Home»Dicas de Fotografia»Equipamentos Fotográficos para Fotos de Paisagem Incríveis

Equipamentos Fotográficos para Fotos de Paisagem Incríveis

eMania
5
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Você já ouviu algumas vezes que o fotógrafo é mais importante que o equipamento, até pode ter um pouco de verdade, mas, quando se fala em fotos de paisagem, qualquer pessoa pode mudar de ideia. É claro que o talento do fotógrafo profissional conta muito na hora de tirar fotos incríveis, porém, sem os equipamentos fotográficos necessários os seus esforços não trarão nenhum resultado.

O trabalho de fotografia profissional, assim como qualquer outra especialidade, necessita de ferramentas indispensáveis para a realização de um projeto fantástico. Pare para pensar um pouco em um marceneiro, ele não conseguirá criar um móvel sem os materiais básicos, não é mesmo? Ok! Ele até pode tentar “improvisar”, mas com certeza o resultado não será o mesmo se usar dos instrumentos corretos.

Assim é para a as fotos de paisagem, você até pode substituir um apetrecho e outro, somente em quanto guarda dinheiro para investir em equipamentos fotográficos profissionais, entretanto, vai chegar uma hora que terá grandes dificuldades em prosseguir com o seu trabalho.

O ponto é que se você é um fotógrafo de paisagem e pretende fotografar um pôr do sol perfeito, não vai alcançar essa meta apenas com o seu iPhone. A fotografia de paisagem necessita de vários facilitadores para tornar o seu trabalho muito mais fácil, estes equipamentos fotográficos podem ajudá-lo a obter fotos de paisagem incríveis e, até mesmo, livrar-se de uma encrenca.

Você até pode discordar, contudo, tirar fotos de paisagem é uma das atividades de fotografia mais desafiadoras. Afinal de contas, o seu local de trabalho será ao ar livre e há uma série de fatores que podem afetar as imagens e os seus equipamentos fotográficos.

Para lhe ajudar, aqui estão alguns conselhos sobre alguns equipamentos fotográficos que você deve ter em sua mochila, na próxima vez que for capturar fotos de paisagem, tanto o material de fotografia principal, a câmera profissional, tripé e as lentes, como também, todos os outros acessórios. Sem mais delongas, vamos começar!

Câmera profissional
camera profissional

Não se concentre apenas na marca quando for escolher a sua câmera profissional para fotos de paisagem, o seu foco deve estar, principalmente, nas características técnicas deste principal equipamento fotográfico. Lembre-se que ela será a responsável direta pela qualidade de suas fotos de paisagem, ou a falta dela. Deste modo, investir um bocado de tempo e dinheiro nesta escolha pode ser interessante para evitar surpresas ao chegar ao estúdio fotográfico.

Levando em conta que todas as câmeras de hoje tem todas as funções básicas, não vamos repetir todas elas neste artigo. Além disso, se você navegar um pouco pelo Blog eMania, vai ver outras dicas para a escolha de uma câmera profissional. Por esta razão, para a fotografia de paisagem tudo o que você precisa é de uma câmera com uma grande gama dinâmica e um corpo resistente ao tempo.

A gama dinâmica é essencial, porque define a capacidade da câmera para capturar e realçar detalhes de sombra, ao mesmo tempo. O fator determinante da gama dinâmica é o valor de exposição (EV), e um valor de 14EV, ou superior, identifica uma excelente câmera para as suas fotos de paisagem.

Agora, quando falamos de um corpo resistente, significa que a sua câmera profissional deve ser vigorosa às investidas do tempo, o que não quer dizer apenas à prova d’água. Não esqueça que você não vai tirar fotos sentado confortavelmente em seu estúdio fotográfico, por isso, você deve estar preparado para enfrentar umidade, chuva, neve, calor excessivo, muita poeira, etc.

Então, qual câmera profissional escolher para tirar fotos de paisagem incríveis?

Nos últimos meses, está acontecendo uma campanha publicitária para câmeras mirrorless e, talvez, você esteja tentado a comprar uma. Elas realmente podem ser o futuro da fotografia digital, mas não hoje, pelo menos, não para fotografia de paisagem. A única vantagem real das câmeras mirrorless é o peso menor, mas em uma mochila de 10 kg, poupar 0,5 kg é completamente inútil.

Além disso, não se deixe levar pela quantidade de megapixels. Para tirar fotos de paisagem incríveis, você só vai precisar de uma câmera com 42.2MP, quando for imprimir imagens maiores do que 24 × 16, e mesmo assim, existem grandes câmaras com uma enorme quantidade de megapixels no mercado DSLR.

Lentes
equipamentos fotograficos lentes

As fotos de paisagem em uma coisa podem ser bem simples. Elas não requerem um monte de lentes fotográficas em sua mochila, poucas já são suficientes, desde que tenham qualidade. Ao parar para pensar no alto valor destes equipamentos fotográficos, você vai entender porque isso é uma vantagem, ao mesmo passo, que pode economizar uma quantidade enorme de espaço em sua mochila para câmera.

Todavia, para garantir fotos de paisagens incríveis, você precisa escolher lentes com grande abertura angular. Para uma câmera full frame, por exemplo, lentes com um intervalo de 14-35mm são excelentes escolhas, mas, se você tem um sensor APS-C, uma lente a partir de 10-22 mm será melhor. As lentes de zoom são boas, mas, obviamente as lentes prime são melhores para garantir a nitidez e a qualidade global de suas fotos de paisagem.

Outro ponto a favor das câmeras DSLR é que, apesar das suas lentes também serem compatíveis com câmeras mirrorless, ao usá-las com um adaptador, pode dizer adeus a qualidade das suas fotos de paisagem.

Ah! Não podemos esquecer ainda que, assim como o corpo da câmera, as suas lentes devem ser resistentes ao tempo, pois a umidade pode ser um problema sério e diminuir o tempo de vida deste equipamento fotográfico.

Finalmente, não perca o seu tempo com características inúteis, por exemplo, se você pretende filmar entre f / 8 e f / 11, pelo menos 95 % das vezes, não precisa de uma lente f / 2.8. Uma lente estabilizada também é inútil, porque você já vai usar um tripé, assim a estabilidade das fotos de paisagem será mantida de qualquer maneira.

Tripé
tripe da camera - Equipamentos Fotográficos

Lembra o que eu falei sobre improvisar lá no inicio? O tripé é um exemplo dos equipamentos fotográficos que não pode ser substituído nas fotos de paisagem. Eu sei que você já leu que poderia usar uma superfície plana em seu lugar, nas fotos de paisagem isto não serve, você precisa de um tripé real.

Como a maioria dos equipamentos fotográficos que já falamos aqui e os seguintes também, o tripé pode ser muito caro dependendo daquilo que está procurando. Para obter uma ótima relação custo x beneficio, mantenha o foco apenas em algumas características chave, afinal, o que você mais precisa é de resistência, não é mesmo?

O objetivo de um tripé é tirar fotos de paisagem evitando qualquer vibração, então, você precisa de um que possa resistir ao vento. Os modelos perfeitos são aqueles com pernas ajustáveis de forma independente, eles podem fazer a diferença se você estiver fotografando sob uma rocha, ou em qualquer outra superfície irregular.

Quanto à composição do tripé, ou seja, se ele será de alumínio ou fibra de carbono, é uma decisão sua e do orçamento que tem disponível para este equipamento fotográfico. Entretanto, vale lembrar que um tripé de fibra de carbono é muito mais leve e não será afetado pela corrosão galvânica da água, assim sendo, se você pretende tirar fotos de paisagem em locais com grande umidade, um tripé de fibra de carbono pode durar muito mais.

Para finalizar, o perigo do uso de um tripé de fibra de carbono durante uma tempestade com raios, é apenas uma lenda urbana. Dito isto, fique a vontade para usar destes equipamentos fotográficos em suas fotos de paisagem, mesmo em dias de temporal.

Obturador remoto
obturador remoto para camera - Equipamentos Fotográficos

Para reduzir ainda mais a possibilidade de introduzir qualquer vibração, você pode usar de um obturador remoto. Há muitos tipos diferentes de controladores remotos e pode ser difícil decidir qual é o melhor para você. O que você deve considerar é evitar controles remotos infravermelhos sem fio e ir para a solução tradicional, mais confiável.

Se você ama tirar fotografias em time lapse ou de longa exposição, escolha um obturador programável. Evite aplicativos de smartphone, eles vão drenar a bateria do seu telefone muito rapidamente e seu telefone pode não ser à prova de intempéries, o que trará riscos.

Original ou compatíveis? Claro, controles remotos originais são mais confiáveis, mas também são muito caros, especialmente os mais programáveis. Há vários obturadores remotos compatíveis que oferecem excelentes recursos e duram muito tempo, você só precisa pesquisar pelo melhor deles e que possa ser usado com a sua câmera profissional.

Filtros e saco de filtro
filtro da camera - Equipamentos Fotográficos

Mesmo que a sua câmera profissional tenha a melhor gama dinâmica disponível, está muito longe do alcance do olho humano. Você pode superar este limite de duas formas: pós-produção ou usando filtros de lentes na câmera.

É claro que isso pode mudar de acordo com cada profissional, mas, como estamos falando de equipamentos fotográficos neste artigo, vamos sugerir o uso de filtros direto na sua câmera profissional. Este conselho também é válido para aqueles fotógrafos que preferem gastar mais tempo em campo, do que em frente a um computador na edição de suas fotos de paisagem.

Além disso, alguns filtros como de densidade neutra e polarizadores, não são possíveis de simular por meio de software de computador. Do mesmo modo, existem muitos tipos diferentes de filtros e centenas de utilizações para os mesmos. Nós poderíamos falar durante horas sobre este assunto, então, por enquanto vamos apenas considerá-los como algo que não pode faltar em sua mochila de fotógrafo de paisagem.

Já que falamos sobre o uso de filtros, não se esqueça de trazer sempre com você um saco de filtro. Além de ajudar na organização de sua bolsa, estes equipamentos fotográficos também ajudam na proteção dos filtros. A movimentação no topo de um penhasco ou dentro d’água é sempre um risco para acabar quebrando ou perdendo os seus filtros.

Estes sacos de filtro podem ser fixados ao seu cinto, em torno de seu ombro, ou preso em seu tripé. É uma excelente forma de manter os seus equipamentos fotográficos seguros e sempre a mão.

Tablet ou Smartphone
equipamentos fotograficos moveis

Mesmo se você é um fotógrafo da velha escola, considere as vantagens incríveis de ter um smartphone ou tablet, quando for tirar fotos de paisagem. No entanto, caso você nunca tenha parado para pensar nisso, aqui estão algumas destas vantagens:

1) GPS – Baixe um aplicativo de mapas gratuito e você nunca vai se perder. Alguns apps permitem fazer o download do mapa completo para uso offline, uma excelente opção para você ter tudo o que precisa a mão, mesmo quando não tem acesso a internet, algo comum neste tipo de fotografia.

2) Previsão do tempo – Para garantir que a sua sessão de fotos de paisagem não seja estragada, você precisa ficar de olho na previsão do tempo e com a loucura climática que estamos vivendo nos últimos meses, ver a previsão uma vez por dia não é suficiente. Baixe um aplicativo de previsões climáticas para manter-se informado sobre o clima e carregue seu widget junto com seus equipamentos fotográficos.

3) Planejamento – A antecipação é a melhor das coisas para garantir que você vai ter sucesso em qualquer um dos seus projetos. Nas fotos de paisagem acontece a mesma coisa, planejar todos os seus passos e simular as configurações prováveis da sua câmera profissional ajuda a conseguir ótimas fotos de paisagem no momento certo. Há muitas aplicações diferentes que fazem estas tarefas, mas apenas uma que permite que você faça tudo em um só aplicativo: o PhotoPills.

4) Food – Existe alguma coisa melhor do que ter o pequeno almoço perfeito depois de uma sessão do nascer do sol, ou uma sopa quente e deliciosa após um por do sol chuvoso? Manter um aplicativo que apresenta os restaurantes e lanchonetes próximos a sua localização é excelente para fazer aquela “boquinha” entre as fotos de paisagem.

Panos de limpeza e uma capa de chuva
limpeza camera - Equipamentos Fotográficos

Um fotógrafo de paisagem está à mercê do tempo e da mãe natureza, você deve considerar que um dia ensolarado pode se tornar um pesadelo de chuvas em algumas horas, então você deve estar preparado.

Primeiro de tudo, esteja pronto para proteger sua câmera e lente. Mesmo que elas sejam à prova de intempéries, não é uma boa idéia testar a qualidade do fabricante, principalmente, se forem equipamentos fotográficos caros. Você pode comprar uma capa de chuva para câmera a partir de uma Loja de Fotografia e Equipamentos Fotográficos , ou usar alguns sacos plásticos do supermercado  … eles funcionam perfeitamente!

A qualidade das suas fotos de paisagem também é afetada pela maneira como faz a limpeza das suas câmeras e lentes, por isso, traga com você alguns panos de limpeza feitos de microfibra para cuidar disso.

Lanterna
equipamentos fotograficos lanterna

Se você estiver fora com sua câmera para capturar um nascer do sol maravilhoso, é muito fácil se lembrar de trazer consigo uma lanterna para chegar ao local desejado. Faça o mesmo para o pôr do sol! Após o por do sol a luz desaparece muito rapidamente, e você pode se perder na escuridão.

Você pode escolher por uma lanterna de mão ou cabeça, pode encontrá-las facilmente em qualquer loja de acampamento. A lanterna de cabeça é a melhor solução, uma vez que vai deixar suas mãos livres. Lembre-se, segurança em primeiro lugar.

Peças de reposição
Equipamentos Fotográficos - Fotografia

Você sabe o que poderia ser pior do que ter uma bateria morta ou um cartão de memória cheio? Nada! Acredite em mim, se você está na frente do por do sol perfeito apenas com o seu iPhone é ruim, estar lá com sua câmera e uma bateria morta é ainda pior e você vai se culpar pelo resto de sua vida. Lembre-se que o uso intenso do modo Live View, ou frio extremo, pode comprometer o nível de carga mais rapidamente do que o esperado.

Também traga sempre com você um cartão de memória livre, mesmo que o seu primário tenha um monte de espaço e você queira tirar apenas algumas fotos de paisagem, ele pode quebrar ou falhar. Se sua câmera possui dois slots para cartão, utilize-os ao mesmo tempo, porque ter um backup das fotos que já tirou é sempre uma ótima idéia.

Lupa

É difícil avaliar as imagens no seu monitor LCD quando está em um dia ensolarado, então, experimente usar uma lupa. Elas também são úteis para uma focagem manual mais precisa e podem atingir um aumento de 2x. Eu sei, parece uma daqueles equipamentos fotográficos exóticos, mas pode ser útil em algum momento, melhor prevenir!

Nível de bolha

Toda vez que você endireita a linha do horizonte na pós-produção, automaticamente, corta uma pequena quantidade da imagem. Então, por que não tirar as suas fotos de paisagem de forma correta, já com o horizonte em linha reta?

Para a maioria das pessoas acertar este nível pode ser muito complicado. Se você possui uma câmera moderna, pode ter uma função horizonte virtual embutida. Mas, se sua câmera é mais antiga, ou simplesmente não têm essa função, considere a compra de um nívelador de bolha para sua câmera, que também é útil para proteger a sapata de sua câmera contra a oxidação.

Roupas
roupas de fotografo - Equipamentos Fotográficos

Estamos falando ainda sobre equipamentos fotográficos, talvez, você se pergunte: o que a minha roupa tem a ver com isso? Não subestime a importância de sua roupa, ela é tão essencial como a sua câmera. Se você está sofrendo de calor ou frio, você vai se concentrar apenas em si mesmo, e não nas fotos de paisagem.

Contudo, quando estiver vestido adequadamente, as condições climáticas não vão mais afetar sua atividade. No verão, não se esqueça de trazer consigo uma garrafa de água e um boné, ou chapéu. No inverno, nunca se esqueça das luvas, um cachecol mais quente e uma touca de lã. Sempre carregue com você uma capa de chuva ou um guarda-chuva, que você também pode usar para proteger seus filtros e tripé da chuva e do vento.

Kit de primeiros socorros
primeiros socorros - Equipamentos Fotográficos

Não é muito difícil se machucar quando se pretende fazer fotos de paisagem, como o trabalho é ao ar livre, pequenas quedas tornam-se freqüentes e se isso acontecer, você precisa ter os acessórios corretos para tratar os ferimentos, mesmo que pareçam de pouca importância.

Uma bandagem e o soro fisiológico já são suficientes para compor os seus equipamentos fotográficos, são muito úteis e não custam muito para carregar em sua bolsa.

Mas não pense que deve carregar um kit de primeiros socorros apenas para si mesmo, os seus equipamentos fotográficos também precisam de proteção e cuidado. Ter um canivete suíço e um pouco de fita adesiva podem ser muito úteis para consertar o tripé de sua câmera, por exemplo. Se eles são capazes de corrigir a asa de um avião, também podem salvar qualquer um de seus equipamentos fotográficos.

Dica extra: música!
musica fotografia - Equipamentos Fotográficos

Para tirar grandes fotos de paisagem, você deve estar de bom humor e ouvir a sua música favorita é a melhor coisa para deixar o seu humor ainda melhor e dar inspiração para o seu trabalho. Lembre-se, que você pode ter milhares de reais em equipamentos fotográficos em sua mochila, mas eles são completamente inúteis se a sua criatividade não estiver pronta para usá-los.

Então, experimente levar o seu fone de ouvidos com seus equipamentos fotográficos e também adicionar uma playlist favorita em seu celular ou tablet. Vai ver como as fotos de paisagem irão fluir mais facilmente e perceber como os resultados serão melhorados, afinal de contas, a fotografia também é uma arte.

Para terminarmos, uma dica muito boa relacionada a sua formação. Sempre que possível, invista em seu aprendizado, habilidades, técnicas e conhecimentos. Como já disse antes, estas são as coisas mais importantes para qualquer pessoa que deseja fazer fotos de paisagem, ou qualquer outra. Obter informação de seus equipamentos fotográficos também pode ser muito útil para saber como operar cada um deles. Pois, o que adianta a melhor ferramenta nas mãos de quem não sabe usá-la, não é mesmo?

Reunimos neste artigo a sugestão de alguns equipamentos fotográficos para tornar as suas fotos de paisagem ainda melhores. Esperamos que estas dicas tenham sido muito úteis para você, se por um acaso, quiser adicionar alguma sugestão ou deixar a sua opinião sobre tudo isso, escreva no campo de comentários abaixo.

Post anterior

Como fotografar em ambientes com baixa iluminação sem flash

Próximo post

Tutorial: use seu carro como dolly track!