Lentes Fotográficas e Cinematográficas e suas características – “Prime Lens”

3 2.056

Continuando a série de post relacionado com as Lentes FotográficasCinematográficas, , sendo nosso ultimo post ” Distância Focal das Lentes “,agora neste post eu vou explicar o que é uma lente “Prime” tanto na fotografia como no cinema e as suas diferenças e vantagens em relação com uma lente “Zoom”. As lentes Prime (Prime Lens) são lentes de primeira linha utilizadas nas câmeras de fotografia e câmeras de cinema. Com elas se obtém o máximo de resolução na imagem, no contraste, na colorimetria e na nitidez ótica. Possui controles de alta precisão, e suas principais características são:

  • Ótica impecável,
  • Grande variedade de aberturas e diametros
  • Índices mínimos de aberrações ótica e cromáticas
  • Proporciona imagens de altíssima qualidade.

Com o advento das câmeras HDSLRs começarem a gravar vídeos, ficou mais frequente o uso das “Prime Lens” nas câmeras fotográficas, sendo muito utilizadas nos mercado publicitário, de eventos e de entretenimento (longas,curtas, documentários, etc.), resultando num produto com acabamento da imagem muito superior. No cinema e na fotografia, uma lente prime é uma lente cuja a distancia focal é fixa, ao contrário de uma lente de zoom, como vimos no post passado.

LENTE PRIME - FOTOGRÁFICAS
LENTE PRIME – FOTOGRÁFICAS
LENTE PRIMEs - CINEMATOGRÁFICAS (CINEMA) / CARL ZEISS - "MASTER PRIME"
LENTE PRIME – CINEMATOGRÁFICAS (CINEMA)

No mercado fotográfico existe uma forte tendência  de separar  as lentes prime das lentes zoom, alegando que as lentes primes são fixas com muito menos elementos internos e propiciam uma alta qualidade de imagem em referencia das lentes zoom. Atualmente (isto é uma visão minha vocês podem discordar), com a alta tecnologia na fabricação da lente, principalmente nas lente de cinema, hoje eu prefiro me referir a uma lente prime como uma lente de altíssima qualidade ótica e mecânica,  tanto na lente fixas como na lente zoom.

Conjunto de Lente "Prime" - Canon
Conjunto de Lente “Prime” – Canon
Conjunto de Lente "Prime" - Nikon
Conjunto de Lente “Prime” – Nikon
Line-Up do Conjunto de Lente "Prime" EOS Cinema - Canon
Line-Up do Conjunto de Lente “Prime” EOS Cinema – Canon

Muitos fabricantes de lentes fotográficas e de cinema produzem ou produziram lente “Prime” nas seguintes distâncias focais: 20  mm, 24 mm, em 28  mm, de 35  mm, de 40  mm, 50  mm, de 85  mm, de 105  mm 135  mm 200  mm 300  mm 400  mm e 600 mm. Para estes comprimentos muitos fabricantes  produzem duas ou mais lentes com a mesma distância focal, mas com diferentes aberturas máximas de diafragma para atender as diferentes necessidades do mercado. Distâncias focais adicionais podem ser criadas usando uma teleobjetiva.

Para a sensores de 35mm das câmeras digitais full frame (em que a área da imagem é de 36 por 24 milímetros) as distancias focais da  lente prime podem ser categorizadas pelas seguinte forma:

  • Lente 14 a 21 milímetros: Ultra-Wide – estas lentes proporcionam uma perspectiva dramática, muitas vezes extrema que pode distorcer seletivamente proporções naturais de uma cena.
LENTE Ultra Wide
Ultra Wide
  • Lente 24 a 35 milímetros: Ampla – essas lentes podem capturar um campo de visão mais amplo do que uma lente padrão, embora com uma perspectiva um pouco exagerada.
Lente 35mm (Ampla)
Lente 35mm (Ampla)
  • Lente 50 mm: padrão ou normal – com uma distância focal de 44 milímetros perto da imagem diagonal, esta lente rendem uma perspectiva natural.
Lente 50mm (Padrão ou Normal)
Lente 50mm (Padrão ou Normal)
  • Lente 85 milímetros: Retrato – com uma a perspectiva mais comprimida dessas lentes. elas são muito utilizadas em retratos (portrait)
Lente 35mm (Retrato)
Lente 35mm (Retrato)
  • Lente 135 milímetros: Telephoto – essas lentes são muito  utilizadas em fotos ou cenas de ação, esportes e para capturar objetos distantes.
Lente 135mm
Lente 135mm (Telefoto)
  • Lente 200 a 500 mm: Super telefoto – estas lentes são utilizadas em, esportes, esportes de ação e fotografia da vida selvagem.
Lente 400mm (Super Telefoto)
Lente 400mm (Super Telefoto)

Abaixo segue um link de um simulador de lente da Nikon:

NIKKOR LENS SIMULATOR

CONFIRA O SIMULADOR DE LENTE (NIKKOR)

Abs! Até o próximo post!!!!

Fernando Rozzo

você pode gostar também
3 Comentários
  1. […] deste tipo de lente são a qualidade, leveza e preço. Por não possuírem zoom, as lentes prime resultam em imagens com qualidade superior, ou seja, com menos distorção na imagem. Outro fator […]

  2. […] também nossas matérias: ” Lentes Fotográficas e Cinematográficas: Lentes Prime ” e ” 5 Dicas para escolher su próxima Lente Fotográfica […]

  3. […] Elas são distâncias focais que se aproximam mais do que o olho humano pode ver. Uma Lente Prime é uma lente de distância focal fixa com uma abertura rápida, normalmente uma f/1.8 ou […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.