Lentes Fotográficas e Cinematográficas e suas características – “Prime Lens”
Continuando a série de post relacionado com as Lentes Fotográficas e Cinematográficas, , sendo nosso ultimo post ” Distância Focal das Lentes “,agora neste post eu vou explicar o que é uma lente “Prime” tanto na fotografia como no cinema e as suas diferenças e vantagens em relação com uma lente “Zoom”. As lentes Prime (Prime Lens) são lentes de primeira linha utilizadas nas câmeras de fotografia e câmeras de cinema. Com elas se obtém o máximo de resolução na imagem, no contraste, na colorimetria e na nitidez ótica. Possui controles de alta precisão, e suas principais características são:
- Ótica impecável,
- Grande variedade de aberturas e diametros
- Índices mínimos de aberrações ótica e cromáticas
- Proporciona imagens de altíssima qualidade.
Com o advento das câmeras HDSLRs começarem a gravar vídeos, ficou mais frequente o uso das “Prime Lens” nas câmeras fotográficas, sendo muito utilizadas nos mercado publicitário, de eventos e de entretenimento (longas,curtas, documentários, etc.), resultando num produto com acabamento da imagem muito superior. No cinema e na fotografia, uma lente prime é uma lente cuja a distancia focal é fixa, ao contrário de uma lente de zoom, como vimos no post passado.
No mercado fotográfico existe uma forte tendência de separar as lentes prime das lentes zoom, alegando que as lentes primes são fixas com muito menos elementos internos e propiciam uma alta qualidade de imagem em referencia das lentes zoom. Atualmente (isto é uma visão minha vocês podem discordar), com a alta tecnologia na fabricação da lente, principalmente nas lente de cinema, hoje eu prefiro me referir a uma lente prime como uma lente de altíssima qualidade ótica e mecânica, tanto na lente fixas como na lente zoom.
Muitos fabricantes de lentes fotográficas e de cinema produzem ou produziram lente “Prime” nas seguintes distâncias focais: 20 mm, 24 mm, em 28 mm, de 35 mm, de 40 mm, 50 mm, de 85 mm, de 105 mm 135 mm 200 mm 300 mm 400 mm e 600 mm. Para estes comprimentos muitos fabricantes produzem duas ou mais lentes com a mesma distância focal, mas com diferentes aberturas máximas de diafragma para atender as diferentes necessidades do mercado. Distâncias focais adicionais podem ser criadas usando uma teleobjetiva.
Para a sensores de 35mm das câmeras digitais full frame (em que a área da imagem é de 36 por 24 milímetros) as distancias focais da lente prime podem ser categorizadas pelas seguinte forma:
- Lente 14 a 21 milímetros: Ultra-Wide – estas lentes proporcionam uma perspectiva dramática, muitas vezes extrema que pode distorcer seletivamente proporções naturais de uma cena.
- Lente 24 a 35 milímetros: Ampla – essas lentes podem capturar um campo de visão mais amplo do que uma lente padrão, embora com uma perspectiva um pouco exagerada.
- Lente 50 mm: padrão ou normal – com uma distância focal de 44 milímetros perto da imagem diagonal, esta lente rendem uma perspectiva natural.
- Lente 85 milímetros: Retrato – com uma a perspectiva mais comprimida dessas lentes. elas são muito utilizadas em retratos (portrait)
- Lente 135 milímetros: Telephoto – essas lentes são muito utilizadas em fotos ou cenas de ação, esportes e para capturar objetos distantes.
- Lente 200 a 500 mm: Super telefoto – estas lentes são utilizadas em, esportes, esportes de ação e fotografia da vida selvagem.
Abaixo segue um link de um simulador de lente da Nikon:
CONFIRA O SIMULADOR DE LENTE (NIKKOR)
Abs! Até o próximo post!!!!
Fernando Rozzo
[…] deste tipo de lente são a qualidade, leveza e preço. Por não possuírem zoom, as lentes prime resultam em imagens com qualidade superior, ou seja, com menos distorção na imagem. Outro fator […]
[…] também nossas matérias: ” Lentes Fotográficas e Cinematográficas: Lentes Prime ” e ” 5 Dicas para escolher su próxima Lente Fotográfica […]
[…] Elas são distâncias focais que se aproximam mais do que o olho humano pode ver. Uma Lente Prime é uma lente de distância focal fixa com uma abertura rápida, normalmente uma f/1.8 ou […]