeram aquilo, é um padrão para os amantes de fotos de natureza. Essa curiosidade é incrível para fazê-lo pesquisar e buscar pelas técnicas e truques para conseguir boas fotos de natureza.

Bem, a maioria dessas fotos incríveis surge através de uma boa dose de sofrimento físico, paciência e uma boa quantidade de sorte. Aqui estão algumas dicas para ajudar você a se tornar mais forte em fotografia da natureza e melhorar a gravação do mundo natural em suas fotos de natureza.

Neste artigo, vamos listar algumas dicas para você aprender a tirar fotos de natureza, desde o nível iniciante até o avançado. Tudo o que precisa saber para potencializar a sua fotografia da natureza e conseguir ótimas imagens, então, siga a leitura.

1.    Arrume a sua casa
fotos de natureza barraca

Algumas fotos de natureza serão tiradas junto à vida selvagem, isso vai precisar de um abrigo seguro, para a sua proteção na selva e também do clima. Este seria o primeiro conselho para qualquer fotógrafo de vida selvagem, ou da natureza, arrumar uma casa antes de se preocupar com o resto.

A segurança é a coisa mais importante em qualquer tipo fotografia, por isso, dedique um tempo para encontrar um local seguro onde pretende se hospedar por algum tempo, bem como proteger o seu equipamento fotográfico.

Em fotografia selvagem, o fotógrafo ainda precisa se preocupar com a localização do seu assunto. Ou seja, para as fotos da natureza que envolva apenas paisagens, elas sempre estarão lá. Agora, se o seu tema é um tigre bengala, tem de chegar perto dele, manter a sua segurança e impedir que ele saia correndo por aí, ou então segui-lo para onde quer que ele vá. Neste caso, para tirar as fotos de natureza selvagem necessita de um abrigo próximo ao seu assunto para fazer fotografias do dia a dia do animal.

2.    Equipamento para tirar fotos de natureza
fotos de natureza equipamentos

O seu equipamento para tirar fotos de natureza não precisa ser muito avançado. A lente para sua câmera não precisa ser a mais recente, nem necessita do maior zoom disponível no mercado e muito menos de todas aquelas engenhocas.

Por outro lado, você deve compreender quaisquer limitações dos seus equipamentos para fotos de natureza, para ter apenas expectativas realistas e evitar decepções. Além disso, você não quer ser impedido de conseguir boas fotos de natureza por falta de equipamentos, não é mesmo?

Escolher os melhores equipamentos para fotos de natureza vai depender do tipo de fotografia que você deseja conseguir. Prepare-se para o seu assunto, leve tudo àquilo que pode ser necessário, mas, sem esquecer que sua mala não pode ficar muito pesada. Ou, isso vai ser um incomodo em seu percurso.

Se você está pensando em fotografar a vida selvagem, como aves e animais que se assustam facilmente, leve uma lente com zoom melhor para que você possa manter a distância entre você e seu assunto. Vai fotografar paisagens ou cenas onde discrição não é uma preocupação? Considere uma lente de ângulo mais amplo em sua bolsa, para melhor captar a sua cena.

Na luz brilhante você deve usar um protetor de lente para evitar a queima. Além disso, você pode usar um filtro de densidade neutra ou Filtro Polarizador ƒpara reduzir os reflexos. O uso de flash da câmera também irá ajudar a iluminar áreas de sombra a uma pequena distância. Desta forma, não deixe de levar esses equipamentos com você.

Em última análise, não há nenhuma fórmula secreta e nenhum verdadeiro arsenal de equipamentos para cobrir todas as situações. Então, veja o que melhor se encaixa nos tipos de fotos de natureza que pretende conseguir.

3.    Não se esqueça do tripé
fotos de natureza tripe

Pensar que você não precisa de um tripé para tirar fotos de natureza costuma ser o começo de uma história triste, onde o fotógrafo acaba desperdiçando uma boa foto pela falta deste equipamento indispensável.

É melhor ter o acesso a um tripé para garantir, do que lamentar mais tarde a falta dele. Encontre um tripé leve e mais compacto com os recursos necessários para lidar com a sua câmera digital e não arrisque perder fotos de natureza.

Não precisamos falar sobre as vantagens de um tripé nas fotos de natureza, porque já falamos muito deles no Blog eMania, então, leve um com você e pronto.

4.    Você precisa de uma bolsa

Alguns fotógrafos costumam dizer que uma boa bolsa vale o seu peso em ouro. Especialmente, quando estamos falando de fotos de natureza. Não adianta você carregar todos os equipamentos que precisa sem um lugar adequado para transportá-los.

Uma bolsa fotográfica de qualidade vai ajudá-lo a carregar todas as suas ferramentas para fotos de natureza com segurança e conforto. Algumas delas ainda são impermeáveis e protegem o seu equipamento da umidade e águas que podem surgir pelo caminho.

A qualidade e preço de cada bolsa podem variar muito dependendo do local onde pretende comprá-la, porém, você vai receber as vantagens de pagar um pouco mais nela, traduzidas no uso diário deste equipamento. Dito isto, não economize!

5.    Sapatos
fotos de natureza sapatos

Um bom par de tênis para caminhada ou botas é uma das mais importantes peças para qualquer pessoa que deseja tirar fotos de natureza. Como você vai estar em um local cheio de perigos, sujeira, lama, água, insetos, pedras e animais rastejantes, você precisa de um par de sapatos ou botas que possam protegê-lo de todos esses elementos.

Da mesma forma, seus sapatos devem ser bem ajustados e adequados para caminhar longas distâncias. Toda vez que seus pés estiverem desconfortáveis você vai pensar em desistir de suas fotos de natureza e não pode correr risco de perder grandes imagens por isso.

Outra coisa que você deve ter em mente em relação aos sapatos, é carregar um reserva em sua mochila. Caminhadas na natureza podem fazê-lo atravessar terrenos molhados ou demasiadamente encardidos, talvez, seja necessário substituir o seu calçado no caminho.

Procure escolher por sapatos confortáveis e de preferência fugir de calçados novos. Como você deve saber, leva um tempo até que o calçado se adéque aos seus pés, durante este período ele pode criar calos e hematomas e você não quer isso em uma caminhada longa, não é mesmo?

6.    Coisas a considerar antes da sessão de fotos
fotos de natureza inicio

É sempre uma boa ideia fazer um bom planejamento antes de começar qualquer filmagem. Antes de sua excursão para conseguir novas fotos de natureza, faça a si mesmo as seguintes perguntas:

O que pretendo fotografar?

Escolha um tema e comece a pensar em uma variedade de maneiras para capturá-lo. Para se inspirar, confira as atividades na natureza que acontecem perto de você e escolha um tema a partir delas.

Você precisa de alguma permissão especial para fazer fotos de natureza no local que escolheu?

Alguns parques estaduais ou nacionais e santuários da vida selvagem exigem autorizações especiais de acesso a certas áreas, especialmente aqueles considerados como reservas naturais protegidas pelo IBAMA, por exemplo.

Onde você vai estacionar o seu veículo?

Isto é muito importante. Acredite em mim, se você estacionar o seu veículo em uma área não autorizada, pode ser preso com uma multa considerável ou pior, ter o seu carro apreendido e transformar a sua sessão de fotos de natureza em um verdadeiro pesadelo.

Existem restrições de tempo de qualquer tipo?

A maioria das áreas naturais e parques têm horas como qualquer negócio. Você pode chegar um pouco mais tarde até o local, esperando filmar um grande nascer do sol, mas acabar descobrindo que a reserva natural escolhida não estará aberta naquele horário. Lembre-se também que as criaturas selvagens e bichos são geralmente mais ativos no início da manhã ou tarde da noite, então, seria interessante adequar os seus horários para capturar fotos de natureza neste período.

Quais são as condições meteorológicas esperadas?

Este é um problema, saiba o que esperar em relação ao clima. Confira a previsão do dia da partida e mantenha o controle sobre ela durante todo o dia, se possível. Procure não se aventurar em uma sessão com fotos de natureza em dias de mau tempo, pode ser perigoso para você e seus equipamentos.

Quais são os horários do nascer e pôr do sol?

Mais uma vez, certifique-se que os lugares onde você deseja capturar estes tipos de fotos de natureza estão acessíveis durante esses horários. Você precisa também estar ciente do calendário para dar tempo suficiente de chegar ao seu destino e configurar o seu equipamento fotográfico antes de sair em busca de suas fotos de natureza.

Há algum local popular do parque, ou animais que costumam ser comumente fotografados?

Pesquise o que geralmente é fotografado ao redor da área que você pretende visitar. Encontre um guarda-florestal ou membro da equipe e pergunte sobre pontos menos conhecidos, que são menos explorados pelos turistas. Saber o que é popular vai poupar-lhe tempo e ajudar a evitar a filmar uma cena da mesma forma que foi feito outra vez. Procure maneiras de ser criativo e defina o seu trabalho para além!

7.    Configurações recomendadas
fotos de natureza configuracoes

Para tirar fotos de natureza durante o dia você pode se dar ao luxo de usar uma abertura f / 22 para capturar uma imagem detalhada super nítida. Agora, se estiver tentando capturar o movimento da água, de pessoas ou aves, use um filtro para reduzir a quantidade de luz que entra em contato com a velocidade do obturador.

Para usar a regra dos terços, você tem quatro linhas, duas encontram-se horizontalmente e duas verticais através da imagem, criando até mesmo nove quadrados. Algumas imagens ficarão melhores com o ponto focal no centro, mas coloque o assunto fora do centro ou em uma das interseções para criar interesse extra e um layout agradável para suas fotos de natureza. As fotos de natureza que usam a regra dos terços possuem um visual mais agradável aos olhos, logo, experimente esta técnica sempre que puder.

8.    Escolha por fotos de natureza em RAW

Se possível, ajuste a câmera para capturar fotos de natureza em formato RAW. Ficheiros de imagem RAW são, basicamente, não transformados, pode-se dizer cru, direto do sensor de imagem da câmera.

Eles contêm uma enorme quantidade de informações de pixel quando comparado ao JPEG e ocupam muito mais espaço do cartão de memória. No entanto, esta informação adicional permite mais latitude para ajustes no pós-processamento.

9.    Use o menor ISO

O número de sensor ISO relaciona-se com a sensibilidade à luz de sua câmera. A explicação pode ser um pouco mais complexa, mas como regra geral, quanto maior o ISO menor é a luz necessária para fazer uma imagem.

Infelizmente, quanto maior sensibilidade à luz mais chances de aparecer o ruído da imagem. Por esse motivo, na maioria das situações você vai querer usar o menor ISO possível para suas fotos de natureza. Isso não quer dizer que você não possa experimentar uma configuração de ISO mais elevada, a velocidade rápida do obturador pode ser necessária para capturar os movimentos rápidos dos animais selvagens e um ruído é muito menos perceptível do que uma imagem borrada.

Então, se precisar usar uma configuração ISO mais alta, fique a vontade. Mas se suas fotos de natureza não incluem um movimento acelerado, permaneça nas configurações mais baixas para evitar dor de cabeça.

10.  Use o modo AF contínuo para tirar fotos de natureza
fotos de natureza autofoco

O modo autofoco (AF) pode ser seu melhor amigo ou seu pior inimigo, dependendo da maneira que pretende usá-lo. Nas fotos de natureza, em especial a fotografia da vida selvagem, a focagem automática é uma grande ferramenta.

Como já vimos antes, os animais e aves, especialmente a variedade selvagem, permanecem em constante movimento. Eles mudam as posições e se movem para mais perto ou mais longe da câmera a qualquer momento, movimentos que podem arruinar as fotos de natureza que pretende tirar.

Quando o modo auto foco de sua câmera DSLR vir a calhar, use sem medo. Embora, de acordo com cada câmera ele possa ter nomes diferentes, atingem o mesmo objetivo que é manter um objeto em movimento constantemente em foco.

Para usá-lo de forma adequada, posicione a área de foco selecionada sobre o assunto de suas fotos de natureza e pressione o botão do obturador pela metade para acionar o modo AF de sua câmera profissional. O seu assunto será monitorado durante todo o tempo que você mantiver o botão metade pressionado, tornando mais fácil capturar a imagem.

Leia o manual da sua câmera, se ainda não o fez, para obter informações detalhadas sobre as capacidades de focagem automática específicas para o seu modelo e como cada um dos modos podem ser selecionados.

Conclusão sobre fotos de natureza
fotos de natureza conclusao

As fotos de natureza são favoritas entre os fotógrafos e não é difícil perceber por que, você passa um bom tempo ao ar livre em sintonia com a natureza. Ter paciência ajuda, já que você pode ter de esperar horas por condições de iluminação adequadas, algo que em alguns casos pode simplesmente não acontecer.

Alguns fotógrafos da natureza vão sentar-se durante horas para obter um tiro impressionante em todo o dia. Contudo, fotos de natureza incríveis costumam recompensar todo o tempo gasto. Com paciência e um pouco de prática, você irá desenvolver habilidade e ser capaz de capturar fotos de natureza impressionantes.

Fotografar a natureza pode ser difícil, mas também pode produzir grandes recompensas artísticas, pessoais, e até mesmo espirituais. Então, saia e se divirta fazendo o que gosta, mas não se esqueça de colocar a câmera para baixo de vez em quando para apreciar o mundo ao seu redor.

Gostaria de compartilhar alguma coisa sobre as fotos de natureza? Sinta-se livre para adicionar a sua opinião no campo abaixo.

você pode gostar também
1 comentário
  1. […] Compartilhar conteúdos sobre natureza e notícias relacionadas à preservação é uma maneira fácil e rápida de engajar pessoas para cuidar do meio ambiente! Foto: Blog eMania […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.